Ford Media Center

Ford Apresenta Nova Geração de Tecnologias Para Estacionamento Sem Esforço, Evitar Colisões e Erros nas Entradas em Auto-Estradas

 

  • Os investimentos da Ford na nova geração de tecnologias de assistência ao condutor apresentam novas características que permitem estacionar sem esforço em lugares de parqueamento que, de outra forma, o condutor não escolheria
  • O conjunto de novas tecnologias de assistência ao condutor inclui também a possibilidade de contornar veículos lentos ou imobilizados, ou avisar os condutores da entrada em contra-mão numa auto-estrada
  • Os novos sistemas foram desenvolvidos a partir da vasta gama de tecnologias já disponibilizadas pela Ford nos seus modelos, de assistência ao estacionamento, evitar colisões, manutenção de faixa de rodagem, gestão da velocidade, entre outros

 

Enervante, potencialmente perigoso e com um contributo significativo nas despesas de reparação de colisões a baixa velocidade e de riscos na carroçaria, o estacionamento é um ódio de estimação para muitos condutores em toda a Europa.

No Reino Unido, um quarto dos acidentes ocorrem em parques de estacionamento1. Quase metade dos condutores britânicos admite preferir estacionar mais longe do seu destino do que tentar estacionar num lugar em paralelo2.

O alerta de tráfego cruzado com tecnologia de travagem em desenvolvimento na Ford está a ser concebido para ajudar a reduzir o stress de estacionamento, detectando pessoas e objectos prestes a passar por trás do veículo, fornecendo um aviso ao condutor e, em seguida, travar automaticamente se o condutor não responder. A câmara de visão ampla traseira, no ecrã do carro, oferecerá uma visão alternativa de grande angular da traseira do veículo. A assistência de estacionamento activa melhorada estacionará o veículo em paralelo ou perpendicular ao simples pressionar de um botão.

“Já estamos todos habituados aos desafios da condução, mas continua a ser uma das tarefas diárias mais exigentes para a maioria de nós,” refere Torsten Wey, Director de Sistemas Electrónicos de Chassis & Segurança, Ford Europa. “A tecnologia está já a mostrar todo o seu potencial em termos de tornar a condução menos stressante e o investimento da Ford na pesquisa e desenvolvimento neste domínio está a ser compensador registando-se uma aceleração na inovação para a expansão da nossa gama de tecnologias de assistência à condução, as quais oferecem funcionalidade e desempenho que os clientes valorizarão.”

Outras novas tecnologias estão a ser desenvolvidas no Centro Europeu de Pesquisa e Inovação da Ford em Aachen (Alemanha), englobando sistemas concebidos para ajudar os condutores a contornar outros veículos, de forma a ajudar a evitar colisões a alta velocidade, e outros de alerta, para se evitar que os condutores entrem em contra-mão em auto-estradas.

Estas novas tecnologias, que deverão estar disponíveis nos modelos Ford durante os próximos dois anos, constituem parte do objectivo da marca em triplicar o seu investimento no desenvolvimento de sistemas de assistência ao condutor. Este compromisso destina-se a possibilitar a evolução desses sistemas, aumentar as suas capacidades de acção e acelerar a sua implementação, disponibilizando-se soluções capazes de facilitar o estacionamento e a condução em trânsito congestionado, bem como ajudar os condutores a evitar colisões.

“Os condutores devem permanecer alertas e reactivos quando estão ao volante mas as tecnologias de apoio à condução podem ajudar,” disse Edmund King OBE, Presidente da Associação da Automóvel. “Existem grandes benefícios na Ford no desenvolvimento de novas tecnologias de assistência que podem auxiliar os condutores a evitar colisões, detectar utentes vulneráveis em pontos cegos ou erradicar os nervos inerentes ao estacionamento, tornando o processo mais fácil.”

Descomplicar o estacionamento
No Reino Unido, um em cada quatro acidentes de trânsito estão relacionados com o estacionamento1 e representam, para os condutores, despesas anuais de 800 milhões de euros em reparações.3 Durante os últimos 20 anos, a largura dos carros aumentou em cerca de 16 por cento, mas a maioria dos espaços de estacionamento mantém as mesmas dimensões de sempre.3

Investigações na matéria indicam também que 47 por cento dos condutores acaba por estacionar longe do seu destino para evitar estacionar em paralelo, 15 por cento evitam totalmente estacionar em paralelo e que 75 por cento deles se enerva quanto tem de estacionar na presença de outros condutores.2

“O estacionamento é um dos factores de maior pressão ao volante, impulsionado pela situação em que os condutores têm de lutar por encontrar um lugar de estacionamento em zonas urbanas, acabando por afectar o fluxo do trânsito, bem como os níveis de stress,” refere Dirk Gunia, Supervisor de Sistemas Electrónicos de Assistência ao Condutor, Ford Europa. “Tecnologias como o nosso sistema de Assistência ao Estacionamento Activo Melhorado vão ajudar os condutores a sentirem-se confiantes nas operações de estacionamento em lugares que, de outra forma, julgariam ser demasiado pequenos.”

Com o sistema de Assistência ao Estacionamento Activo Melhorado, basta premir um botão e o sistema assume o controlo da direcção, da caixa de velocidades e dos movimentos para frente e em marcha-atrás, tornando o estacionamento muito mais fácil. O sistema é capaz de entrar e sair automaticamente num lugar de estacionamento paralelo e movimenta o veículo em marcha-atrás num lugar de estacionamento perpendicular. O sistema de Assistência ao Estacionamento Activo Melhorado recorre ainda a sensores para localizar lugares adequados às dimensões do veículo.

Por sua vez, o sistema Alerta de Trânsito Cruzado com Travagem recorre aos sensores de radar para monitorizar a zona atrás do veículo. Se o condutor estiver a fazer marcha-atrás e não reagir ao primeiro aviso sonoro, o sistema está concebido para aplicar automaticamente os travões, tendo ainda sido desenhado para detectar motociclos e bicicletas.

Já a Câmara Traseira de Grande Amplitude apresenta uma visão panorâmica da traseira no ecrã central, oferecendo uma funcionalidade semelhante à Câmara Dianteira de Grande Amplitude da Ford, montada à frente dos modelos Ford Edge, Galaxy e S-MAX. Em manobras de marcha-atrás, esta dá ao condutor uma visibilidade adicional em esquinas sem visibilidade, bem como na detecção de obstáculos e de objectos que se aproximem da traseira do veículo.

Conduzir para longe dos problemas
A Ford está também a desenvolver uma nova tecnologia que pode auxiliar os condutores a contornar veículos imobilizados ou que se desloquem lentamente, contribuindo, assim, para evitar colisões.

Concebido para funcionar a velocidades urbanas e de auto-estrada, o sistema de Assistência de Direcção Evasiva utiliza um dispositivo de radar e uma câmara para detectar veículos lentos ou imobilizados à frente do carro, intervindo na direcção, ajudando o condutor a evitar uma colisão que eventualmente esteja iminente.

O sistema entra acção se for detectado um espaço insuficiente para se evitar uma colisão, actuando apenas sobre os travões e deixando que o condutor execute a manobra evasiva. A Assistência de Direcção Evasiva é uma evolução das actuais tecnologias Alerta de Colisão Fontal e Assistência de Pré-Colisão que reduzem a gravidade de certas colisões frontais envolvendo veículos e peões, ou ajudando o condutor a evitar alguns tipos de colisões.

Segundo Peter Zegelaar, Especialista em Tecnologias de Controlo de Travagem e Condução Autónoma, Ford Europa, “assim que o condutor tenta uma manobra de emergência para contornar um carro mais lento, a Assistência de Direcção Evasiva entra em acção, aligeirando a inércia da direcção, permitindo movimentos mais rápidos e, desse modo, ajudando a executar a manobra evasiva.”

Aviso de condução em contra-mão
É o pior pesadelo de qualquer condutor, mas a Ford está a desenvolver uma tecnologia que é capaz de contribuir para que tal deixe de acontecer, evitando-se que os condutores entrem em sentido contrário numa auto-estrada.

Comparativamente com outras colisões, os choques resultantes da condução em contra-mão são mais propensos a provocar ferimentos de maior gravidade e fatalidades. Na Alemanha, 3 por cento dos acidentes fatais ocorridos em auto-estradas são causados por condutores em contra-mão, originando 20 mortes por ano.4

O sistema de Alerta de Contra-Mão recorre a uma câmara montada no pára-brisas e à informação do sistema de navegação para alertar o condutor, com avisos sonoros e visuais, que está a passar por dois sinais de “Sentido Proibido” num acesso a uma auto-estrada. O sistema, que será disponibilizado em primeiro lugar na Alemanha, Áustria e Suíça, é uma evolução do dispositivo Reconhecimento de Sinais de Trânsito que utiliza uma câmara montada no pára-brisas da frente, fazendo uma análise aos sinais de trânsito e alertando o condutor para parar ou inverter o sentido de marcha.

O sistema de Assistência aos Engarrafamentos é outra das tecnologias já anunciadas pela Ford e que deverá estar disponível para os clientes dentro de dois anos. O sistema ajuda o condutor a manter o veículo centrado na faixa, acelerando e travando para manter a distância face ao veículo da frente.

A longo prazo, a Ford vai também desenvolver um Sistema Avançado de Iluminação Baseado em Câmaras que, após interpretar os sinais de trânsito, alarga o feixe das luzes dianteiras nos cruzamentos e nas rotundas.

Liderar na tecnologia de assistência ao condutor
A Ford é já um líder na democratização das tecnologias de assistência à condução, sendo que na Europa, oferece, há já alguns anos, uma vasta gama de soluções comercializadas em massa, nas quais se incluem:

  • Limitador Inteligente de Velocidade, o qual, quando activado, analisa os sinais de trânsito e ajusta o acelerador de forma a ajudar o condutor a manter-se dentro dos limites de velocidade legais e, assim, evitar multas;
  • Máximos Sem Encandeamento, sistema que utiliza uma câmara montada no pára-brisas para detectar, de noite, faróis dianteiros ou traseiros de bicicletas até aos 100 metros de distância, motociclos até aos 400 metros e automóveis até aos 800 metros, recorrendo a ópticas especialmente desenhadas para anular um tipo de iluminação que, de outra forma, encandearia temporariamente outros condutores ou ciclistas;
  • Sistema de Iluminação Frontal Adaptativa da Ford, o qual ajusta o ângulo e a intensidade do feixe dos faróis dianteiros de acordo com as condições de condução, incluindo um modo de funcionamentoIluminação de Acordo com as Condições de Tempo que, em situações de chuva intensa, ajusta automaticamente os faróis dianteiros para ajudar o condutor a detectar quaisquer perigos na berma da estrada.

Os condutores de modelos Ford beneficiam, há já algum tempo, de um conjunto de tecnologias de estacionamento, nas quais se incluem:

  • Estacionamento Perpendicular, o qual detecta lugares de estacionamento e movimenta automaticamente, em modo mãos livres, o carro em marcha-atrás para espaços de parqueamento ao lado de outros carros (em perpendicular), da mesma forma que o sistema de Assistência Activa ao Estacionamento ajuda os condutores no estacionamento em paralelo;
  • Assistência à Saída de Estacionamento, o qual ajuda o condutor a sair de um lugar de estacionamento paralelo, operando o volante enquanto o condutor opera os pedais do acelerador e travão;
  • Ajuda ao Estacionamento Lateral, gerando alertas sonoros e, no ecrã central, indicadores de distância para com os obstáculos em redor do veículo;
  • Alerta de Tráfego Cruzado, que avisa os condutores do trânsito cruzado que se lhes possa apresentar quando estes fazem marcha-atrás para a sair de um lugar de estacionamento.

Entre as outras tecnologias de assistência ao condutor incluem-se o Controlo de Velocidade Adaptativo, Sistema de Informação de Ângulo Morto, Reconhecimento de Sinais de TrânsitoAlerta de Manutenção de FaixaAjuda à Manutenção de Faixa e Alerta ao Condutor.

 

# # #

 

1 Accidentexchange.com. Em 2014, 22,78% dos acidentes registados pela Accident Exchange estavam relacionados com parques de estacionamento (501.160 em 2,2 milhões de acidentes).

2 https://www.osv.ltd.uk/osv-reveal-brits-dread-parking/

3 http://www.dailymail.co.uk/news/article-2838510/Drivers-1-400-car-park-prangs-day-Vehicles-getting-bigger-spaces-staying-size-blamed-accidents-cost-drivers-716m-year.html

4 https://www.adac.de/_mmm/pdf/rv_falschfahrer_sp_0814_83112.pdf

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 203.000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com. ​

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

 

CO2 Emission