Ford Media Center

Fábricas Ford na Europa Economizam Energia Suficiente para Alimentar uma Cidade como a Amadora Durante Um Ano; Redução de 25% de Energia ao Longo de 5 Anos

  • Em 2016 a Ford Europa alcançará uma redução de energia por veículo produzido de 25% desde 2011, na sequência de investimentos na ordem dos 23 milhões de euros
  • Poupança de energia de 800 gigawatt hora por ano é equivalente à energia usada anualmente por uma cidade com uma população de cerca de 170,000 habitantes, como a cidade da Amadora, em Portugal
  • Novo Sistema Operacional de Gestão de Energia contribui para a prestigiada certificação internacional ISO 50001 para as instalações na Alemanha, em Colónia e Saarlouis
  • Em estreia na indústria, o sistema de recuperação de calor transforma e recicla o calor residual de baixo grau proveniente do sistema das câmaras de pintura

COLÓNIA, Alemanha, 15 de Outubro 2015 – A Ford Europa está a caminho de alcançar uma redução de 25 por cento no uso de energia por veículo produzido entre 2011 e 2016, fruto de investimentos de 23 milhões de euros visando especificamente o desperdício de energia.

Para as fábricas europeias da Ford isto significa que a cada ano a Ford vai economizar cerca de 800 gigawatt/hora por ano, aproximadamente a quantidade de energia utilizada anualmente por uma cidade do tamanho da Amadora.


Download Infographic

 

 

Como parte do Sistema de Produção da Ford, um novo Sistema Operacional de Gestão de Energia está agora implementado em todos os centros de produção europeus da Ford. Instalações em Colónia e Saarlouis, na Alemanha, alcançaram a certificação internacional ISO 50001 de gestão e eficiência energética.

“Encontrar constantemente novas formas de poupar os recursos naturais é um desafio importante para a Ford, especialmente numa indústria de uso intensivo de energia como a produção automóvel”, disse Richard Douthwaite, responsável pela Gestão de Energia, Ford Europa. “Reciclando o calor residual das estufas de pintura da fábrica é apenas uma das maneiras criativas com que estamos a reduzir a necessidade de energia, ajudando-nos a melhorar o impacto ambiental das nossas instalações fabris em todo o mundo.”

As medidas de poupança de energia incluem um sistema que recupera energia do calor das chaminés de exaustão da estufa de pintura e devolve-o como calor utilizável para o sistema de aquecimento de água. Em Colónia o sistema forneceu 16 gigawatts/hora desde o arranque em Novembro de 2013. Outro semelhante já está operacional nas instalações da Ford em Saarlouis e mais um está previsto para a fábrica em Valência, Espanha.

Um segundo projecto de recuperação de calor da pintura, que se acredita ser uma estreia na indústria, é a transformação de grandes volumes de calor de baixo grau provenientes das cabinas de pintura por pulverização. O conceito envolve tecnologia de bombas de calor e um pouco de energia residual recuperada a partir da exaustão das estufas de pintura. Este calor útil é agora reintroduzido na entrada de ar fresco da cabina de pintura por pulverização para compensar os queimadores de gás. Os valores de poupança previstos num ano completo são de 50 gigawatts/hora.

A empresa prossegue a sua mudança para iluminação LED de baixo consumo energético nas suas instalações de produção na Europa, instalando mais de 25.000 novas lâmpadas LED em instalações ao redor do mundo no ano passado. A Ford está também a proceder à instalação de um avançado controlo de aquecimento automatizado do edifício e de sistema de ventilação nas suas fábricas. O sistema de tecnologia de ponta permite que as equipas de energia da Ford possam controlar remotamente - e até mesmo desligar – os sistemas de aquecimento em escritórios individuais ou áreas que não estão em uso dentro de suas fábricas.

A sustentabilidade é uma parte essencial da estratégia de negócios da Ford, tanto em termos de soluções de produção como de mobilidade inteligentes, e uma gama de veículos mais eficientes e tecnologicamente avançados. O Relatório de Sustentabilidade da Ford é uma parte importante do compromisso da empresa com a transparência e ajudou a impulsionar o progresso dentro da Ford e em toda a indústria.


# # #

* http://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Energy_price_statistics

Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 195.000 empregados e 66 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford e os seus produtos em todo o mundo, por favor consulte www.corporate.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission