Ford Media Center

Ford Desenvolve Avançado Sistema de Iluminação que Detecta Pessoas e Animais na Obscuridade e que Amplia os Feixes de Luz nos Cruzamentos de Baixa Visibilidade

  • Ford está a desenvolver uma avançada tecnologia de iluminação que permite ao condutor detector com maior facilidade potenciais perigos na condução nocturna
  • O sistema de iluminação frontal avançado com recurso a câmaras amplia o feixe de luz nos cruzamentos e rotundas ao interpretar os sinais de trânsito
  • O sistema GPS incorporado utiliza uma câmara frontal para recordar os caminhos e orientar a luz de modo a que o condutor possa ver nas curvas da estrada. Desta maneira, a iluminação será mais efectiva no caminho para casa e em rotas previamente efectuadas
  • A iluminação focalizada utiliza uma câmara de infravermelhos para detector peões, ciclistas e animais, assim como para destacar perigos potenciais. O sistema pode detectar até oito perigos potenciais e evidenciar os dois de maior prioridade utilizando faróis especialmente concebidos e visualização no ecrã

Please visit the Innovation Workshop Press Kit for more information

Conduzir de noite, particularmente em estradas sem iluminação, pode ser uma experiência angustiante. A Ford está a desenvolver uma nova tecnologia de iluminação que permitirá aos condutores identificarem mais facilmente perigos potenciais como peões, ciclistas e animais.

O sistema de iluminação frontal avançado, que funciona com recurso a câmaras, amplia o feixe luminoso nos cruzamentos e rotundas para iluminar melhor os perigos que não se encontram na direcção da nossa viajem. A nova tecnologia de iluminação ajuda a chamar a atenção do condutor sobre os peões, ciclistas e também grandes animais que se encontrem no trajecto do veículo ou mesmo na berma da estrada.

“Muitas pessoas que conduzem de noite já tiveram que reagir rapidamente quando alguém ou algo surgiu repentinamente no caminho, como vindo do nada. O avançado sistema de iluminação frontal com recurso a câmaras ajuda a assegurar que o condutor é rapidamente alertado sobre a presença de pessoas ou de animais que podem representar um perigo”, assegurou Ken Washington, vice-presidente de Investigação e Engenharia Avançada.

O avançado sistema de iluminação frontal com recurso a câmaras está construído sobre o Sistema de Iluminação Frontal Adaptativa e o de Reconhecimento de Sinais de Trânsito da Ford, que se encontram já disponíveis nos veículos Ford, para oferecer aos condutores uma visibilidade melhorada nas rotundas, nos ‘stops’ e nas cedências de passagem.

O sistema também utiliza as informações de GPS para melhor iluminar as curvas e as lombas de uma determinada rota. Quando não há dados de GPS disponíveis, a tecnologia utiliza a câmara de vídeo frontal localizada na base do espelho retrovisor para detectar marcações da estrada e prever até que ponto se fecha uma curva da estrada, e usa essas informações para iluminar essa área de forma mais eficaz.

Na próxima evolução e nessas circunstâncias, a câmara arquivará a informação no sistema de navegação. Quando o condutor voltar de novo a fazer esse trajecto, os faróis adaptar-se-ão ao perfil da estrada de maneira automática, iluminando melhor o caminho.

O avançado sistema de iluminação frontal com recurso a câmaras foi desenvolvido no Centro de Investigação e Inovação da Ford em Aachen, Alemanha, e a Ford espera que a tecnologia esteja disponível para os seus clientes a curto prazo.

A iluminação focalizada, actualmente na fase de pré-desenvolvimento em Aachen, utiliza uma câmara de infravermelhos na grelha frontal para localizar e rastrear de maneira simultânea até oito pessoas e animais de um dado tamanho, como cães grandes, num raio de até 120 metros.

O sistema pode iluminar especificamente dois elementos que apresentem um perigo para o condutor, com um ponto e uma linha sobre a superfície da via, iluminada por dois faróis LED especiais que se encontram junto às luzes de nevoeiro. Os objectos iluminados surgem no ecrã no interior do veículo, marcados em encarnado ou amarelo, dependendo da proximidade do objecto e do nível de perigo que representam.

“O avançado sistema de iluminação frontal com recurso a câmaras pode ajudar a tornar mais fácil para o condutor as viagens de noite por rotas que não lhe sejam familiares, e ver com mais facilidade potenciais perigos inesperados. Nas rotundas, por exemplo, o nosso sistema ajuda o condutor a ver mais claramente as saídas, e a certificar-se se há ciclistas ou peões a atravessar a estrada”, assegurou Michael Koherr, engenheiro de investigação de Sistemas de Iluminação da Ford Europa. “A iluminação focalizada faz com que os perigos potenciais que podemos encontrar pela frente na estrada sejam mais visíveis para o condutor, quer se trate de um peão, de um ciclista ou de um animal de tamanho grande.”

Os relatórios sobre segurança na estrada mostram que nas estradas sem iluminação existe um maior risco potencial de acidentes, tais como os que implicam lesões a peões, ou mortes*. A Ford é um dos líderes em inovação em tecnologia de iluminação. Os sistemas que se encontram disponíveis em veículos Ford actualmente, incluem:

  • Faróis Dinâmicos LED que combinam os faróis dianteiros LED, que oferecem uma iluminação que simula a claridade da luz do dia, e o sistema de iluminação frontal adaptativa da Ford. O sistema ajusta o feixe do farol em função do ambiente de condução. Pode seleccionar uma das sete opções dependendo da velocidade do veículo, das condições de luz ambiente, do ângulo da direcção, da distância ao veículo à sua frente e da activação dos limpa-pára-brisas.
  • Tecnologia de iluminação de máximos que não encandeiam dos faróis adaptativos LED. O sistema detecta veículos à frente e baixa a intensidade da luz que poderia encandear os condutores que se aproximam, ao mesmo tempo que mantem a iluminação máxima noutras áreas
  • Controlo Automático de Luzes de Máximos que detecta veículos que se deslocam em direcção contrária e automaticamente muda para a luz de médios, para, logo que detecta que o veículo passou, voltar a mudar para máximos

 

* Manual de Medidas de Segurança Viária (Handbook of Road Safety Measures, Elvik)

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 194.000 empregados e 66 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford e os seus produtos em todo o mundo, por favor consulte www.corporate.ford.com.

A Ford Europa

é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 67,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 23 instalações fabris (15 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission