Ford Media Center

Ford Mustang é o Coupé Desportivo Mais Vendido do Mundo; Procura Pelo Icónico Pony Car na Europa Continua a Aumentar

  • O Ford Mustang foi o coupé desportivo mais vendido do planeta em 2015, de acordo com dados de registo da IHS Automotive; 16.600 das encomendas foram colocadas na Europa
  • Em 2015, a Ford comercializou cerca de 110.000 unidades do Mustang Fastback e cerca de 30.000 Mustang Convertible; o modelo foi o coupé desportivo mais vendido na Alemanha em Março último
  • Fenómeno de origem norte-americana, o Mustang está agora à venda em 140 mercados de todo o mundo, sendo o único coupé desportivo que vendeu mais de 100.000 unidades no ano passado à escala global

COLÓNIA, Alemanha, 20 de Abril, 2016 – No seu primeiro ano de disponibilidade à escala global, o Ford Mustang tornou-se no coupé desportivo mais vendido do mundo. A procura pelo icónico modelo permanece insaciável.

De acordo com a análise aos mais recentes registos da empresa IHS Automotive, a Ford vendeu cerca de 110.000 unidades da variante Fastback do Mustang em todo o mundo em 2015, superando os números de todos os outros coupés desportivos seus concorrentes.

Apesar de disponibilidade limitada em grande parte do ano, esse recorde foi alcançado em mercados-chave como o Reino Unido e a China. Para além disso, a Ford vendeu cerca de 30.000 unidades Convertible do Mustang, que contribuíram para um total de 141.868 veículos registados, tornando o Mustang, por larga escala, o desportivo de duas portas mais vendido do mundo.

“Há décadas que os consumidores norte-americanos têm apreciado diversos modelos desportivos estrangeiros, pelo que era chegada a altura de retribuírem esse favor com o lançamento mundial do novo Mustang,” refere Erich Merkle, Analista de Vendas da Ford. “Os mercados globais têm respondido de forma ampla, tendo o Ford Mustang sido o único coupé desportivo no mundo a ultrapassar as 100.000 unidades registradas no ano passado.”

Os dados globais de 2015 sugerem que o Mustang tem espaço para crescer no exterior este ano, já que muitos mercados estão a começar a receber o total das suas encomendas colocadas. Até agora, destaca Merkle, os clientes globais estão mais interessados em Mustang equipados com blocos V8.

“Enquanto grande parte do crescimento da procura pelo Mustang nos EUA vem dos mercados costeiros, em especialmente no Sul da Califórnia, e dos millennials que optam pelo motor EcoBoost de 2,3 litros, os clientes de outros países preferem o bloco V8,” refere. “Aquele inconfundível gorgolejar do V8 é uma vantagem competitiva fora dos EUA.”

O Mustang na Europa
Até à data e na Europa, são já mais de 16.600 os clientes que encomendaram um Ford Mustang, modelo que foi colocado à venda, em toda a região e pela primeira vez, no Verão passado. Os envios a partir da Fábrica de Montagem de Flat Rock (EUA) iniciaram-se no último semestre de 2015, sendo que das 13.000 unidades vendidas no ano passado, 4.700 estão já nas mãos dos seus proprietários.

Diversos mercados importantes, incluindo o do Reino Unido, começaram a vender o Mustang no quarto trimestre de 2015. O total de vendas no mercado britânico atingiu as 3.500 unidades, com os primeiros 1.000 carros entregues aos clientes em Março.

Já na Alemanha, o Mustang foi o coupé desportivo mais vendido em Março último, segundo dados divulgados pela KBA, a Autoridade Federal Alemã de Transportes Motorizados. O bloco V8 de 5,0 litros é o preferido dos clientes alemães, país que, adicionalmente, tem a maior taxa de preferência a nível internacional para a variante descapotável (Mustang Convertible), com uma venda em cada três unidades.

Também em França o Mustang foi o coupé desportivo mais vendido no mês passado, de acordo com os dados da Associação Auxiliar do Automóvel.

Recorde-se que o Mustang está à venda na Europa com um motor Ford V8 de 5,0 litros, de 421 cv, ou com o bloco de menores consumos de 2,3 litros EcoBoost, de 317 cv. Ambos estão disponíveis com caixas de seis velocidades, manual ou automática. Nas respectivas versões Fastback de caixa manual, o Mustang 5.0 V8 atinge 100 km/h em 4,8 segundos, menos 1 segundo do que o Mustang 2.3 EcoBoost.

No final da Primavera serão adicionadas três novas cores – Branco Platinum, Azul Grabber e Azul Lightning – ao catálogo Mustang na Europa, modelo que passará a contar com o novo sistema SYNC 3 de comunicações e entretenimento a partir do Verão.

Disponibilidade estende-se pela Ásia, Médio Oriente e África
No quarto trimestre de 2015, o Mustang foi o coupé desportivo mais vendido na China, depois de normalizados os volumes de exportações, entretanto chegados aos concessionários locais, de acordo com os dados do IHS. Os clientes chineses preferem as versões EcoBoost.

Nos seus primeiros três meses de vendas na Austrália, o Mustang surge como o coupé desportivo mais vendido. A procura foi tão grande que o Pony Car estava já esgotado para o ano de 2017, sendo que entretanto foram adjudicadas 2.000 unidades Mustang adicionais para chegar ao outro lado do mundo até final do presente ano.

Mais de 90 por cento dos clientes da Austrália e Nova Zelândia optam pela versão com motor V8. O crescimento de vendas na África do Sul, Chipre e Malta estão a ajudar a aumentar os volumes mundiais.

Mustang mantém a liderança na América do Norte
Em Março último, os 12.563 registos de vendas do Mustang nos EUA superaram as 12.248 unidades combinadas do novo Chevrolet Camaro e Dodge Challenger, de acordo com os dados publicados. O Mustang foi o coupé desportivo mais vendido nos EUA na totalidade do ano de 2015, estendendo-se ao primeiro trimestre de 2016, de acordo com as estatísticas publicadas pela indústria.

No Canadá, o Mustang superou o Camaro todos os anos desde 1985, de acordo com os dados da Associação Canadiana de Fabricantes de Veículos. Também no México e de acordo com dados do IHS, o Mustang foi o coupé desportivo mais vendido no ano passado, registando-se um crescimento de 176 por cento no país, face a 2014.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 199.000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com. ​

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission