Ford Media Center

Sente-se e Desfrute da Paisagem! Inquérito Mostra que os Veículos com Condução Autónoma Podem Torná-lo Mais Feliz e Até Talvez Deixe de Levar os Miúdos à Escola

Untitled Document

  • Inquérito a 5.000 adultos revela como as pessoas passariam o tempo em veículos com condução autónoma
  • Descontrair e desfrutar da paisagem estão entre as opções preferidas de 4 em cada 5 europeus
  • A maioria poria a conversa em dia com os seus familiares, navegaria na net e aproveitaria para comer
  • Carros com condução autónoma são vistos como a melhor opção nas saídas para tomar um copo e para a condução diária (casa-trabalho-casa)
  • O fim das viagens para a escola? Um em cada 6 aceitam com agrado que as crianças viagem sozinhas
  • Dados revelam que os europeus gastam 10 dias por ano nos seus carros
  • A Ford vai começar a testar modelos autónomos em estradas europeias no próximo ano

COLÓNIA, Alemanha, 29 de Novembro de 2016 – Os veículos com condução autónoma podem estar ainda um pouco longe de chegar às estradas, mas muitas pessoas podem já antever as diferenças que vão ter lugar na forma como viajamos.

Num novo inquérito encomendado pela Ford, muitos europeus revelam que o tempo gasto ao volante seria melhor empregue a falar com os amigos e família, a apreciar a paisagem ou a dormir uma soneca*. Pode também ditar o fim das viagens para a escola, pois 16 por cento dos inquiridos deixaria as crianças viajar sozinhas.

A Ford anunciou que vai começar a testar carros com condução autónoma em 2017. E que dos 5.000 adultos inquiridos, 80 por cento anseiam por descontrair e apreciar a paisagem, 72 por cento falariam ao telefone e 64 por cento aproveitariam para comer. Ler e ver filmes são as actividades seguintes na lista.

Segundo Thomas Lukaszewicz, Director de Condução Autónoma, da Ford Europa, “as pessoas estão mesmo a começar a pensar no impacto que os veículos autónomos poderão vir a ter no seu dia-a-dia.” Para Lukaszewicz, “muitos de nós negligenciamos o nosso próprio tempo e o tempo dos nossos familiares, em função de outras exigências. Os modelos com condução autónoma irão revolucionar a forma como vivemos, bem como a forma como viajamos.”

Em média, os condutores europeus passam até 10 dias por ano nos seus carros** e um estudo anterior revela que os habitantes das grandes cidades acham a sua condução diária mais stressante do que o seu trabalho***. Esta sondagem mais recente revelou uma preferência por veículos autónomos face aos modelos convencionais no que toca a saídas para tomar um copo e no dia-a-dia (casa-trabalho-casa), acrescentando que quase metade dos inquiridos é da opinião de que carros sem condutor seriam mais seguros.

Thomas Lukaszewicz comentou ainda que “a Ford já revelou os seus planos de utilização de um veículo autónomo no âmbito de um serviço de transporte partilhado nos EUA em 2021, mas achamos importante que esse programa de testes seja alargado à Europa.” O mesmo responsável acrescenta ainda que “na Europa, as regras de trânsito variam de país para país, os sinais de trânsito e o sistema viário são diferentes, existindo sempre, e também, uma grande probabilidade dos condutores terem de partilhar estradas muito movimentadas com ciclistas.”

 

# # #

* Inquérito realizado em Novembro de 2016 pela Penn Schoen Berland para a Ford Motor Company, na Alemanha, Espanha, França, Noruega e Reino Unido.
** http://ec.europa.eu/eurostat/documents/3433488/5298273/KS-SF-07-087-DE.PDF/0d50ff3c-a042-4c49-85e8-5333c92a7186
*** Inquérito realizado em Abril de 2015 pela Opinion Matters para a Ford Motor Company https://media.ford.com/content/fordmedia/feu/en/news/2015/04/27/for-europeans--the-journey-to-work-causes-more-stress-than-their.html

 

Notas do Editor:

A Ford está actualmente a expandir-se simultaneamente como uma empresa automóvel e de mobilidade; nesse sentido, procura activamente todas as oportunidades que possam surgir através do programa Ford Smart Mobility, a sua estratégia para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, análise e tratamento de dados. A companhia está empenhada em tornar os modelos autónomos acessíveis a milhões de pessoas, tendo, no início deste ano, anunciado nos EUA a intenção de ter, em 2021, um veículo autónomo de grande volume e de nível 4 SAE, para uma operação comercial no serviço de transporte em regime de aluguer ou de partilha.

Os testes de veículos autónomos em estradas europeias reforçam o facto da Ford ter sido a primeira marca a testar veículos autónomos na neve, à noite, e na Mcity, um complexo de 13 hectares implantado na área da Universidade do Michigan (EUA), onde se réplica e simula, à escala real, um ambiente urbano.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 203.000 empregados e 62 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com. ​

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission