Ford Media Center

De que Modo as Mais Recentes Inovações no Tratamento do Cancro e na Produção de Carros se Unem para Benefício de Condutores e Pacientes

  • A produção de veículos e o tratamento do cancro são objecto de troca de ideias únicas
  • Técnicas inspiradas pela Ford estão a ser incorporadas na maior instalação de tratamento de cancro na Europa
  • Técnicas de ‘big data’ do hospital estão a ajudar a Ford a explorar os veículos do futuro
  • Esta cooperação única iniciou-se após trabalhadores se terem submetido a tratamento hospitalar

Depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro, Mike Butler ficou fascinado com o processo através do qual os pacientes eram tratados, e viu uma oportunidade de introduzir práticas da fábrica de produção de automóveis onde trabalha que poderiam melhorar o processo.

Em colaboração com os seus colegas da fábrica de montagem da Ford em Colónia, Alemanha, Butler, que é director de qualidade na referida fábrica, e a equipa, pesquisaram e propuseram alterações que estão actualmente a ser implementadas naquela que se espera venha a tornar-se a maior unidade dedicada ao cancro na Europa.

E isto tornou-se desde então num fluxo bidireccional de ideias, já que o pessoal do hospital do reconhecido Centro de Oncologia Integrada (CIO) da Universidade de Colónia, um dos principais centros alemães de luta contra o cancro, está a passar a sua experiência de trabalhar com ‘big data’ para apoiar a investigação da Ford em veículos do futuro.

Pode ver o vídeo aqui: https://youtu.be/lnIBA1QXBiw

“Eu passei cinco anos em salas de tratamento e pensei de que modo é que poderia tornar a vida dos pacientes mais fácil,” disse Butler, que agora está em fase de remissão de cancro do cólon. “Acendeu-se mesmo uma lâmpada quando me dei conta que muitos dos sistemas que asseguram que as fábricas de automóveis funcionem de modo fluido poderiam ser implementadas em hospitais. Agora, temos um intercâmbio de ideias de que beneficiam os pacientes actuais e poderão ajudar também no modo como nos deslocamos no futuro. Quanto mais trabalharmos em conjunto, mais sinergias vamos encontrar entre o nosso trabalho na Ford e os desafios que se enfrentam na investigação do cancro.”

Em 2008 mostrou-se pela primeira vez ao pessoal medico as tecnologias avançadas e processos eficientes que permitiram à fábrica do Ford Fiesta em Colónia tornar-se uma das fábricas de produção de veículos mais eficientes do hospital, assim como pacientes, enfermeiros, médicos, e a colaboração surgiu a partir daí.

As linhas de cores de paredes e chão foram concebidas para garantir que o tratamento seja menos stressante e mais rápido, e fazem com que a equipa, pacientes e visitantes se orientem melhor dentro das instalações; os ecrãs de grandes dimensões ajudarão a facilitar a comunicação entre os principais funcionários médicos. A equipa também propôs salas flexíveis com divisórias amovíveis em vez de salas e áreas de enfermagem fixas. Na instalação existente, tudo isso já contribuiu para uma melhoria de 30% no fluxo de pacientes.

Entretanto, as equipas médicas do hospital estão a aconselhar a Ford sobre os processos que eles usam para conceber e desenvolver abordagens completamente diferentes para combater o cancro. A companhia está agora a aplicar esta linha de pensamento “fora da caixa” em relação aos futuros veículos e novas tecnologias.

“A medicina é uma ciência em constante mudança, onde pequenas mudanças têm um enorme impacto sobre a vida dos pacientes”, disse o Dr. Michael Hallek, director do CIO, que foi em repetidas ocasiões homenageado pelo Centro Contra o Cancro alemão como o principal centro oncológico. “Com a ajuda da Ford, estamos a fazer enormes melhorias que beneficiarão as vidas e o tratamento de futuros pacientes nos próximos anos. E, esperamos, alguns dos nossos métodos de fazer as coisas ajudarão a Ford a desenvolver o que a mobilidade poderá ser no futuro.”

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eléctricos e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 203.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford
Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com.​​

A Ford Europa

é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 52.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 66.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission