Ford Media Center

Novas Versões Exclusivas Ford Kuga Vignale e Ford Edge Vignale Para Uma Crescente Procura Por SUVs Mais Luxuosos

 

  • A Ford alargou a exclusiva gama Vignale com as novas versões Ford Kuga Vignale e Ford Edge Vignale, indo ao encontro de uma maior procura no mercado por SUVs cada vez mais sofisticados
  • O SUV médio Ford Kuga Vignale e o SUV topo de gama Ford Edge Vignale oferecem especificações exclusivas e materiais premium, incluindo interiores em couro Windsor que apresentam detalhes de costuras semelhantes às utilizadas nos smokings
  • A sofisticação tecnológica inclui o sistema de conectividade SYNC 3 com comandos por voz e ecrã táctil de 8 polegadas que permite realizar gestos de aperto e de deslize
  • Disponibilização de propulsores potentes, económicos e requintados, onde se incluem o motor diesel TDCi bi-turbo de 210 cv para o Ford Edge Vignale, e o bloco EcoBoost a gasolina de 1,5 litros e 182 cv para o Ford Kuga Vignale
  • A gama de modelos Ford Vignale está já disponível para encomenda em toda a Europa; uma experiência exclusiva em termos de produto e de sentimento de posse, complementada por um conjunto de serviços e ofertas exclusivas

 

Os novos Ford Kuga Vignale e Ford Edge Vignale são os primeiros sport utility vehicles (SUVs) a ser lançados ao abrigo da nova ofensiva de produtos e experiências exclusivas Ford Vignale, indo ao encontro das exigências do mercado que evidencia uma crescente procura de modelos de luxo, no segmento que regista mais vendas na Europa.

Tanto o SUV médio Ford Kuga Vignale como o SUV topo de gama Ford Edge integram especificações exclusivas e materiais premium, incluindo interiores em couro Windsor com detalhes de costura semelhantes aos utilizados num smoking, cores exclusivas Vignale, e outros pormenores como a grelha hexagonal de assinatura Ford Vignale.

As tecnologias inovadoras incluem o Sistema de Faróis Dianteiros Adaptativos da Ford que ajusta o eixo e a intensidade do feixe dos faróis dianteiros em função das condições de condução, e o sistema de comunicação e entretenimento da Ford, designado SYNC 3, mais rápido de utilizar e dotado de um ecrã táctil de 8 polegadas com controlo por movimentos de aperto e deslize.

A nova gama conta com motorizações potentes, económicas e sofisticadas, incluindo o motor Diesel TDCi bi-turbo de 210 cv para o Ford Edge Vignale e o bloco EcoBoost a gasolina de 1,5 litros e 182 cv para o Ford Kuga Vignale. O Sistema de Tracção Inteligente All Wheel Drive (AWD) da Ford faz parte do equipamento de série do Ford Edge Vignale, estando disponível como opcional para o Ford Kuga Vignale. Proporciona, em ambos os casos, uma suave e instantânea transferência de binário entre as quatro rodas e, consequentemente, um maior nível de aderência à estrada.

No caso do Ford Edge Vignale, o requinte é reforçado pelo dispositivo Controlo Activo do Ruído da Ford, o qual recorre ao sistema de áudio para emitir ondas sonoras capazes de anular os ruídos mecânicos e, desse modo, melhorar significativamente o ambiente a bordo.

Segundo Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas & Serviço da Ford Europa, “A nossa gama Ford Vignale é uma resposta directa à tendência crescente do mercado para com SUVs mais sofisticados e representa o melhor que a Ford tem para oferecer em termos de luxo, materiais e qualidade de construção.” O mesmo responsável refere ainda que “esta é uma excelente oportunidade para alargar a oferta da Ford no segmento topo de gama e proporcionar aos nossos clientes um conjunto de experiências que correspondem às suas cada vez mais elevadas expectativas.”

Comparativamente com as vendas totais de automóveis, a percentagem de SUVs vendidos na Europa aumentou de 6 por cento em 2005 para 23 por cento em 2015*. Segundo os especialistas de análise de Mercado HIS, esta tendência de crescimento é para continuar, prevendo-se que chegue aos 27 por cento em 2020. Em 2015, as vendas do Kuga atingiram o número recorde de 102.000 unidades, sendo de destacar que quase 4 em cada 5 unidades vendidas foram versões Titanium, uma indicação clara da apetência do mercado para as versões de luxo no segmento SUV.

Ford Kuga Vignale
Desenvolvido a partir do novo Ford Kuga, já de si bastante sofisticado, o Ford Kuga Vignale vem recheado de especificações exclusivas, como a pintura exterior pérola fluorescente Milano Grigio, exclusiva da gama Vignale e inspirada em tons rosa metalizados. Outros detalhes incluem acabamentos com efeito de brilho escurecido nos frisos inferiores dianteiro e traseiro e nas inserções das portas laterais e portão da bagageira. Na frente, destaca-se a grelha hexagonal de assinatura Vignale.

O carácter topo de gama do interior do Ford Kuga Vignale é enriquecido por revestimentos em couro Windsor na corCashmere, com costuras hexagonais tipo smoking nos bancos e painéis das portas. Os sofisticados revestimentos em pele também são aplicados no painel de instrumentos.

A bordo do Ford Kuga Vignale existe um conjunto de tecnologias de ponta onde se incluem o sistema de Estacionamento Perpendicular da Ford, que permite estacionar em modo mãos-livres ao lado de outros carros, uma versão melhorada do sistema de alerta de colisão Paragem Activa em Cidade, e Abertura Automática Mãos-Livres da porta da bagageira para facilitar o acesso a esse compartimento.

O Sistema de Faróis Dianteiros Adaptativos da Ford ajusta o ângulo e a intensidade do feixe de luz dos faróis dianteiros em função do ambiente de condução, incluindo um modo de funcionamento Iluminação Dependente do Estado do Tempo que, em condições de chuva intensa, ajusta automaticamente os faróis dianteiros de forma a ajudar o condutor a identificar situações de perigo na berma da estrada.

 

Entre as motorizações disponíveis para o Ford Kuga Vignale incluem-se:

  • 1.5 EcoBoost de 150 cv com caixa manual de seis velocidades, tracção dianteira (FWD), consumos de 6,3 l/100 km e emissões de 145 g/km CO2 **
  • 1.5 EcoBoost de 182 CV com caixa automática de seis velocidades, tracção integral (AWD), consumos de 7,5 l/100 km e emissões de 173 g/km CO2 [não disponível em Portugal]
  • 2.0 TDCi de 150 CV com:
    • caixa manual de seis velocidades, tracção dianteira (FWD), consumos de 4,7 l/100 km e emissões de 122 g/km CO2,
    • caixa manual de seis velocidades, tracção integral (AWD), consumos de 5,2 l/100 km e emissões de 135 g/km CO2, ou
    • caixa automática de seis velocidades PowerShift e tracção integral (AWD) com consumos de 5,2 l/100 km e emissões de 134 g/km CO2 [não disponível em Portugal]
  • 2.0 TDCi de 180 CV com:
    • caixa manual de seis velocidades, tracção integral (AWD), consumos de 5,2 l/100 km e emissões de 135 g/km CO2, ou [não disponível em Portugal]
    • caixa automática de seis velocidades PowerShift e tracção integral (AWD) com consumos de 5,2 l/100 km e emissões de 134 g/km CO2

Ford Edge Vignale 
Elegante e moderno, o Ford Edge Vignale apresenta detalhes exteriores cuidadosamente executados e que lhe conferem ainda mais exclusividade, tais como faróis de nevoeiro com acabamentos cromados exclusivos, grelha superior hexagonal de assinatura Vignale, acabamento em preto mate e contornos em alumínio polido, e ainda jantes de 19 polegadas em alumínio polido. A gama de cores exteriores inclui a tonalidade exclusiva Vignale Ametista Scura.

O requinte interior é reforçado por revestimentos em couro Windsor, com costuras hexagonais tipo smoking nos bancos e painéis das portas, disponíveis nas cores Cashmere ou Ebony. Os revestimentos em pele estão também presentes no apoio de braço e espaço de arrumação centrais, bem como no painel de instrumentos. No lado do passageiro, o tablier é embelezado por uma elegante inserção em alumínio.

Nas palavras de Joel Piaskowski, Director de Design, Ford Europa “O estilo Ford Vignale está carregado de sofisticação e exalta um carácter desportivo premium. Para os clientes, o conceito Ford Vignale constitui uma forma mais individualista de desfrutar do luxo e de expressar o seu próprio estilo de vida.”

O nível de sofisticação é incrementado pelo sistema Controlo Activo de Ruído da Ford,* o qual recorre a três microfones, estrategicamente colocados no habitáculo, para monitorizar o ruído da mecânica que se transmite ao interior do veículo. Recorrendo ao sistema de som, o Controlo Activo de Ruído emite ondas sonoras opostas para anular o ruído do motor e, desse modo, melhorar substancialmente o ambiente a bordo.

O Ford Edge Vignale conta, igualmente, com outras tecnologias concebidas para reduzir os níveis de stress do condutor. É o caso da Câmara Frontal de Grande Amplitude, com capacidade de ver em curvas/esquinas em que o condutor não tem visibilidade e, assim, ajudar a evitar potenciais colisões, o Sistema de Informação de Ângulo Morto, Reconhecimento de Sinais de TrânsitoAlerta de Manutenção de FaixaAjuda à Manutenção de Faixa e Alerta ao Condutor.

O Ford Edge Vignale é proposto com dois potentes motores diesel:

  • 2.0 TDCi bi-turbo de 210 CV, com caixa automática PowerShift de seis velocidades e tracção integral (AWD), e
  • 2.0 TDCi de 180 CV com caixa manual de seis velocidades e tracção integral (AWD).

Ambos apresentam consumos de 5,9 l/100 km e emissões de 152 g/km CO2

Tecnologias de ponta para maior conforto e segurança
Todas as versões Ford Vignale estão equipadas de série com o Sistema de Comunicação e Entretenimento SYNC 3 da Ford, agora muito mais rápido de utilizar graças ao novo ecrã táctil de 8 polegadas, permitindo realizar, pela primeira vez, gestos de aperto e de deslize. Para se assegurar de que esta nova versão do sistema SYNC é a mais fácil de utilizar, a Ford inspirou-se em mais de 22.000 comentários de clientes e em informações recolhidas em clínicas e inquéritos.

O sistema SYNC 3 oferece uma utilização mais rápida, tem comandos simplificados e suporta cinco línguas adicionais. Ao carregar num botão e dizer “Preciso de um café”, “Preciso de Combustível” e “Preciso de Estacionar,” o condutor pode facilmente localizar os cafés, as bombas de gasolina ou os parques de estacionamento mais próximos, bem como encontrar estações de comboio, aeroportos e hotéis.

Para o condutor, a utilização do ecrã de toque de 8 polegadas do sistema SYNC 3 é idêntica à do seu smartphone. O novo interface apresenta botões maiores e mais fáceis de utilizar e, pela primeira vez, é possível operar por gestos de aperto e de deslize.

Os utilizadores de iPhone têm ao seu dispor o sistema Apple CarPlay, a forma mais segura de utilizar o iPhone no carro para fazer chamadas, aceder a músicas, enviar e receber mensagens e obter trajectos optimizados em função do trânsito, entre outras funcionalidades, sempre sem desviar o olhar da estrada. Para os utilizadores do sistema operativo Android™ basta activar o Android Auto™, cujas aplicações e serviços são já bem conhecidos e apreciados, com acesso seguro e rápido a serviços como Google Search, Google Maps e Google Play. A actualização do software é feita via Wi-Fi.

O sistema All Wheel Drive Inteligente (AWD) da Ford proporciona uma suave e instantânea transferência de binário entre as quatro rodas e, consequentemente, um maior nível de aderência à estrada, especialmente em condições de baixa aderência, sendo capaz de executar uma repartição de binário de até 50/50 entre os dois eixos, em menos de 20 milissegundos, ou seja, vintes vezes mais rápido que um piscar de olhos.

Testes meticulosos
Cada unidade Ford Vignale é individualmente executada de acordo com as especificações definidas pelo cliente e construída com recurso a um processo que conjuga métodos artesanais com tecnologias de ponta. As mais recentes tecnologias nas áreas do laser e o recurso a câmaras de vídeo permitem auxiliar o olhar experiente do artesão na fase de análise de todos os detalhes de um modelo Vignale, desde a carroçaria e alinhamento dos painéis até ao acabamento da pintura.

Apaixonados pela precisão e atenção ao detalhe, os especialistas empregam mais de duas horas no polimento manual da pintura, de forma a obter um brilho final perfeito, ao mesmo tempo que também escrutinam cuidadosamente os mais ínfimos detalhes e as costuras das peças de couro, cortadas a laser, que revestem os bancos.

Os modelos Vignale são submetidos a 100 controlos de qualidade adicionais. Na fábrica Ford de Valência, em Espanha, são usadas penas de avestruz – cada uma medindo até 76 cm de comprimento e pesando menos de 3 gramas – para remover minúsculas partículas de pó que ficam agarradas à carroçaria Ford Vignale logo após a pintura, garantindo-se, assim, um acabamento final ainda mais suave.

Uma gama Ford Vignale em crescimento
Os novos SUVs de luxo Ford Kuga Vignale e Ford Edge Vignale alargam o portfólio Ford Vignale para quatro modelos, surgindo ambos no seguimento dos lançamentos do Ford Mondeo Vignale (4 portas e SW) em 2015 e do Ford S-MAX Vignale (de sete lugares) no início do presente ano.

A gama de modelos Ford Vignale está disponível para encomenda nos FordStores de toda a Europa, bem como no revendedor Ford que os clientes escolherem. Os FordStores integram Vignale Lounges dedicados, que proporcionam uma experiência de compra personalizada, com o apoio de um Gerente de Relacionamento Vignale. A Ford conta com um total de 360 FordStores, esperando atingir um total de 400 espaços idênticos no início do próximo ano.

A Ford também proporciona um serviço dedicado de estilo de vida que ajuda os clientes Ford Vignale de toda a Europa a organizarem, de modo eficiente, viagens, eventos e actividades de lifestyle. Trabalhado em parceria com a Total Management, uma agência global de eventos, de acções de lifestyle e de viagens, o serviço disponibiliza uma colecção de experiências, cuidadosamente selecionadas, aos clientes Ford Vignale. 

Entre os benefícios adicionais oferecidos ao cliente pela Ford Vignale incluem-se a app Vignale Service para smartphones equipados com os sistemas operacionais da Apple e Android™. Esta aplicação oferece uma ligação directa aos conteúdos online de lifestyle da revista “Vignale Magazine”, para além de prestar dicas de condução e outras informações, um localizador de concessionários, bem como serviços activados por GPS, incluindo a plataforma Ford Vignale Park Me, localização de estações de combustível e uma conexão one-touch com os serviços de emergência ou com o serviço Ford Vignale One Call. 

Os clientes podem, a partir de agora, recorrer ao novo configurador online dedicado Ford Vignale Internet, o qual permite-lhes explorar os diversos preços e opcionais, incluindo as novas opções de design desvendadas no início do presente ano, que permitem uma personalização ainda mais abrangente do estilo exterior dos modelos Ford Vignale.

“Os nossos clientes têm expectativas muito elevadas e pretendem obter mais da Ford. Em alguns veículos, as nossas especificações de topo de gama Titanium representam 70 por cento do total das vendas,” referiu Jim Farley, Presidente e CEO da Ford Europa. “Com a gama Ford Vignale podemos oferecer-lhes o melhor da Ford em termos absolutos, nos domínios do luxo e do serviço personalizado.”

 

# # #

*Valores da JATO Dynamics baseados em informações fornecidas pela JATO Consult, a consultora de serviços por excelência da companhia. Os valores reportam-se a 30 países europeus. Para informações adicionais por favor consulte o portal www.jato.com

** Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.   

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 203.000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com. ​

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission