Ford Media Center

Ford Apresenta Nova Gama Desportiva ST-Line: Fiesta ST-Line e Focus ST-Line Disponíveis Para Encomenda Pela Primeira Vez

  • A Ford apresentou a sua nova gama de modelos ST-Line, inspirada nos modelos Ford Performance, integrando um estilo vincado, uma dinâmica desportiva e um valor acrescentado
  • Os Fiesta ST-Line e Focus ST-Line estão, a partir de agora, disponíveis com suspensões desportivas, um kit de carroçaria específico e jantes em liga leve de design próprio, bancos e volante desportivos e outros detalhes interiores
  • As opções de motores mais potentes incluem o multi-premiado bloco 1.0 EcoBoost com a potência aumentada para os 140 cv, no Fiesta ST-Line e o 1.5 EcoBoost com 182 cv no Focus ST-Line
  • Outros dois modelos ST-Line serão lançados antes do final do ano

COLÓNIA, Alemanha, 2 de Junho de 2016 – A Ford Europa deu hoje a conhecer a nova linha de modelos ST-Line, com veículos de estilo desportivo, inspirados em modelos Ford Performance, e oferecendo uma gama de potentes e eficientes motores a gasolina da família EcoBoost, bem como opções diesel TDCi.

A gama ST-Line será estreada com o Fiesta ST-Line – com preços a partir dos 17.550 euros – e o Focus ST-Line – com preços desde os 22.294 euros – estando ambos disponíveis para encomenda desde já.

Revelando um arrojado design exterior e interior inspirado pelos aclamados Ford Fiesta ST e Ford Focus ST de alta performance, os novos Fiesta ST-Line e Focus ST-Line foram concebidos a pensar nos clientes que aspiram à imagem desportiva emanada pelos modelos ST-Line – mas que não exigem a performance absoluta optimizada pelos motores ST e pelos chassis equipados com tecnologias desportivas.

Tanto o Focus ST-Line como o Fiesta ST-Line são propostos com uma gama de potentes motores, incluindo o multi-premiado Ford 1.0 EcoBoost a gasolina, suspensões desportivas e carroçaria desportiva e jantes de liga leve de design específico, integrando no interior bancos e volante desportivos e pedais em alumínio.

“Com a nossa nova gama ST-Line, cada vez mais condutores podem experienciar o estilo desportivo e a dinâmica de condução inspirados na nossa mais excitante gama Ford Performance de sempre, que incluem modelos como o Focus RS, o novo Fiesta ST200 e o superdesportivo Ford GT,” explicou Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas & Serviço da Ford Europa. “Esperamos vender este ano 40.000 modelos de performance na Europa, um aumento de 50% comparado com 2015, que por sua vez viu crescer as vendas deste tipo de carros em 61% comparativamente a 2014.”

Um estilo desportivo
Disponível com carroçaria de 3 e 5 portas, o Fiesta ST-Line é a mais recente proposta desportiva da gama do segmento B mais vendida na Europa. A versão de 5 portas e a carrinha da gama Focus ST-Line aumentam ainda mais o apelo deste popular modelo familiar.

Os modelos Ford ST-Line possuem um estilo inspirado na gama ST, incluindo:

  • Uma grelha dianteira em ninho de abelha com formato trapezoidal, faróis de nevoeiro com contornos a negro, e um spoiler na secção inferior do pára-choques dianteiro no Fiesta ST Line e um pára-choques específico no Focus ST-Line
  • Um difusor traseiro em ambos os modelos e um grande spoiler traseiro no topo do tejadilho no Fiesta ST-Line
  • Um friso negro na linha de cintura abaixo das janelas, saias laterais e badge exterior ST-Line nas laterais dianteiras.
  • Jantes específicas em liga leve de 16” no Fiesta ST-Line e de 17” no Focus ST-Line, ambas pintadas em Rock Metallic Grey.
  • Bancos desportivos, com pespontos em vermelho e pele perfurada, volante desportivo tipo ST com pespontos em cinzento.
  • Alavanca das mudanças tipo ST, com acabamento escuro e placas escovadas ST-Line.

Motores potentes e limpos
A nova gama de modelos Ford ST-Line estão disponíveis apenas com derivativos de motores mais potentes que complementam a melhorada dinâmica de condução permitida pelas suspensões desportivas, mais baixas em 10 mm.

O Fiesta ST-Line é proposto com as seguintes opções de motores a gasolina*:

  • 1.0 EcoBoost de 100 e 125 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, permitindo emissões de CO2 de 99 g/km e consumos médios de 4,3 l/100 km
  • 1.0 EcoBoost de 100 cv, com transmissão automática Ford PowerShift de seis velocidades, permitindo emissões de CO2 de 114 g/km, e um consumo médio de 4,9 l/100 km (não disponível em Portugal)
  • 1.0 EcoBoost de 140 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, emissões de CO2 de 104 g/km e um consumo médio de 4,5 l/100 km**

Ainda no leque de propostas encontra-se o Fiesta ST-Line com o motor Ford 1.5 TDCi de 95 cv com transmissão manual de cinco velocidades, permitindo emissões de CO2 de 94 g/km e um consumo de 3,6 l/100 km.

Quanto ao Focus ST-Line, este modelo é proposto com motores a gasolina e potências entre os 125 e os 182 cv e com transmissões manuais ou automáticas, ambas de seis velocidades, ou PowerShift automática com igual número de relações, incluindo*:

  • 1.0 EcoBoost de 125 cv, emissões de CO2 de 108 g/km e consumos médios de 4,7 l/100 km
  • 1.5 EcoBoost de 150 e 182 cv, emissões de CO2 de 127 g/km e consumos médios de 5,5 l/100 km (não disponíveis em Portugal)

O Focus ST-Line é igualmente proposto com o motor Ford 1.5 TDCi diesel de 120 cv e emissões de CO2 de 98 g/km e consumos médios de 3,8 l/100 km, ou com o motor 2.0TDCi de 150 cv e emissões de CO2 de 105 g/km e consumos médios de 4,0 l/100 km com caixa manual de 6 velocidades ou automática PowerShift de 6 relações, com emissões de 115 g/km de CO2 e consumos médios de 4,4 l/100km.

O Focus ST-Line é proposto com patilhas no volante, quando equipado com a transmissão automática PowerShift de seis velocidades.

“Os novos Fiesta ST-Line e Focus ST-Line irão oferecer aos clientes a possibilidade de apreciarem as famosas características fun-to-drive e a forte imagem dos modelos de elevada performance da Ford, num estimulante e acessível pacote com uma larga gama de motores a gasolina e diesel,” referiu de Waard, acrescentando que “iremos ainda apresentar dois novos modelos mais para o final do ano”.

* Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidos de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

** Motor 1.0 EcoBoost de 140cv iniciará a produção mais tarde

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 201.000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com. ​

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission