Ford Media Center

Nova Ford Ranger Mais Robusta Faz Estreia Europeia em Frankfurt; Variante de Topo Wildtrak Destaca as Mais Recentes Soluções em Estilo e Capacidade

  • A nova pickup Ford Ranger estreia-se na Europa com um novo e arrojado visual, tecnologias de ponta e reforçada por motores diesel de excelente eficiência de combustível
  • Topo de gama Wildtrak exposto em Frankfurt conta com características exclusivas em termos de design exterior e interior, este com detalhes em tons laranja e uma impressionante nova cor de assinatura Pride Orange
  • A eficiência de consumos da Nova Ranger melhorou até 17 por cento graças à introdução do sistema Auto-Start-Stop, novas relações finais de transmissão e de uma nova Direcção Eléctrica Assistida, gerando emissões de CO2 a partir dos 171 g/km*
  • Entre os recursos avançados incluem-se os sistemas de conectividade SYNC 2, de Ajuda à Manutenção de Faixa e Cruise Control Adaptativo, tornando a Ranger num dos veículos comerciais mais inteligentes na estrada
  • As vendas da Ranger continuam a acelerar na Europa, registando uma evolução de 36 por cento nos primeiros oito meses de 2015 face a igual período do ano anterior; a nova Ranger estará disponível a partir do final de 2015

COLÓNIA, Alemanha, 10 de Setembro de 2015 – A robusta e inteligente nova pickup Ford Ranger Ford faz a sua estreia em solo europeu no Salão de Frankfurt, apresentando-se com um novo e arrojado design, tecnologias de ponta e eficiência de consumos, em vésperas da sua introdução no mercado no final 2015.

A variante de topo Wildtrak exposta em Frankfurt eleva os conteúdos da nova Ranger a um novo patamar, contando com um exclusivo design exterior e um inédito interior, conjugados com uma impressionante nova cor de assinatura Pride Orange

“Com a impressionante nova versão Wildtrak no topo do line-up, a nova Ford Ranger fornece aos clientes uma combinação imbatível entre capacidade às quatro rodas, estilo e características premium, como a conectividade SYNC 2,” disse Roelant de Waard, Vice-Presidente, Vendas, Marketing e Serviço, Ford Europa. “A Ranger está apta para enfrentar qualquer desafio, oferecendo eficiência de consumos optimizada, capacidade de reboque e de carga e capacidade de passagem a vau líder da classe”.

A actual Ford Ranger gerou um rápido crescimento de vendas na Europa desde que foi introduzida no final de 2011. As vendas totais de 21.600 veículos em 2014 nos 20 mercados europeus tradicionais da Ford foram mais do dobro das alcançadas em 2012; já nos primeiros oito meses de 2015 venderam-se 16.700 Ranger, um aumento de 36 por cento face a igual período do ano passado. A Ranger conquistou o prestigiado título “Internacional Pickup Award 2013”, e o novo modelo irá concorrer ao ceptro de 2016, competição que terá lugar já no próximo mês.

Wildtrak – a Ranger de topo
A Ranger Wildtrak sublinha o seu estatuto de Ranger topo de gama através de um acabamento único, num tom cinza metalizado escuro, aplicado na sua nova grelha trapezoidal com características semelhantes às de um motor de popa. Este destaque de cor tem continuidade para os espelhos laterais, puxadores das portas, entradas de ar laterais, trilhos da caixa de carga e luzes traseiras, dando-lhe uma aparência ousada e desportiva.

Outros elementos exclusivos de design presentes na nova Wildtrak incluem faróis de nevoeiro rectangulares, um exclusivo arco de segurança desportivo, jantes de liga leve maquinadas com 18 polegadas e um ousado grafismo Wildtrak, soluções que, conjugadas, ajudam a comunicar um destemido senso de aventura. Até mesmo a cor de assinatura exterior Wildtrak foi ajustada para ajudar a destacar o modelo na multidão, com um novo acabamento metalizado Pride Orange.

No interior, o tom laranja é usado como cor de destaque para adicionar uma sensação mais desportiva ao surpreendentemente moderno interior, idêntico ao de um automóvel. Um abrangente tablier horizontal prolonga-se da porta do condutor à do passageiro, realçando a largura da cabina, integra um cluster com monitores digitais a duas cores e um ecrã táctil de oito polegadas. Um painel de instrumentos de toque suave integra detalhes em tom laranja, transmitindo uma sensação premium ao cockpit, enquanto os anéis em redor das saídas de ar integram um distintivo acabamento cromado escurecido.

A nova Ranger Wildtrak também integra bancos exclusivos, incluindo um banco do condutor com ajuste eléctrico em oito posições, dotados de arrojados elementos gráficos e costuras laranja, combinando resistência, durabilidade e desportividade.

Motorizações diesel melhoradas, para uma eficiência de combustível excelente
A nova Ranger oferece uma excepcional economia de combustível, com uma gama de mecânicas mais eficiente, suportada pela tecnologia Auto-Start-Stop, novas opções de relações finais de transmissão e a introdução de uma nova Direcção Eléctrica Assistida, garantindo reduções nos consumos até 17 por cento.

A evoluída gama diesel integra propostas dos 130 e 160 CV do mais recente bloco TDCi de 2,2 litros da Ford, crescendo em potência em comparação com os 125 e 150 cv dos motores que equipam a actual geração, acrescendo-lhes o potente motor TDCi de cinco cilindros e 3.2 litros, de 200 cv. Estão disponíveis transmissões manuais e automáticas de seis velocidades e os clientes podem optar por versões com tracção às duas ou quatro rodas. O derivativo Wildtrak possui tracção às quatro rodas de série.

Todas as variantes da nova Ranger alcançam uma eficiência de combustível significativamente melhorada, com a proposta de 160 CV a registar valores excepcionais de 6,5 l/100 km e 171 g/km de emissões de CO2, permitindo-se custos operacionais mais reduzidos, face aos 7,8 l/100 km e 206 g/km de CO2 do modelo que substitui.

A Ford Ranger permanece como um dos veículos mais aptos da sua classe. Com uma capacidade de passagem a vau líder da classe, podendo percorrer profundidades até aos 800 mm, e com 230 mm de distância ao solo, o modelo foi projetado e fabricado especialmente para lidar com facilidade com os terrenos mais extremos. Graças a um ângulo de ataque de 28 graus e ângulo de saída de 25 graus, os condutores da nova Ranger podem sentir-se confiantes quando enfrentam os obstáculos mais íngremes.

Uma caixa de transferências controlada electronicamente mais robusta permite aos condutores dos modelos de quatro rodas motrizes transitar da tracção a duas para as quatro rodas, através de uma alavanca na consola central. Para obter maior binário a baixa velocidade ou uma ajuda adicional em descidas em terrenos mais desafiantes para o sistema de travagem, os condutores também podem recorrer a um sistema de redutoras. Um diferencial electrónico traseiro também ajuda a melhorar a tracção em condições difíceis. Estas características de offroad conjugam-se com capacidades de reboque até aos 3.500 kg e uma capacidade de carga excepcional.

Tecnologias avançadas de conectividade e de assistência à condução
A nova Ranger conta com um conjunto de tecnologias de ponta para ajudar os condutores a manterem-se conectados e em controlo, incluindo um sistema de conectividade com activação por voz SYNC 2 da Ford, que integra um ecrã táctil de oito polegadas, com cantos codificados por cores para facilitar o acesso aos menus de navegação.

Uma série de tecnologias de assistência à condução permitem maior conforto e conveniência, incluindo o sistema de Alerta à Manutenção de Faixa e o de Ajuda à Manutenção de Faixa, Cruise Control Adaptativo com Alerta Frontal, Assistência ao Estacionamento Frontal e Traseiro, Câmara de Visão Traseira e um sistema de Controlo Electrónico de Estabilidade de série com mitigação de capotamento e controlo do desvio do reboque.

Outras tecnologias inteligentes presentes são:

  • Assistência ao Arranque em Subida, que ajuda os condutores a arrancar com confiança em plano inclinado, seja para a frente ou em marcha-atrás
  • Controlo da Descida em Inclinação, que recorre ao sistema de controlo de tracção para os ajudar a descer encostas íngremes a uma velocidade constante
  • Controlo de Carga Adaptativo, que ajusta o sistema de Controlo Electrónico de Estabilidade baseado na carga do veículo
  • Assistência à Travagem de Emergência, que fornece pressão adicional ao sistema de travagem para aumentar a potência da mesma, quando se aplicam fortemente os travões em situações de emergência

“Para os clientes que procuram um veículo comercial que partilhe este seu apetite por aventuras, a nova Ranger Wildtrak é a proposta ideal,” disse de Waard. “É o mais robusto, o mais inteligente, e o mais ousado Wildtrak que já construímos.”

 

* Os consumos de combustível e as emissões de CO2 declaradas são medidos de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global. Os resultados podem diferir dos de outras regiões do mundo devido aos diferentes ciclos e regulamentações utilizadas nesses mercados.

** A Ford Europa comunica as suas vendas em 20 principais países europeus em que se faz representar através de Companhias Nacionais de Vendas. Os mercados “Euro 20” são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company, empresa global da indústria automóvel, sediada em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com cerca de 195.000 empregados e 66 fábricas em todo o Mundo, conta no seu portfólio automóvel com as marcas Ford e Lincoln. A empresa disponibiliza serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford e os seus produtos, por favor visite www.corporate.ford.com.

A Ford Europa

é responsável pela produção, comercialização e pós-venda da marca Ford em 50 mercados individuais, empregando aproximadamente 53.000 pessoas nas suas instalações e cerca de 67.000 pessoas no âmbito das ‘joint-ventures’ e restantes parcerias. Em complemento à Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Ford Customer Service Division e 23 unidades fabris (15 detidas na totalidade ou em regime de ‘joint venture’ consolidada, mais 8 em regime de ‘joint venture’ não consolidada). Os primeiros automóveis Ford foram enviados para a Europa em 1903, o mesmo ano da fundação da Ford Motor Company. A produção na Europa teve início em 1911.

CO2 Emission