Ford Media Center

“Preciso de Um Café!”: Condutores Dizem Uma Única Expressão Para Encontrar Cafés, Combustível ou Estacionamento Quando o Ford SYNC 3 Chegar à Europa

  • Usando o novo SYNC 3, os condutores apenas têm de pressionar um botão e falar para encontrar cafés, postos de combustível ou parques de estacionamento nas proximidades, dizendo “Preciso de um café”, “Preciso de combustível” e “Preciso de estacionar”
  • O sistema de comunicações e entretenimento de activação vocal da Ford também permite aos condutores operar novas aplicações e ganhar dinheiro na entrega de encomendas, partilhar clips de áudio ou confirmar o estado do tempo
  • Apresentado no Mobile World Congress, em Barcelona, o SYNC 3 será lançado na Europa, sendo primeiro disponibilizado no Mondeo, S-MAX e Galaxy, para mais tarde chegar ao Kuga

BARCELONA, Espanha, 20 de Fevereiro de 2016 – A Ford Motor Company acaba de apresentar na Europa o seu novo sistema de comunicações e de entretenimento SYNC 3, o qual permite aos condutores controlar as funções dos seus smartphones emparelhados, sistemas de áudio, navegação e climatização através de comandos de voz mais conversacionais.

O SYNC 3 integra um ecrã de toque de oito polegadas redesenhado, mais rápido em termos de desempenho. Basta simplesmente carregar num botão e dizer “Preciso de um café”, “Preciso de combustível” e “Preciso de estacionar” para se encontrar cafés, postos de combustível ou parques de estacionamento nas proximidades, podendo ainda ser localizadas estações ferroviárias, aeroportos e hotéis. O sistema orienta o condutor rumo ao destino seleccionado através da navegação.

A primeira demonstração do sistema será feita no Mobile World Congress, em Barcelona, numa unidade do novo Kuga, modelo que a Ford irá também desvendar neste evento. A companhia deu a conhecer novas aplicações para o sistema que pode ser activado por voz, usando o SYNC AppLink, permitindo, por exemplo, que os condutores ganhem dinheiro no transporte de encomendas nas suas deslocações, a gravação e partilha de clips de áudio ou confirmar o estado do tempo. O SYNC 3 será lançado na Europa no Verão, primeiramente nos modelos Mondeo, S-MAX e Galaxy.

“Seja porque precisa do habitual cappuccino matinal no seu trajecto diário ou porque quer ver algum lucro associado a uma viagem em que transporta uma determinada encomenda, o SYNC 3 dá vida a inovadores novos modos de se estar conectado em movimento,” comentou Christof Kellerwessel, Engenheiro-Chefe, Engenharia Electrónica e Eléctrica de Sistemas, da Ford da Europa. “Projectado para complementar os modernos smartphones, com um ecrã de toque intuitivo, o SYNC 3 compreende um discurso mais conversacional, é mais rápido e oferece um interface gráfico de mais fácil leitura.”

Conectividade redefinida
O sistema Ford SYNC já permite que mais de 15 milhões de condutores de todo o mundo activem, por comandos vocais, alguns dispositivos essenciais presentes nos seus modelos. Para o novo SYNC 3, após a análise de mais de 22.000 comentários e a partir dos ensinamentos adquiridos a partir de pesquisas clínicas e inquéritos, a Ford garante uma nova versão, naquele que é o projecto mais centralizado no cliente até à data.

Simplificando a experiência do utilizador, através da disposição das opções mais acedidas manualmente pelos clientes – navegação, áudio e telemóvel – o sistema viu-se melhorado com uma maior capacidade de processamento e uma redução no número de etapas necessárias para aceder a um determinado comando.

A Ford aumentou esta compatibilidade em cinco idiomas adicionais* e com versões mais localizadas do sistema de Assistência de Emergência, de subscrição gratuita. Na eventualidade de um acidente, que faça deflagrar o airbag ou um corte no abastecimento de combustível, a Assistência de Emergência, via do Bluetooth, recorre a um telemóvel emparelhado, ajudando os ocupantes do veículo a estabelecer uma chamada directa para os serviços de emergência, no idioma correcto da região. A Assistência de Emergência alerta as equipas de socorro a localizar o veículo, ajudando os operadores dos sistemas de atendimento a enviar os recursos adequados para o local do acidente.

A partir deste ano, os proprietários de veículos equipados com o sistema SYNC 3 terão mais opções de acesso aos seus smartphones dentro dos veículos:

  • Os utilizadores de iPhones podem activar o sistema CarPlay Apple, a maneira mais inteligente e segura de utilização do iPhone no carro, permitindo aos condutores fazer chamadas, aceder a músicas, enviar e receber mensagens, obter direcções optimizadas com as condições de tráfego e muito mais, mantendo-se focados na estrada. O sistema também é compatível com o Siri Eyes Free, o qual permite acesso fácil ao Siri nos iPhone por Bluetooth
  • Os utilizadores do sistema Android™ podem activar o Auto Android™. O Android Auto torna acessíveis as apps e serviços que os condutores já conhecem e apreciam, de modo mais seguro e simples, incluindo o Google Search, Google Maps e o Google Play

As actualizações de software estão disponíveis por Wi-Fi, sempre que os veículos estejam configurados com as credenciais de acesso a uma rede Wi-Fi doméstica, acessível a partir da sua garagem ou nas imediações de suas casas.

O SYNC 3 também melhora a experiência do condutor recorrendo à aplicação Ford Service App, que fornece Informações Online de Tráfego no mapa de navegação, para melhor planeamento das deslocações, adaptando-se às constantes alterações nas situações de trânsito.

“Com simples gestos de toque para zoom e de passagem de ecrãs, para além do familiar campo de pesquisa que conhecemos dos motores de busca da internet, o SYNC 3 fornece aos clientes, no ecrã do veículo, uma experiência muito similar à dos smartphones, mais fácil e intuitiva,” referiu Kellerwessel.

Pioneirismo com novas apps
Originalmente introduzido na Europa em 2013, a tecnologia SYNC AppLink da Ford permite, já hoje, que os condutores activem vocalmente uma ampla gama de apps para smartphones, como as da ADAC, Audioteka, AUPEO!, Cityseeker by Wcities, Cyclops, DetektorFM, DIE WELT, Eventseeker by Wcities, Glympse, Goal Live Scores, Meople, n-tv, Radioplayer, Roald Dahl Audiobooks, Spotify e Wetter.de.

Com o lançamento do SYNC 3, a Ford disponibiliza agora cinco novas aplicações, incluindo algumas estreias em termos de apps em meio automóvel, como a MyBoxMan e a HearMeOut.

Desenvolvidos pela FretBay e cativando as atenções de Bill Ford, Chairman Executivo da Ford no SYNC AppLink Developer Challenge Dublin, o MyBoxMan permite aos condutores fazer a entrega de uma encomenda a terceiros e ganhar entre €5 e €8 numa típica viagem de cinco quilómetros**. Quanto ao HearMeOut, a primeira rede social/profissional de activação vocal, em modo mãos-livres, este permite aos condutores gravar mensagens de áudio de 42 segundos e partilhá-las no Facebook e no Twitter, ou ainda ouvir e “gostar” dos posts de áudio de outras pessoas que sigam na mesma app***.

“Os condutores nunca tinham tido acesso a este tipo de apps atrás do volante. A app MyBoxMan e a HearMeOut abrem todo um novo modo de manter os condutores conectados, permitindo-lhes mesmo ganhar dinheiro,”, refere Scott Lyons, Desenvolvimento de Negócios e Parcerias, Veículos e Serviços Conectados, da Ford Europa. “Tal como acontece com um serviço de entregas de encomendas, o MyBoxMan desbrava novos terrenos no transporte social, tornando mais inteligente e eficiente as capacidades dos automóveis e veículos comerciais, em viagens que têm lugar de qualquer modo.”

Outras novas apps disponíveis para o SYNC 3:

  • AccuWeather: líder mundial em informações digitais de meteorologia, ajuda os condutores a planear as suas viagens em função do estado do tempo, com avisos prévios das inclemências do mesmo. A função MinuteCast® recorre a um endereço exacto ou a uma localização de GPS para fornecer uma previsão de precipitação minuto a minuto, incluindo informações sobre o tipo de precipitação, intensidade e duração.
  • Cadena Ser: permite aos condutores espanhóis ouvir a estação de rádio nacional mais popular do seu país. O aplicativo fornece o acesso vocal a podcasts, espectáculos, estações locais, notícias e eventos, por pedidos. Disponível em espanhol para iOS e Android
  • O programa “Los 40 Principales” é a estação de rádio mais popular em termos de música, em Espanha, Chile, Colômbia, Panamá, Argentina, México, Costa Rica, Paraguai e República Dominicana. Faz tocar o top 40 de sucessos de música contemporânea, de pop, rock e house. Os condutores espanhóis podem pedir, por comandos vocais, o acesso a podcasts e espectáculos. Disponível em espanhol para iOS e Android

# # #

* Novos idiomas do SYNC 3: checo, dinamarquês, norueguês, polaco (incluindo o controle de voz) e sueco (incluindo o controle de voz). Acrescem às línguas europeias já disponíveis no SYNC: holandês, francês, alemão, italiano, português, russo, espanhol, turco e inglês do Reino Unido

** Preços e lucros baseados em quilómetros, dimensões e peso do item considerado. A app MyBoxMan permite aos condutores ganhar algum dinheiro extra, mas não se destina a substituir uma actividade existente ou tornar-se num trabalho permanente. Se os rendimentos atingirem um patamar tributável, tal deverá ser declarado. Disponível inicialmente para Android em França (em francês e inglês), a app será lançada na Alemanha, Espanha, Itália, Países Baixos e Reino Unido ao longo de 2016, mnos idiomas correspondentes.

*** Disponível para Android no Reino Unido.

Nota adicional: Android e Android Auto são marcas registadas da Google Inc

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 199.000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com.​​

A Ford Europa

é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission