Ford Media Center

Ford Apresenta Novo SUV Kuga Mais Avançado, Desportivo e Eficiente, Equipado com SYNC 3, Expandindo a Sua Gama SUV na Europa

  • Novo Sport Utility Vehicle Ford Kuga em estreia, integrando a conectividade intuitiva SYNC 3, sistema de estacionamento mãos-livres em espaços laterais e um melhorado sistema de Travagem Activa em Cidade
  • Tecnologicamente avançado, o Kuga é um dos cinco novos ou redesenhados modelos Ford que irão competir no segmento SUV e crossover ao longo dos próximos três anos
  • O arrojado e desportivo exterior apresenta uma nova grelha trapezoidal, novos faróis, incorporando luzes diurnas LED, e as novas cores Guard Grey e o vibrante Copper Pulse
  • Novo bloco turbodiesel 1.5TDCi de 120 CV com maior eficiência de combustível; o sistema All Wheel Drive (AWD) Inteligente da Ford aumenta a aderência, especialmente em condições escorregadias
  • O interior meticulosamente trabalhado disponibiliza controlos mais simples e um conforto melhorado com o volante aquecido; o Sistema de Iluminação Dianteira Adaptativa dos faróis do Kuga ilumina o ambiente

BARCELONA, Espanha, 20 de Fevereiro de 2016 – A Ford Motor Company revelou hoje o novo Kuga, oferecendo aos clientes europeus uma nova visão, tecnologicamente mais avançada, refinada e desportiva de um dos sport utility vehicles favoritos do mercado.

O sofisticado novo Kuga integra tecnologias e outras actualizações para tornar a condução mais simples, mais segura, mais agradável e mais acessível. Neles incluem-se o novo sistema de comunicações e entretenimento SYNC 3 da Ford, tecnologias inovadoras em termos de sistemas de assistência ao condutor, um interior confortável e ergonómico e um novo bloco diesel TDCi de 120 PS, com 1,5 litros de cilindrada.

O arrojado e desportivo novo Kuga apresenta-se em estreia no Mobile World Congress, em Barcelona. O novo Kuga também irá contar com a tecnologia de Estacionamento Perpendicular da Ford, que assiste os condutores no estacionamento em modo mãos livres em espaços laterais a outros carros, uma versão melhorada do sistema anti-colisão Travagem Activa em Cidade e o Sistema de Iluminação Dianteira Adaptativa da Ford, garante de uma visibilidade optimizada em situações de fraca luminosidade. Outras tecnologias sofisticadas são a Abertura da Bagageira em Modo Mãos Livres e o sistema All Wheel Drive AWD Inteligente da Ford.

“O Novo Kuga oferece novos recursos e tecnologias de ponta que irão ajudar os condutores a permanecer conectados, confortáveis, seguros e com estilo nas estradas,” afirmou Joe Bakaj, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto, da Ford Europa. “O sofisticado redesign deu ao Kuga uma sensação fresca e moderna, enquanto o SYNC 3 permitirá aos condutores comunicar com os seus veículos e dispositivos conectados, em ambientes que pareciam impossíveis há apenas alguns anos."

A Ford está agora a lançar o novo Kuga e o SUV maior Edge, depois de ter introduzido um EcoSport actualizado no ano passado. A Ford está a reforçar a sua gama de propostas SUV, num momento em que se prevê um crescimento deste segmento, baseado numa análise da IHS, que antecipa um aumento de 27 por cento no total de vendas de veículos na Europa até 2020.

O novo Kuga e o Edge são dois dos cinco veículos Ford, novos ou redesenhados, que irão competir no segmento SUV e crossover ao longo dos próximos três anos.

O Kuga liderou a expansão de SUV da companhia na Europa, apos a sua primeira geração ter sido colocada à venda em 2008. As vendas aumentaram para um valor recorde de 102.000 unidades em 2015, mais 19 por cento em comparação com o ano anterior*. A Ford espera ultrapassar as 200.000 vendas de SUV na Europa pela primeira vez em 2016, um crescimento superior a 30 por cento em comparação com 2015.

“A Ford está a disponibilizar na Europa uma gama de SUV que contam com um design elegante, uma dinâmica semelhante à dos automóveis e tecnologias sofisticadas que os consumidores desejam,” acrescentou Bakaj. “A procura de SUV é mais forte do que nunca e a Ford está a expandir a sua gama para conseguir oferecer um pouco de tudo, de modelos robustos com capacidades de atingir qualquer lugar, a outras propostas mais desportivas, projectadas para se adequar a estilos de vida urbanos.”

SYNC 3
O novo ford Kuga permitirá aos condutores controlar as funções sistemas de áudio, navegação e climatização, para além dos seus smartphones emparelhados, com recurso a comandos de voz mais simples e conversacionais, graças ao novo sistema de conectividade SYNC 3. A Ford analisou mais de 22.000 comentários e ensinamentos adquiridos a partir de pesquisas clínicas e inquéritos, para assegurar que esta nova versão seja o sistema mais centralizado no cliente feito até à data.

O SYNC 3 garante maior operacionalidade, comandos mais simples e funciona em cinco idiomas adicionais**.Basta simplesmente carregar num botão e dizer “Preciso de um café”, “Preciso de combustível” e “Preciso de estacionar” para se encontrar cafés, postos de combustível ou parques de estacionamento nas proximidades, podendo ainda ser localizadas estações ferroviárias, aeroportos e hotéis.

Os condutores do Kuga podem operar o SYNC 3 a partir do ecrã táctil de oito polegadas do mesmo modo como usam os seus smartphones. Um novo interface integra botões maiores e mais fáceis de utilizar, permitindo pela primeira vez gestos como sejam toques e arrastamento.

Os utilizadores de iPhones podem activar o sistema CarPlay Apple, naquele que é o modo mais inteligente e seguro de usar o iPhone no carro, permitindo aos condutores efectuar chamadas, aceder a músicas, enviar e receber mensagens, obter direcções optimizadas para as condições de tráfego e muito mais, mantendo sempre a sua atenção na estrada. Os utilizadores de Android™ podem activar o Android Auto™. O Android Auto torna acessíveis as apps e serviços que os condutores já conhecem e apreciam, de modo mais seguro e simples, incluindo o Google Search, Google Maps e o Google Play. O software pode ser actualizado via Wi-Fi.

O SYNC 3 também disponibiliza aos clientes o SYNC AppLink, permitindo a activação vocal, a partir do banco do condutor e, pela primeira vez, uma ampla gama de apps para smartphones, nelas incluindo-se a MyBoxMan, HearMeOut, AccuWeather, Cadena Ser e Los 40 Principales.

“Seja porque precisa do habitual cappuccino matinal no seu trajecto diário ou porque quer ver algum lucro associado a uma viagem em que transporta uma determinada encomenda, o SYNC 3 dá vida a inovadores novos modos de se estar conectado em movimento,” comentou Christof Kellerwessel, Engenheiro-Chefe, Engenharia Electrónica e Eléctrica de Sistemas, da Ford da Europa. “Projectado para complementar os modernos smartphones, com um ecrã táctil intuitivo, o SYNC 3 compreende um discurso mais conversacional, é mais rápido e oferece um interface gráfico de mais fácil leitura.”

Tecnologias sofisticadas para simplificar o estacionamento
O novo Ford Kuga irá simplificar as operações de condução e estacionamento para os clientes, recorrendo a sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor da Ford. A nova funcionalidade Estacionamento Perpendicular aprimora a tecnologia semi-autónomo de Assistência Activa ao Estacionamento, solução que, no ano passado, foi especificada por quase metade dos clientes do Kuga. Recorrendo a sensores ultra-sónicos adicionais, a simples pressão num botão do Estacionamento Perpendicular permite aos condutores localizar lugares de estacionamento, ao lado de outros carros, bem como paralelo à estrada, conduzindo o veículo para os mesmos, tendo o condutor de apenas controlar o acelerador e o travão.

Um conjunto de sensores adicionais activam tecnologias que também ajudam os condutores do Kuga a manobrar para fora dos lugares de estacionamento:

  • O Alerta de Tráfego Cruzado adverte os condutores que façam marcha-atrás para fora de um espaço de estacionamento sobre os veículos que se podem apresentar pela rectaguarda. Operando com radar a uma distância de até 40 metros, o sistema emite três sinais de aviso se detectar um veículo a aproximar-se, vindo de ambos os lados
  • A Assistência à Saída do Estacionamento ajuda os condutores a sair um espaço de estacionamento em paralelo. Após o condutor ter escolhido o lado direito ou esquerdo, o sistema opera o volante enquanto o condutor apenas acelera e trava

O novo Kuga integra uma versão melhorada do sistema de Travagem Activa em Cidade, um sistema anti-colisão da Ford que agora opera a velocidades até aos 50 km/h (antes até aos 30 km/h). o sistema recorre a sensores colocados na parte da frente do veículo para procurar objectos estacionários na estrada, efectuando o pré-enchimento dos travões se o veículo se aproximar rapidamente de um objecto. Se ainda assim o condutor não responder, o sistema reduz o binário do motor e aplica automaticamente os travões para reduzir o impacto da colisão, ou evitá-la na totalidade.

A mais recente geração da tecnologia MyKey da Ford permite aos novos proprietários Kuga programar uma chave para jovens condutores, podendo-se inibir chamadas de telefone, limitar a velocidade máxima, impedir a desactivação dos sistemas de ajuda à condução e outras características de segurança, reduzir o volume máximo do sistema de áudio ou desactivá-lo completamente, aqui se os ocupantes do veículo não tiverem os cintos de segurança colocados. O agora melhorado sistema MyKey oferece um número maior de possibilidades, quer nas limitações como nos avisos de alerta de velocidade.

Um Kuga com mais estilo
O novo Kuga sublinha a actual linguagem de design da Ford, apresentando-se como uma proposta de olhar ousado e desportivo, numa partilha com o SUV compacto EcoSport e também como o novo Edge, o SUV maior da gama. Uma grelha superior trapezoidal de grandes dimensões e uma menor inferior vêem-se ladeadas por novos e elegantes faróis, dotados de Luzes Diurnas de LED, e faróis de nevoeiro estilizados.

As luzes traseiras reestilizadas completam o visual desportivo, disponibilizando-se uma nova gama de jantes de liga leve de 17, 18 e 19 polegadas, com uma grande variedade de acabamentos, nomeadamente o Luster Nickel. A carroçaria pode contar com duas novas cores, Guard Grey e o vibrante Copper Pulse, em toda a gama. Uma bola de reboque retráctil, de accionamento automático, esconde-se fora da vista, por baixo do pára-choques traseiro, quando não está a ser usada, mantendo o cariz desportivo do novo Kuga.

Meticulosamente trabalhado, o interior do novo Kuga foi refinado para oferecer aos ocupantes uma experiência a bordo mais ergonómica, elegante e confortável.

O volante e os controlos de ar condicionado são mais intuitivos, apresentando menos botões e interruptores, sendo estes mais facilmente distinguíveis, para um melhor reconhecimento e operação. O volante em couro também é aquecido para melhorar o conforto sob tempo mais frio, enquanto os derivativos automáticos do novo Kuga contam com patilhas atrás do volante, permitindo aos condutores seleccionar manualmente as mudanças, mantendo as mãos no volante.

Os novos recursos de conveniência tornam o Kuga ainda mais amigo do seu utilizador, nomeadamente o travão de estacionamento electrónico, fácil de operar, libertando espaço para um armazenamento melhorado na consola central, enquanto um indicador de bloqueio de portas informa de relance se as mesmas estão trancadas.

O novo Kuga também integra o sistema de Abertura da Bagageira em Modo Mãos Livres, permitindo as operações de abertura ou fecho recorrendo a um movimento de chuto por baixo do pára-choques traseiro. A tecnologia, que foi especificada pelos clientes de mais de um em cada três Kuga na Europa no ano passado, ajuda os progenitores a facilmente aceder à bagageira no regresso das compras, com os carrinhos de bebé ou crianças ao colo.

Motores patentes e eficientes
Um novo bloco diesel de 1,5 litros TDCi de 120 cv substitui o motor 2.0TDCi da anterior geração. Nas unidades de tracção dianteira e considerando uma potência equivalente, a Ford aponta para uma melhoria nos consumos no novo motor de cerca de 5 por cento, representando 4,4 l/100 km, bem como emissões de CO2 de 115 g/km.

Também disponível estará um motor diesel de 2,0 litros TDCi com 150 cv, com tracção à frente ou integral inteligente AWD da Ford, que garante consumos a partir dos 4,7 l/100 km e 122 g/km de CO2; ou ainda uma versão de 180 cv de tracção integral, com valores de 5,2 l/100 km e 135 g/km de CO2, respectivamente.

Na vertente a gasolina, os blocos Ford 1.5 EcoBoost de 120 ou 150 cv, com tracção às rodas da frente, regista um consumo de 6,2 l/100 km e emissões de CO2 de 143 g/km; na versão de 182 cv AWD inteligente os valores são de 7,4 l/100 km e 171 g/km de CO2, respectivamente.

Visibilidade e segurança melhoradas
As mais recentes tecnologias da Ford e a sofisticada estrutura de chassis ajudam os condutores a terem uma visão mais abrangente da estrada, reforçando a segurança dos ocupantes do novo Kuga, bem como a dos demais utilizadores.

O Sistema de Iluminação Dianteira Adaptativa da Ford está disponível, pela primeira vez, no Kuga gerindo as condições de luz ambiente e optimizando automaticamente a visibilidade através do ajuste do ângulo do feixe dos novos faróis bi-xénon, numa das sete configurações possíveis, dependendo da velocidade, do ângulo da direcção e da distância para um objecto na frente do veículo.

O capot esculpido do novo Kuga integra uma cúpula central mais ampla e sem interrupções, que não só serve para complementar a aparência desportiva do novo Kuga, mas também incorpora uma estrutura que controla mais de perto a capacidade de deformação e a flexibilidade do capot, melhorar a protecção de peões na eventualidade de um acidente. O capot e o portão traseiro também foram redesenhados para ajudar a mitigar os danos nos componentes de mais cara substituição, na sequência de uma colisão.

O novo Kuga integra ainda outras avançadas tecnologias da Ford, nelas incluindo-se:

  • O sistema All Wheel Drive Inteligente da Ford, que ajusta o volume de binário transmitido a cada uma das rodas, optimizando a maneabilidade e a tracção, especialmente em condições mais escorregadias
  • O sistema de Controlo em Curva, que atenua a perda de controlo na eventualidade de um condutor entrar demasiado depressa numa curva
  • Controlo Vectorial do Binário, que melhora a experiência de condução aplicando uma pequena quantidade de travagem às rodas do interior de uma curva, auxiliando a tracção e a estabilidade em curva

“Tecnologias sofisticadas como o nosso sistema AWD Inteligente aumentam a segurança e a confiança dos nossos clientes”, disse Bakaj. “O AWD Inteligente mede o nível de aderência de cada roda à superfície da estrada, fazendo os necessários ajustes em menos de 20 milissegundos, ou seja, 20 vezes mais rápidos do que um piscar de olhos.”

# # #

* Volumes de vendas para os 20 principais mercados da Ford na Europa, com representação oficial através de companhias nacionais de vendas Os mercados Euro 20 são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça.

** Novos idiomas do SYNC 3: checo, dinamarquês, norueguês, polaco (incluindo o controle de voz) e sueco (incluindo o controle de voz). Acrescem às línguas europeias já disponíveis no SYNC: holandês, francês, alemão, italiano, português, russo, espanhol, turco e inglês do Reino Unido

*** Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

Nota adicional: Android e Android Auto são marcas registadas da Google Inc

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 199.000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com. ​​

 


A Ford Europa

é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission