Ford Media Center

Ford GT na ‘Pole Position’ Para as 24 Horas de Le Mans

  • Ford GT #68 de Dirk Müller regista o melhor tempo na categoria LM GTE Pro
  • Os Ford GT da equipa Ford Chip Ganassi Racing qualificam-se na 1ª, 2ª, 4ª e 5ª posições
  • Ford GT de estrada faz a sua estreia dinâmica sábado em Le Mans

LE MANS, França, 17 de Junho 2016 – O Ford GT #68 da equipa Ford Chip Ganassi Racing arrancará na ‘pole position’ na edição 2016 das 24 Horas de Le Mans, na classe LM GTE Pro, depois do piloto alemão Dirk Müller ter registado o melhor tempo na sessão de qualificação de quarta-feira à noite de 3m 51.185s. O Ford GT #69 estará ao seu lado e os GT #67 e #66 partirão para a corrida no sábado na quarta e quinta posições, respectivamente.

O Ford GT #68 registou a ‘pole position’ provisória durante a primeira sessão de qualificação na quarta-feira à noite e, depois, a chuva impediu qualquer tentativa de melhorar os tempos iniciais durante as duas sessões de qualificação na tarde de quinta-feira.

“Cada elemento desta equipa tem trabalhado incansavelmente para levar o Ford GT a esta fase do seu desenvolvimento”, disse Raj Nair, vice-presidente executivo, Desenvolvimento de Produto Global e director técnico. “Sabemos que o maior desafio ainda está para acontecer e velocidade não é a única coisa que é precisa em Le Mans. Como uma equipa com um objectivo, vamos correr com empenho e paixão e vamos correr por todos os elementos da grande família Ford em todo o mundo.”

Müller estava radiante por ter registado o melhor tempo entre todos os pilotos da equipa Ford Chip Ganassi Racing.

“Nós não estávamos com muita sorte na primeira sessão de qualificação”, disse ele. “Quando Joey (Hand) estava em pista havia muito tráfego e, em seguida, uma bandeira encarnada e o tempo estava a passar. O Sébastien (Bourdais) entrou a seguir e havia novamente tráfego. Finalmente, com apenas 15 minutos da sessão para cumprir eu fiz a minha primeira volta e o carro estava realmente bom. Eu também apanhei muito tráfego, mas, em seguida, o Mike O'Gara (director de equipa dos carros # 68 e # 69) comunicou via rádio e disse ‘tens mais uma volta, tu consegues’. “Foi uma boa volta e foi para os rapazes da Ford Chip Ganassi Racing. Estou muito orgulhoso de todos. Só estar aqui é uma grande honra para todos nós. Competir no Ford GT para a Ford Chip Ganassi Racing neste importante aniversário é um privilégio.”

O Ford GT apresenta o melhor em aerodinâmica, construção de fibra de carbono e o ultra eficiente motor V6 EcoBoost twin-turbo, o mais potente motor de produção da Ford que debita mais de 600 cavalos de potência.

O Ford GT é o produto de topo da gama Ford Performance e por isso é justo que a versão de estrada faça a sua estreia dinâmica em Le Mans. Às 12:20 de sábado, o carro mais avançado e mais exclusivo da Ford vai participar num desfile no Circuito de la Sarthe, proporcionando a primeira oportunidade para qualquer pessoa no mundo ver o muito esperado Ford GT de produção em acção, antes dos Ford GT de competição alinharem na maior corrida do mundo no final dessa tarde.

A 84ª edição das 24 Horas de Le Mans começa no sábado, às 15:00h CET.

No coração: Ford Regressa a Le Mans
Para marcar o regresso da Ford a Le Mans foi produzido um vídeo especial para todos os empregados no mundo inteiro. A equipa Ford Chip Ganassi Racing esteve presente na estreia deste filme hoje de manhã em Le Mans. Ele retrata o papel que cada empregado desempenha na realização da história de inovação da Ford e o significado especial de fazer parte da extensa família Ford. Para visualizar o filme, clique aqui: https://youtu.be/io81PzoSc2E

Pilotos Ford Chip Ganassi Racing em Le Mans:
66 - Billy Johnson (EUA), Stefan Mücke (Alemanha), Olivier Pla (França)
67 - Marino Franchitti (Grã-Bretanha), Andy Priaulx (Grã-Bretanha), Harry Tincknell (Grã-Bretanha)
68 - Sébastien Bourdais (FRA), Joey Hand (US), Dirk Müller (GER)
69 - Ryan Briscoe (Australia), Scott Dixon (Nova Zelândia), Richard Westbrook (Grã-Bretanha)

Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 201,000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Sobre as equipas Chip Ganassi Racing
A Chip Ganassi tem sido uma pedra basilar na indústria do automobilismo de competição há mais de 25 anos e é considerada um dos proprietários mais bem-sucedidos e inovadores existentes no desporto, em qualquer lugar do mundo. Hoje, as suas equipas incluem quatro carros na Verizon IndyCar Series, dois carros na NASCAR Sprint Cup Series, um carro na NASCAR XFINITY Series, dois Ford GT de fábrica no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, dois Ford GT de fábrica no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e dois Supercars no Red Bull Global Rallycross. No total, as suas equipas detêm 18 campeonatos e 170 vitórias, incluindo quatro Indianapolis 500s, uma Daytona 500, uma Brickyard 400 e seis Rolex 24 At Daytonas e as 12 Horas de Sebring. A Ganassi possui instalações em Indianápolis e Concord, na Carolina do Norte, EUA, com sede em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA. Para mais informações consultar: www.chipganassiracing.com

CO2 Emission