Ford Media Center

Ford Apresenta a Nova e Robusta Pick-Up Ranger, Com Um Visual Mais Imponente, Tecnologias Inteligentes e Mais Eficiente em Consumo de Combustível

  • A robusta e inteligente nova Ford Ranger define-se como uma nova referência no segmento das pick-ups através de um novo visual, tecnologias de ponta e uma melhorada eficiência ao nível dos consumos de combustível
  • A nova secção frontal proporciona-lhe um visual mais moderno e ousado; o novo interior combina estilo, excepcionais acabamentos e maior funcionalidade
  • Entre os novos e avançados recursos destacam-se os sistemas de conectividade SYNC 2, de Ajuda à Manutenção na Faixa, Cruise Control Adaptativo e Alerta ao Condutor, tornando a Ranger num dos veículos comerciais mais inteligentes das estradas
  • Mecânicas diesel actualizadas com o sistema Auto-Start-Stop e a nova Direcção Eléctrica Assistida garantem melhorias nos consumos superiores a 15 por cento em alguns derivativos
  • Novas afinações na suspensão melhoram o conforto e a maneabilidade, deixando a promessa de uma condução agradável com o cunho da Ford, com níveis mais elevados de requinte
  • A nova geração será comercializada na Europa a partir do início de 2016, preparando-se para impulsionar ainda mais a popularidade da Ranger neste continente, mercado onde as vendas no ano passado cresceram 40 por cento face a 2013

Banguecoque, Tailândia, 23 de Março de 2015 – A Ford acaba de apresentar robusta e inteligente nova Ford Ranger, modelo que se define como uma nova referência no segmento das pick-ups, através da conjugação de avanços nos domínios das capacidades, acabamentos e tecnologias. A nova Ranger será proposta em mais de 180 mercados de todo o mundo, estando disponível na Europa a partir do início de 2016.

Apresentada no passado dia 23 de Março no Salão de Banguecoque, a nova geração Ranger prepara-se para dar novo alento às vendas do modelo na Europa, pick-up que no ano passado viu crescer a sua implantação em 40 por cento face aos números do ano anterior, garantindo uma quota de mercado superior em 4,5 pontos, para um total de 21 por cento.

Ostentando uma nova secção frontal e um também novo, elegante e funcional interior, a nova Ranger evolui a sua reputação em termos de capacidades, inovação e conforto, factores que a têm ajudado a destacar-se das demais pick-ups do seu segmento. Também integra um leque de novas tecnologias de ponta que permitem soluções novas e mais práticas para os desafios do dia-a-dia.

“A nova Ford Ranger apresenta-se com todo um novo nível de conforto e de requinte para o seu segmento sem nunca comprometer as capacidades em termos de robustez exigidos pelos nossos clientes,” disse Roelant de Waard, Vice-Presidente, Marketing, Vendas e Serviço, Ford Europa. “Representa uma nova inteligência em termos de robustez e vai ajudar os nossos clientes a alcançarem melhores resultados, seja no seu trabalho ou em ambiente familiar.”

“Em conjunto com a completamente nova e ampliada gama Transit, a Ranger é um pilar fundamental do renovado leque de propostas de âmbito comercial da Ford, área que continua a evoluir em termos de vendas na Europa”, acrescentou de Waard.

Design robusto e moderno
As alterações implementadas na Ranger começam por uma actualização do seu design exterior. Um olhar mais moderno, de maior realce, dá á Ranger uma presença poderosa na estrada, transmitindo de imediato todas as suas capacidades. Um capot mais musculoso desagua numa forte e nova grelha trapezoidal, enquanto os imponentes faróis, ostentando um olhar técnico e imponente, tornam este veículo comercial instantaneamente reconhecível.

“Quando olhamos para o modo como os nossos clientes utilizam os seus veículos, é importante que uma Ranger pareça e funcione como uma ferramenta resistente e fiável,” disse Dave Dewitt, Director de Design Exterior, Ford Ásia-Pacífico. “Na Ford vimos uma oportunidade de dar ao projecto uma tensão adicional e a enfatizar os elementos de design do conceito ‘Build Ford Tough' nomeadamente as protuberâncias da carroçaria, mas mantendo sempre as excelentes características aerodinâmicas da Ranger.”

O renovado exterior foi combinado com um novo e elegante interior que cria um ambiente ainda mais confortável, contemporâneo e semelhante a um automóvel, para o condutor e passageiros. Fortes linhas horizontais sublinham toda a largura da viatura, dando um sentido de amplitude, destacando-se o ecrã central de toque de oito polegadas. Atrás do volante surge um cluster de instrumentação com um novo design, integrando mostradores digitais a duas cores, que dão aos condutores informações sobre o veículo, complementando o controlo dos sistemas de entretenimento, navegação e de climatização, possível com um simples olhar de relance.

“O interior da nova Ranger é elegante e moderno, com um forte conteúdo técnico associado”, disse Dewitt. “Acentuando o design, escolhemos materiais elegantes e atraentes, mas simultânea e suficientemente duráveis para lidar com a dura diária de um veículo de trabalho. O interior até se pode assemelhar mais ao de um automóvel, mas mantém-se tão prático como sempre.”

Capacidades e requinte
A Ford Ranger permanece como um dos veículos comerciais com maiores capacidades da sua classe. Alcançando uma transposição a vau líder da sua classe, atravessando até 800 mm de profundidade de água, e com 230 mm de distância ao solo, a Ranger foi projectada e fabricada para lidar com facilidade com os tipos de terrenos mais extremos. Graças a um ângulo de ataque de 28 graus e ângulo da saída de 25 graus, os condutores da nova Ranger podem sentir-se confiantes na abordagem dos obstáculos mais íngremes.

Uma robusta caixa de transferências, com controlo electrónico, permite aos condutores que circulem em variantes de tracção integral mudar rapidamente da configuração 4x2 para 4x4 high com a simples pressão num botão na consola central. Para maior binário a baixa velocidade ou como travão adicional em descidas pronunciadas, os condutores também podem selecionar a engrenagem 4x4 low, enquanto um diferencial de bloqueio electrónico traseiro ajuda a melhorar a tracção em condições difíceis. Estas vantagens em off-road vêem-se complementadas com uma capacidade de reboque até aos 3.500 kg e uma excepcional capacidade de carga.

A Ranger alcança tudo isso com um nível de requinte geralmente raro no segmento das pick-ups. Se a actual geração já estabelece a fasquia em termos de condução e maneabilidade, os engenheiros da Ford aperfeiçoaram a suspensão da nova Ranger para um conforto adicional e até mesmo uma melhor maneabilidade.

A experiência de condução vê-se ainda mais reforçada por um Sistema de Direcção Assistida Eléctrica (EPAS), com uma direcção precisa e uma sensação natural e confiante. Com o EPAS, a direcção é leve e maneável em manobras de baixa velocidade, tais como no estacionamento, mas também precisa a alta velocidade, com o seu grau de assistência variando consoante as necessidades, com base na velocidade, no ângulo do volante, forças em curva e aceleração ou desaceleração. Através da eliminação da bomba hidráulica de direcção usada num sistema tradicional, o EPAS também contribui para um veículo mais silencioso e mais eficiente em cerca de 3 por cento nos consumos.

Adicionalmente, os engenheiros equiparam a nova Ranger com materiais dedicados para uma diminuição dos níveis de ruído e também em termos de isolamento, criando um dos interiores mais silenciosos e uma das cabinas mais confortáveis na sua classe.

Tecnologias avançadas
São várias as tecnologias de ponta que estão disponíveis na nova Ford Ranger, com vista a ajudar os condutores a permanecer conectado e em perfeito controlo.

O sistema de conectividade SYNC 2 da Ford proporciona aos condutores modos mais inteligentes e mais seguros de se manterem conectados. Recorrendo a comandos vocais simples, como “Temperatura a 20 graus”, “Álbum dos AC/DC” ou “Estou com fome”, o condutor pode controlar os sistemas climatização, de entretenimento e de navegação da viatura, mais facilmente do que nunca. Um ecrã táctil de oito polegadas permite ao condutor controlar outras funções, com recurso a cores para uma mais fácil navegação através do menu de opções.

Para maior comodidade, a nova Ranger conta com uma tomada de 240 volts que pode ser usada para alimentar um computador portátil em qualquer lugar, tornando-o num espaço de trabalho ou de lazer numa viagem em família.

Há também uma variedade de tecnologias de apoio à condução que ajudam a torná-la mais prática e fácil.

  • Os sistemas de Alerta de Manutenção de Faixa e de Assistência à Manutenção de Faixa trabalham em conjunto para ajudar a impedir que o condutor saia involuntariamente da sua faixa de rodagem quando siga a alta velocidade. Se a câmara frontal detectar que o veículo se está a afastar da sua trajectória ideal, o sistema de Alerta de Manutenção de Faixa adverte o condutor através de uma vibração no volante. Se não forem tomadas medidas para corrigir esse desvio, o sistema de Assistência à Manutenção de Faixa aplica uma força direccional na direcção, guiando o veículo de volta à sua faixa;
  • O Cruise Control Adaptativo recorre a sensores de radar para manter uma velocidade predefinida, bem como uma distância predefinida ao veículo que segue à frente. Quando o sistema detecta um veículo à sua frente, desacelera automaticamente para manter uma distância segura. Quando o caminho fica desimpedido o sistema acelera para a velocidade de cruzeiro predefinida pelo condutor. Um limitador de velocidade ajustável ajuda-os a evitar que, acidentalmente, excedam a velocidade selecionada;
  • O Alerta Frontal opera com o Cruise Control Adaptativo para dar aos condutores avisos visuais e sonoros quando a distância para um veículo à sua frente diminua abaixo do que é considerado ser uma distância segura. O sistema também carrega os travões para garantir o melhor desempenho em termos de travagem;
  • A Assistência ao Estacionamento à Frente e Atrás recorre a sensores para detectar obstáculos e fornecer avisos audíveis quando o veículo se aproxima de obstruções a baixa velocidade, como quando estaciona. Uma câmara de visão traseira apresenta no ecrã de toque as imagens atrás do veículo, dando maior confiança ao estacionamento e no engate de um reboque;
  • O Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus, que garante segurança adicional aos condutores e maior economia dos consumos, alertando-os face a eventuais perdas de pressão;
  • O Programa Electrónico de Estabilidade com mitigação de capotamento e controlo do desvio do reboque ajuda a manter o veículo sob controlo, mesmo em condições adversas;
  • O sistema de Alerta ao Condutor recorre às imagens da câmara frontal e a sensores colocados a bordo de detecção do estado do condutor, nomeadamente se este está sonolento. Se considerar existirem indícios dessa situação, como sejam a deriva da viatura e acções súbitas de correcção da direcção, o sistema alerta o condutor com sinais sonoros que se vão gradualmente tornando mais intensos;
  • Em determinados mercados onde estiver disponível, o sistema de Assistência de Emergência recorre ao telefone pessoal e ao sistema de Bluetooth associado para contactar com os operadores de serviços de emergência locais na eventualidade de um acidente mais violento. O sistema comunica os detalhes do acidente e a localização do veículo, abrindo, em seguida, a linha para que o utilizador possa falar directamente com os operadores;
  • Entre outras tecnologias inteligentes, destacam-se ainda: o sistema de Arranque em Inclinação, para ajudar nas manobras nessa situação, seja para a frente ou em marcha atrás; o Controlo em Descida, que recorre ao controlo de tracção, ajudando na descida de encostas mais íngremes a uma velocidade constante; Controlo de Carga Adaptativo, que ajusta o sistema de controlo electrónico de estabilidade com base na carga do veículo; e Assistência à Travagem de Emergência, que fornece uma pressão adicional no sistema de travagem para aumentar a força de travagem, quando de repente se pressiona o pedal do travão, em situações de emergência.

Potência eficiente
Os impressionantes níveis de resistência, versatilidade, capacidade de carga e de reboque da nova Ranger são agora possíveis graças a potentes e eficientes motores diesel, complementados com transmissões de seis velocidades manuais ou automáticas. Todas as três opções mecânicas proporcionam aos clientes Ranger uma combinação entre potência e eficiência em todas as condições, mantendo-se sempre em destaque a promessa de diversão ao volante inerente à Ford.

Para uma máxima potência e binário para trabalhos pesados, a Ford está a propor no modelo a mais recente geração do seu bloco diesel de cinco cilindros 3.2 TDCi, que tem provas dadas a nível global. Mas fá-lo com evoluções, incluindo um sistema de recirculação dos gases de escape actualizado, ajudando a aumentar os níveis de eficiência, disponibilizando uma potência de 200 cv e um binário de 470 Nm.

A nova Ranger será também comercializada nos diferentes mercados com versões de 130 e 160 cv do seu mais recente motor diesel de quatro cilindros 2.2 TDCi, que se destaca por uma significativamente melhor eficiência de consumos e requinte, proporcionando níveis acrescidos de potência, em comparação com os 125 e 150 cv dos motores usados na geração que está de saída.

Maximizando a eficiência dos motores com que conta a nova Ford Ranger, aqueles estarão equipados com a tecnologia Auto-Start-Stop, que economiza combustível pelo desligar do motor quando o veículo está parado em ponto morto, como acontece num semáforo. Combinado com relações de transmissão finais mais longas, estas melhorias de eficiência ajudam a atingir o alvo reduções nos consumos que excedem os 15 por cento em alguns derivativos.

“Quando nos predispusemos a melhorar a Ford Ranger, sabíamos que tínhamos uma tarefa difícil em mãos, dado que a actual Ranger é um dos mais robustos e mais capazes veículos comerciais do mercado,” disse Richard Tilley, Director da Linha de Veículos, Ford Ásia-Pacífico. “Mas graças ao nosso orgulhoso património neste domínio e a experiência global no segmento dos veículos de trabalho, tornámos ainda melhor o que já era bom. Com maior eficiência, requinte e uma gama de novas tecnologias inteligentes, a nova Ranger redefine o que os clientes podem esperar de uma pickup forte e capaz.”

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company, empresa global da indústria automóvel, sediada em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com cerca de 187.000 empregados e 62 fábricas em todo o Mundo, conta no seu portfólio automóvel com as marcas Ford e Lincoln. A empresa disponibiliza serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford e os seus produtos, por favor visite www.corporate.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável pela produção, comercialização e pós-venda da marca Ford em 50 mercados individuais, empregando aproximadamente 47.000 pessoas nas suas instalações e cerca de 66.000 pessoas no âmbito das ‘joint-ventures’ e restantes parcerias. Em complemento à Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Ford Customer Service Division e 23 unidades fabris (12 detidas na totalidade ou em regime de ‘joint venture’ consolidada, mais 11 em regime de ‘joint venture’ não consolidada). Os primeiros automóveis Ford foram enviados para a Europa em 1903, o mesmo ano da fundação da Ford Motor Company. A produção na Europa teve início em 1911.

CO2 Emission