Ford Media Center

Ford Desenvolve Tecnologia que Envia Alertas de Buracos na Estrada para o Painel de Instrumentos e que Permitirá Poupar Até 500 Euros em Reparações

  • Investigação teve início num mapa virtual de buracos destinado a condutores
  • Custos da reparação de danos causados pelos buracos podem chegar facilmente aos 500 euros
  • Mau estado do piso das estradas contribui para mais de um terço de todos os acidentes de viação todos os anos
  • Estima-se que os danos nas estradas irão aumentar depois de um inverno que se espera muito rigoroso
  • Alertas de buracos em tempo real tornaram-se possíveis através de câmaras e de modem integrado no veículo

COLÓNIA, Alemanha, 16 de Fevereiro 2017 – Com um inverno que se espera esteja entre os piores de que há memória em algumas partes da Europa, a possibilidade de que as baixas temperaturas, o gelo e as chuvas agravem o estado das estradas e converta os buracos verdadeiras armadilhas.

Em toda a Europa, as estradas com piso em mau estado contribuem para mais de um terço de todos os acidentes de viação anualmente.* Em 2011 registaram-se 20 milhões de buracos nas estradas europeias, mas apenas metade destes foram reparados, um custo que se estima em mais de 1,2 mil milhões de euros.* Só na Grã-Bretanha, é recebida uma reclamação por danos provocados por buracos na estrada a cada 17 minutos, com um custo médio por reclamação de 508 euros. **

Um mapa virtual criado em ‘crowdsourcing’, revelado hoje pela primeira vez pela Ford, poderia, contudo, poupar reparações muito dispendiosas. Encontra-se actualmente em processo de desenvolvimento e os testes terão início ainda este ano. O mapa mostrará aos condutores, em tempo real, no painel de instrumentos, onde se encontram os buracos, a sua perigosidade e sugestão de rotas alternativas.

“Um mapa virtual pode sinalizar um novo buraco no momento em que ele aparece e quase mediamente avisar outros condutores do que os espera na estrada mais à frente,” disse Uwe Hoffmann, engenheiro de investigação de Tecnologias Avançadas de Controlo de Chassis, Ford Europa. “Os nossos carros já incorporam sensores que detectam buracos na estrada e agora queremos levar esta tecnologia para o nível seguinte.”

O frio, gelo e a neve todos fazem gelar as estradas, depois aquecem e finalmente abrem fendas, uma situação agravada pelas fortes chuvadas de primavera que preenchem os buracos, criando problemas aos muitos condutores que se fazem à estrada na Páscoa. Alguns modelos da Ford, como o Galaxy, Mondeo e S-MAX, já utilizam sensores a bordo para Controlo de Amortecimento Contínuo com Mitigação de Buracos, detectando-os com recurso aos sensores e ajustam a suspensão para ajudar a reduzir qualquer dano potencial.

Os engenheiros investigam agora usando também câmaras e modems incorporados, no Centro de Investigação e Inovação da Ford, em Aachen, na Alemanha. Juntas, essas tecnologias reúnem informações detalhadas sobre os buracos e transmitem para a nuvem em tempo real, onde ficam disponíveis para outros condutores.

Outras investigações estão também a explorar o uso de um sistema de suspensão activa desenhado para reduzir maciçamente a gravidade dos ressaltos e dos pisos em mau estado.

A Ford já testa novos veículos ao longo de um troço de 1,9km que é um pesadelo no circuito de testes de Lommel, na Bélgica, usando réplicas de alguns dos piores buracos de estrada do mundo.

# # #

* http://cordis.europa.eu/project/rcn/192281_en.html
** http://www.racfoundation.org/media-centre/pothole-compensation-claims-2015-16

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 201.000 empregados e 62 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing e serviços a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Para expandir o seu negócio, a Ford persegue agressivamente oportunidades emergentes através de investimentos em electrificação, autonomia e mobilidade. A Ford fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit. Para mais informação sobre a Ford e os seus produtos e serviços, visite a página www.corporate.ford.com. ​

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 52.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission