Ford Media Center

Novo Ford Fiesta Obtém Classificação Máxima de Segurança 5 Estrelas Euro NCAP

  • O Novo Fiesta recebeu classificação 5 estrelas de segurança atribuída pela entidade independente de testes de colisão Euro NCAP; primeiro Ford a oferecer o sistema de detecção de peões que pode prevenir acidentes na escuridão nocturna
  • O Fiesta obteve a classificação máxima na categoria de impactos laterais. O novo e inovador design do chassis transfere a energia do impacto lateral para o tejadilho de forma mais eficaz
  • Numerosas tecnologias de assistência ao condutor e dispositivos de segurança contribuíram para a classificação de 5 estrelas

COLÓNIA, Alemanha, 6 de Setembro 2017 – O novo Ford Fiesta foi premiado com a classificação máxima de 5 estrelas pela entidade independente de testes de colisão Euro NCAP.

O Fiesta – o veículo compacto com tecnologia mais avançada à venda na Europa – incorpora características sofisticadas desenhadas para auxiliar a prevenir ou mitigar o impacto em caso de acidente nos ocupantes e peões, incluindo uma versão melhorada da tecnologia de Assistência à Pré-Colisão com detecção de Peões que, pela primeira vez, pode ajudar a evitar colisões na escuridão nocturna.

A Euro NCAP atribuiu pontuações elevadas ao novo Fiesta, tanto nas categorias de protecção de passageiros adultos (87%), como de crianças (84%). O Fiesta obteve a pontuação máxima nos testes concebidos para replicar um impacto lateral entre dois carros, bem como no teste de colisão frontal e poste lateral, oferecendo um elevado nível de protecção a todos os ocupantes e boa protecção contra o traumatismo cervical.

As tecnologias de assistência ao condutor, incluindo Limitador de Velocidade Ajustável e Assistência à Manutenção da Faixa foram destacadas e positivamente recomendadas pela Euro NCAP, assim como os pré-tensores e limitadores de carga dos cintos de segurança, agora disponíveis pela primeira vez para os lugares traseiros para além dos bancos dianteiros, e airbags nos bancos dianteiros laterais para a cabeça, peito e pélvis.

“Os recentes padrões de segurança da Euro NCAP são mais rigorosos que nunca, com nova ênfase nas tecnologias que podem ajudar o condutor a evitar acidentes,” disse Joe Bakaj, vice-presidente, Desenvolvimento de Produto, Ford Europa. “O Fiesta pode agora ajudar o condutor a retomar a faixa de rodagem e pode monitorizar a estrada à sua frente numa distância equivalente a um campo de futebol, ajudando o condutor a detectar e evitar perigos para viagens mais seguras.”

O chassis do novo Fiesta possui mais 36% de aço de boro para uma maior resistência em áreas chave, incluído a secção superior do pilar lateral central, que usa uma nova configuração em T para transferir mais eficazmente a energia de impacto lateral para o tejadilho.

As barras transversais das portas foram redesenhadas para uma maior protecção dos ocupantes em caso de impacto lateral e os modelos, quer de três ou de cinco portas, contêm agora sensores de pressão nas portas que permitem que os sistemas de retenção sejam activados vários milésimos de segundos mais cedo. Para o condutor, uma lingueta de bloqueio activada mecanicamente, ajuda a evitar o deslizamento no cinto de segurança durante um acidente.

O novo Fiesta é também o primeiro Ford na Europa a beneficiar de testes de colisão de um veículo completo simulados em computador, usando a nova e avançada Análise de Elemento Finito. Esta tecnologia prevê com precisão de que modo as características de segurança desde os airbags até à estrutura do chassis, irão reagir às forças no mundo real para proteger os passageiros em caso de acidente, permitindo uma optimização mais eficiente e efectiva dos sistemas de segurança.

Outras tecnologias avançadas de assistência ao condutor - suportadas por duas câmaras, três radares e 12 sensores ultra-sónicos, que combinados monitorizam 360 graus ao redor do veículo e a estrada até uma distância de 130 metros –, incluem Sistema de Estacionamento Automático  com Estacionamento Perpendicular, Cruise Control Adaptativo, Faróis de Máximos Automáticos, Sistema de Informação de Ângulo Morto, Alerta de Tráfego Cruzado, Indicador de Distância, Assistência à Manutenção de Faixa, Alerta ao Condutor, Aviso de Colisão Frontal, Alerta de Manutenção de Faixa e Reconhecimento de Sinais de Trânsito.

A Ford dispõe de 11 modelos com a classificação 5 Estrelas Euro NCAP: B-MAX, Edge, Fiesta, Focus, Galaxy, Kuga, Mondeo, Ranger, S-MAX, Tourneo Courier, Transit e Tourneo Custom.

O novo Fiesta está já à venda por toda a Europa com uma gama abrangente que inclui o elegante Fiesta Titanium, o Fiesta ST-Line inspirado na Ford Performance, o luxuoso Fiesta Vignale e o Fiesta Trend (em Portugal Business).

O crossover Fiesta Active - o primeiro de uma nova linha de veículos a ser lançado em toda a gama Ford nos próximos anos - e o novo Fiesta ST de 200 cv chegarão no próximo ano ao mercado.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eléctricos e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 203.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 52.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 66.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission