Ford Media Center

Ken Block e o Novo Focus RS Juntos para Disputar a Famosa Rampa de Goodwood; Ford GT Lidera a Gama de Performance da Ford

  • O novo Ford Focus RS vai fazer a sua estreia dinâmica ao público disputando a famosa Rampa, durante a edição de 2015 do Goodwood Festival of Speed
  • Ken Block – estrela dos campeonatos Gymkhana e Mundial de Ralicross – vai exibir toda a performance dos seus 350 cv num protótipo do Focus RS
  • O novo super-carro em fibra de carbono Ford GT vai fazer a sua estreia no Reino Unido, ao lado do icónico Ford GT40 e do Ford GT de 2005, expostos no stand de três níveis da Ford Performance
  • Ben Collins, o antigo “Stig” do Top Gear, irá pilotar um Shelby GT350R Mustang, de produção limitada, na rampa; será a primeira vez que o Shelby GT350R Mustang, preparado para competição, é visto na Europa
  • O novo Ford Focus ST regressa a Goodwood depois da sua estreia em 2014; o novo Ford Mustang e o premiado Fiesta ST estarão também em exibição

O novo Ford Focus RS faz hoje a sua estreia dinâmica na edição de 2015 do Goodwood Festival of Speed, com a estrela dos campeonatos Gymkhana e Mundial de Ralicross, Ken Block, a mostrar as suas ultra-escaldantes performances na mundialmente famosa prova de rampa.  

O novo Focus RS terá 350 cv quando chegar aos clientes europeus no início de 2016, e estará entre os modelos da Ford em exibição no stand de três níveis dedicado à Ford Performance, que estará patente em Goodwood de 25 a 28 de Junho.

“Prometemos aos entusiastas uma verdadeira máquina e, com 350 cv debaixo do capô, é isso exactamente que iremos apresentar,” disse Dave Pericak, director global da Ford Performance. “E nada melhor para mostrar pela primeira vez as performances do Focus RS do que o Goodwood Festival of Speed. Os amantes das performances de todo o mundo poderão apreciar alguns dos mais rápidos carros da Ford, do passado ao presente, dando o seu melhor, de muito perto e ao vivo.”

A Ford irá fazer a estreia no Reino Unido do novo super-carro Ford GT em Goodwood. No seguimento do anúncio de que a Ford irá regressar às 24 Horas de Le Mans em 2016, a marca irá também mostrar a versão de estrada do icónico Ford GT40 – o modelo que assinou um histórico 1‑2‑3 no final da corrida de 1966. Além disso, o super-carro Ford GT de 2005 irá estar também em exibição.

O piloto de corridas Ben Collins – o antigo “The Stig” no programa da BBC “Top Gear” – irá conduzir uma unidade de produção limitada, com as especificações norte-americanas, do Shelby GT350R Mustang ao longo da Rampa de Goodwood, naquela que será a primeira vez absoluta em que o GT350R é visto na Europa. Também o RS 200 e o Sierra RS Cosworth, que reflectem a herança da Ford nos ralis, irão enfrentar os 1,86 km da rampa.

Os visitantes do stand de três níveis da Ford, dedicado ao tema Ford Performance, irão descobrir também outros modelos, incluindo o novo Focus ST, que fez a sua estreia pública global precisamente no Goodwood Festival of Speed do ano passado, o novo Ford Mustang e o multipremiado Fiesta ST.

Os visitantes do stand da Ford irão igualmente poder apreciar uma das mais espectaculares vistas do festival, a partir do terraço, andar nos escorregas Ford Performance desde o topo do stand até ao nível do chão e testar a sua força muscular com o martelo de potência Ford Performance para descobrirem se tem correspondência no ST, RS ou GT. A Ford tem sido o principal patrocinador e apoiante do Goodwood Festival of Speed desde a sua criação, há mais de 20 anos atrás. 

O Focus RS em acção
O consultor para o desenvolvimento do novo Focus RS, Ken Block, cujos vídeos da sua pilotagem no campeonato Gymkhana já tiveram mais de 300 milhões de visualizações, irá demonstrar as performances do modelo, usando para isso um protótipo no evento.

“Sinto-me muito entusiasmado por voltar a estar ao volante do novo Focus RS," disse Block. "Diverti-me imenso a ajudar a Ford a desenvolver esta próxima geração do vibrante ‘hatchback’ e estou feliz por poder disparar estrada acima pela rampa do Lord March, com 350 cv e tracção às quatro rodas à minha disposição.”

O Focus RS é o precursor do inovador sistema de tracção integral Ford Performance com Vectorização Dinâmica do Binário para um novo nível de maneabilidade, aderência e velocidade em curva. ‘Drive Modes’ seleccionáveis – incluindo um ‘Drift Mode’ em estreia na indústria, que permite derrapagens controladas tipo ‘drift’ – e o ‘Launch Control’ (controlo no arranque) equipam o RS pela primeira vez.

Ford GT revelado no Reino Unido
O Ford GT é um super-carro de elevadíssima performance que serve com montra tecnológica para a performance do motor Ford EcoBoost e para inovações aerodinâmicas e construção em fibras de carbono de peso reduzido.

O modelo é impulsionado pelo mais potente de sempre motor Ford EcoBoost de produção em série, debitando mais de 600 cv e demonstrando uma eficiência notável, associado a uma transmissão automática de sete velocidades accionada por patilhas. A aceleração, maneabilidade, travagem, segurança e eficiência do GT foram optimizadas através do uso de compósitos ultra-leves avançados, incluindo a célula de sobrevivência dos passageiros e painéis da carroçaria em fibra de carbono e a arquitectura das suspensões da frente e de trás em alumínio.

O arrasto é minimizado e a ‘downforce’ aumentada com uma carroçaria em forma de gota, apresentando uma aerodinâmica activa. A tecnologia de ponta do chassis do Ford GT ostenta uma barra de torsão activa ao estilo desportivo e suspensões tipo “pushrod”, com altura ajustável e discos de travões carbo-cerâmicos. O novo GT irá ser um dos mais exclusivos Ford de sempre, com número limitado de vendas em todo o mundo.

“O GT é o mais recente exercício do que deve ser um supercarro,” disse Pericak. “O GT inclui inovações e tecnologias que podem ser amplamente aplicadas no portfólio futuro de produtos da Ford – mais uma prova de que a Ford continua a subir a fasquia das performances, enquanto melhora em simultâneo veículos para todos os seus clientes.”

Empolgante gama de veículos de alta performance
O novo Ford Focus ST mistura performance com praticabilidade. Está disponível nas carroçaria de cinco portas e carrinha e com um novo motor diesel 2.0 de 185 cv, que oferece um binário máximo de 400 Nm a partir das 2.000-2.750 rpm, lado a lado com o comprovado motor a gasolina 2.0 EcoBoost, de 250 cv.

Agora à venda na Europa pela primeira vez em mais de 50 anos, o novo Ford Mustang, nas versões fastback e convertible, oferece níveis de classe mundial em performance e requinte, equipados com o motor 2.3 EcoBoost, ou com um motor 5.0 V8, que acelera dos 0 aos 100 km/h em 4.8 segundos.

Lançado no início de 2013, o Fiesta ST rapidamente se estabeleceu como líder entre os pequenos familiares de elevadas performances na Europa e em todo o mundo, com mais de 20 prémios e louvores só no seu primeiro ano de comercialização.

O Shelby GT350R Mustang é o mais desportivo Mustang de produção em série jamais construído e fará a sua primeira aparição na Europa no Goodwood Festival of Speed pilotado por Ben Collins.

À venda exclusivamente nos Estados Unidos e no Canadá, esta série de produção limitada do Shelby GT350R Mustang exibe o motor normalmente aspirado de produção em série da Ford mais potente de sempre – com 526 cv – e torna a Ford no primeiro grande construtor a utilizar jantes em liga leve de carbono como equipamento de série.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 194.000 empregados e 66 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford e os seus produtos em todo o mundo, por favor consulte www.corporate.ford.com.

A Ford Europa

é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 67,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 23 instalações fabris (15 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission