Ford Media Center

Estudo Sobre Enjoo em Viagens de Automóvel para Parar a Maldição das Viagens em Família e Que afecta até o Peixinho Dourado de Estimação

  • Pára-arranca no trânsito durante as férias da Páscoa pode significar milhares de enjoos por toda a Europa
  • Novo estudo mostra que os passageiros que olham através das janelas sentiram, em média, enjoos logo após 10 minutos
  • Crianças e adolescentes são os mais afectados pelo enjoo que afecta até o peixe dourado.
  • 2 em cada 3 pessoas já sofreram de enjoo no carro - 1 em cada 3 ficam doentes
  • A Ford e especialistas trabalham em conjunto para tentar reduzir os sintomas de enjoo em futuros carros

COLÓNIA Alemanha, 7 de Abril 2017 – É garantido o medo de quaisquer pais quando ouvem “Sinto-me enjoado!” Esta frase, será temida em muitos carros na próxima semana em toda a Europa, altura em que milhões de pessoas viajam nas férias da Páscoa.

O pára-arranca no trânsito e as estradas sinuosas vão piorar esta condição, que atinge dois terços das pessoas em algum momento, e é mais prevalente nos passageiros, especialmente nas crianças e adolescentes, agravado quando se viaja nos bancos traseiros, se joga videojogos ou se assiste a filmes.

No novo estudo realizado pela Ford, com a ajuda de especialistas sobre enjoo em movimento, verificou-se que os passageiros durante uma viagem curta e que olhavam pela janela, em média sentiram-se doentes após 10 minutos. E eram todos adultos.

 “O enjoo pode tornar uma viagem em família há muito esperada num verdadeiro pesadelo, com o pai e a mãe nervosos a espreitar por cima dos ombros e temendo o pior” disse Eike Schmidt, Engenheiro no Centro de Investigação e Inovação da Ford, em Aachen, Alemanha
“O conforto é um grande foco na maneira como projectamos os carros do futuro e queremos fazer tudo o que pudermos para reduzir o enjoo no carro.”

Bocejar e transpirar são sinais de alerta desta situação e ocorrem quando o cérebro recebe informações desconexas da visão e do órgão responsável pelo equilíbrio, localizado no ouvido. Os bebés não enjoam no carro, estes sintomas só ocorrem quando começamos a andar. Os animais de estimação também são afectados, e incrivelmente até o peixe dourado sofre de enjoos, um fenómeno observado pelos marinheiros.

“O enjoo é um problema complexo. É uma reacção natural a um estímulo não natural que não pode ser curado como tal. Mas podemos tentar aliviar os sintomas,” disse o Prof. Dr. Jelte Bos, de TNO, Sistemas Perceptivos e Cognitivos, em Soesterberg, Holanda.

Nos testes iniciais verificou-se no caso de janelas mais elevadas e que permitiam um campo de visão mais alargado, de ambos os lados da estrada, os voluntários tiveram menor propensão a enjoar. Os próximos testes irão explorar formas alternativas de permitir uma maior visão aos passageiros do banco traseiro para que possam aperceber-se da aproximação a estradas sinuosas e pontes com ressaltos.

“Para muitos condutores que pensam que os filhos têm problemas de enjoo nos carros pode simplesmente ser que os seus filhos tenham um problema com a sua condução,” acrescentou Prof. Bos, que também lecciona uma disciplina de percepção de movimento na Universidade Vrije em Amsterdão, e que tem trabalhado num dispositivo que mostra quanto o comportamento ao volante pode afectar o enjoo dos passageiros. “Adoptar um estilo de condução mais suave é um caminho a percorrer no sentido de diminuir os sintomas de náuseas e isso reduz os custos com combustível também.”  

O professor sugere alguns cuidados a ter no sentido de diminuir os sintomas de enjoo:

  • Nos lugares traseiros sentar no banco do meio, para visualizar a estrada, ou preferencialmente viajar nos bancos da frente
  • Condução mais suave e sempre que possível evitar travagens bruscas, acelerações fortes e buracos no pavimento
  • Distrair os passageiros – cantar uma canção em família pode ajudar
  • Beber refrigerantes de cola, comer biscoitos de gengibre, mas evitar café
  • Usar uma almofada ou um suporte de pescoço para manter a cabeça o mais imóvel possível
  • Ligar o ar condicionado para que circule ar fresco

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 201.000 empregados e 62 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing e serviços a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Para expandir o seu negócio, a Ford persegue agressivamente oportunidades emergentes através de investimentos em electrificação, autonomia e mobilidade. A Ford fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit. Para mais informação sobre a Ford e os seus produtos e serviços, visite a página www.corporate.ford.com. ​

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 52.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission