Ford Media Center

Novo Ford Fiesta ST Eleva a Performance de um Hot-Hatch a Um Novo Patamar, Graças a Um Conjunto de Tecnologias Inéditas na Indústria

  • O novo Ford Fiesta ST sublima o prazer de condução fruto de uma mais responsiva, gratificante e envolvente experiência Fiesta de sempre, sublinhada pela emocionante sonoridade do motor de três cilindros

  • Com 200 cv, o novo bloco EcoBoost de 1,5 litros permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/ h em 6,5 segundos. Um diferencial autoblocante mecânico aumenta, pela primeira vez, a tracção em curva

  • O sistema patenteado de molas com vectorização de força proporciona melhor inserção em curva e melhor capacidade de resposta. Os Drive Modes refinam a performance em estrada e em pista, incluindo o sistema Launch Control que permite arranques extremamente rápidos

  • A aumentada gama de opções de personalização e tecnologias inclui novos packs de estilo, conectividade SYNC 3 com ecrã táctil de 8 polegadas e sistema premium de áudio B&O PLAY

COLÓNIA, Alemanha, 7 de Maio de 2018 – O novo Ford Fiesta ST é o mais ágil, envolvente e divertido de conduzir Fiesta ST de sempre, integrando um leque de inovadoras Sports Technologies que melhoraram a sua potência e performance, a abordagem das curvas e a agilidade e a sua versatilidade face a cenários tão diversos como um caminho para a escola ou até uma pista de corridas.

O novo Fiesta ST conta com o novo motor a gasolina Ford EcoBoost de 1,5 litros, aquele que é o primeiro motor de três cilindros a equipar um modelo com assinatura Ford Performance, garantindo uma potência de 200 cv e um binário de 290 Nm, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 232 km/h.

Os Drive Modes selecionáveis são, pela primeira vez, parte integrante do novo Fiesta ST, actuando sobre o motor, direcção e controlos de estabilidade, de acordo com as opções “Normal”, “Sport” e “Track”, permitindo uma total flexibilidade ao modelo, tornando-o, com um simples toque num botão, num hatchback ideal para o quotidiano, ou num pequeno desportivo para as pistas. Disponível em opção, o Launch Control também ajuda os condutores a alcançarem, de um modo consistente, um arranque rápido em pista, ajudados por uma apresentação gráfica digital no cluster de instrumentos.

O primeiro diferencial autoblocante mecânico (LSD, opcional) do Fiesta ST optimiza a abordagem e aderência em curvas, enquanto o sistema de molas com vectorização de força, patenteado pela Ford, garante uma inserção mais incisiva, melhor resposta da traseira e maiores sensações de ligação entre a viatura e o condutor.

Disponível, desde o lançamento, em carroçarias de 3 e 5 portas, o novo Fiesta ST propõe soluções de conforto e conveniência, incluindo conectividade SYNC 3, sistema áudio premium B&O PLAY e sofisticadas tecnologias de assistência à condução, tais como Ajuda à Manutenção de Faixa e Reconhecimento de Sinais de Trânsito.

Os condutores de desportivos compactos têm grandes expectativas em relação a este pequeno automóvel,” refere Leo Roeks, Director da Ford Performance Europa, “Recorremos a tudo o que aprendemos com os modelos mais recentes da Ford Performance, incluindo o Focus RS e o Ford GT, para desenvolver um novo Fiesta ST capaz de definir novos padrões de prazer de condução para o seu segmento, equipado com um três cilindros bem sonoro que comunica directamente com os ‘petrolheads’ dos automóveis, qualquer que seja a sua linguagem.”

Desenvolvido pela Ford Performance para combinar a utilização normal no dia-a-dia, baixos consumos e uma excepcional experiência de condução, apelativa para os condutores mais novos e gratificante para os mais experientes, a nova geração do aclamado pequeno desportivo da Ford está, desde já, disponível para encomenda.

Maior potência, maior flexibilidade

O novo motor Ford EcoBoost de 1,5 litros usa turboalimentação, injecção de combustível de alta pressão, sistema Ti-VCT (Twin-independent Variable Cam Timing) de abertura de válvulas e uma arquitectura de três cilindros, garantindo uma potência de 200 cv às 6.000 rpm e um binário de 290 Nm das 1.600 às 4.000 rpm.

A arquitetura de três cilindros do motor proporciona, naturalmente, maior binário a uma rotação mais baixa. A performance vê-se ainda mais impulsionada por um novo turbocompressor cujo design da turbina se viu optimizado para garante de maior pressão com um mínimo de atraso na resposta, garantindo uma mais ágil e divertida experiência de condução.

Uma nova combinação entre a entrada da injecção de combustível e tecnologia de injecção directa de combustível ajuda a obter uma elevada potência e capacidade de resposta, lado a lado com uma redução das emissões de CO2, mais um aumento na eficiência dos consumos em situações de menor carga do motor.

O novo motor Ford EcoBoost de 1,5 litros integra o sistema de desactivação de cilindro estreado na indústria pela Ford para um bloco de três cilindros – originalmente anunciado para o motor EcoBoost de 1,0 litros – ajudando a aumentar a eficiência para os clientes do Fiesta ST, sem prejuízo da performance. A tecnologia interrompe automaticamente a injecção de combustível e a operação da válvula em um dos cilindros do motor em condições onde a sua plena capacidade não é necessária, em descidas ou a velocidades de cruzeiro em que se verifique uma mínima necessidade de motor. A tecnologia pode desactivar ou reactivar o cilindro em 14 milissegundos, velocidade 20 vezes mais rápida do que a de um piscar de olhos, voltando a disponibilizar a total capacidade do motor, quando tal é necessário.

Integralmente concebido em alumínio, o motor dispõe de uma conduta de escape integrada que melhora a eficiência, ajudando a que se alcancem mais rapidamente as temperaturas ideais do motor, garantindo mais binário de um modo mais rápido, minimizando a distância em que os gases viajam entre os cilindros e o turbocompressor. A tecnologia de válvula de escape activa amplifica a exclusiva sonoridade do motor de três cilindros, aprimorando uma experiência de condução mais estimulante e, naturalmente, mais desportiva.

O novo Fiesta ST regista consumos de 6.0 l/100 km e emissões de CO2 de 136 g/km*, modelo que adopta uma tecnologia de filtro de partículas que reduz as emissões de fuligens.

Agarrado à estrada

A terceira geração do Fiesta ST é a primeira a disponibilizar, em opção, um diferencial autoblocante (LSD) Quaife que ajuda a optimizar a tracção do eixo dianteiro para melhorar o comportamento em curva. A sua principal função é proporcionar mais aderência à saída das curvas.

O funcionamento deste sistema mecânico destina-se a limitar a distribuição de binário do motor a uma roda com pouca aderência, uma situação que tem como exemplo o comportamento em curva da roda do lado de dentro. A função do diferencial autoblocante reduz a patinagem dessa roda e melhora a distribuição do binário do motor na roda com mais aderência, de forma a explorar plenamente a performance do motor.

O novo diferencial autoblocante (LSD) opcional trabalha em conjunto com a tecnologia Ford de Controlo de Vectorização do Binário. Em curva, esta tecnologia incrementa a aderência à estrada e reduz a subviragem ao aplicar força de travagem na roda dianteira do lado de dentro.

O equilíbrio entre os dois sistemas foi aperfeiçoado pelos engenheiros da Ford Performance com o objetivo de optimizar a aderência em superfícies secas e proporcionar suavidade em superfícies molhadas.

Ainda segundo Roeks, “os condutores de carros desportivos conhecem bem as situações em que, à saída de uma curva rápida, a roda de dentro tende a perder aderência e a patinar fortemente. Nesse sentido, aperfeiçoámos o diferencial autoblocante opcional do novo Fiesta ST para que este actue em permanência com o Controlo de Vectorização do Binário, o que resulta numa aplicação natural da tracção sem desperdiçar binário por via da intervenção dos travões.

Molas sempre em acção

Desenvolvidas pelos engenheiros da Ford, as molas com vectorização da força, patenteadas pela Ford, aumentam a estabilidade, a agilidade e a capacidade de resposta da suspensão traseira de eixo de torção do novo Fiesta ST, proporcionando uma sensação mais interactiva e contribuindo para uma experiência de condução recheada de prazer e diversão.

O novo Fiesta ST é o primeiro compacto desportivo a beneficiar da tecnologia que recorre a molas não uniformes, não intercambiáveis e com espiral direccional. Esta solução permite aplicar as forças de vectorização na suspensão traseira, fazendo com que as forças em curva sigam directamente para a mola, o que melhora consideravelmente a rigidez lateral.

As vantagens oferecidas por esta exclusiva configuração de suspensão incluem:

  • Inserção em curva mais rápida, melhor resposta aos movimentos e às mudanças de direcção;

  • Uma poupança de 10 kg em comparação com a solução de ligação Watt, habitualmente utilizada para aumentar a rigidez;

  • Compatibilidade com amortecedores convencionais;

  • Não compromete o conforto, a qualidade ou o requinte em andamento.

As molas com vectorização da força da Ford são moldadas a frio, o que lhes oferece maior durabilidade e rigidez. As propriedades de variação do movimento helicoidal (pitch) e do diâmetro foram especificamente desenvolvidas para utilização no novo Fiesta ST.

Para além disso, este sofisticado sistema de suspensão dispõe de amortecedores Tenneco, de tubo duplo à frente e monotubo atrás, e válvulas com tecnologia RC1. Esta solução permite um amortecimento em função da frequência do piso, o que reforça o controlo da carroçaria e mantém as qualidades de condução a elevada velocidade. Com uma resistência ao rolamento de 1.400 Nm/grau, o eixo de torção traseiro é o mais firme e rígido de todos os modelos Ford Performance.

“Para obter uma afinação de suspensão compatível com a condução desportiva digna de um modelo ST, mas também com o conforto e o requinte essenciais para o dia-a-dia, fizemos três vezes mais testes de suspensões do que numa situação normal,” explica Leo Roeks. “Os sofisticados amortecedores do modelo auto ajustam-se em conformidade com as variações de elevada frequência geradas pelas características da estrada. Em auto-estrada, por exemplo, a qualidade do piso requer menos amortecimento, pelo que os amortecedores agem de acordo com essas condições. Caso a condução seja mais desportiva, os amortecedores voltam a auto

A melhor performance em arranque parado

Desenvolvido apenas para utilização em pista, o sistema opcional Launch Control permite aos os condutores do Fiesta ST obter a máxima satisfação em arranques parados, sempre mais rápidos.

Concebido para ser simples de utilizar, o Launch Control é selecionado através dos comandos no volante, activando um grafismo dedicado no painel de instrumentos de 4,2 polegadas. Ao manter o acelerador a fundo, o sistema recebe instruções para aumentar o regime do motor e manter automaticamente as rotações no seu limite. Um mostrador específico indica quando o carro está pronto para arrancar.

Ao soltar totalmente a embraiagem, é activado um arranque parado optimizado por diversos dispositivos que gerem a potência e a entrega de binário: Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC), controlo de tracção, Controlo de Vectorização do Binário e Compensação de Estabilidade da Direcção.

Os Modos de Condução seleccionáveis adicionam ainda mais versatilidade ao novo Fiesta ST, permitindo aos condutores optimizar a experiência ao volante em função dos cenários de condução, seja levar as crianças à escola ou condução em pista:

  • No modo Normal, o mapeamento do motor, o controlo de tracção, o ESC, a válvula de escape activa e a Direcção com Assistência Eléctrica (EPAS) estão configuradas para proporcionar reacções naturais e uma forte sensação de ligação com o modelo;

  • No modo Sport, o mapeamento do motor e a resposta do pedal do acelerador tornam-se mais apurados, enquanto as definições da EPAS ajustam-se para dar mais feedback e melhor controlo numa condução a alta velocidade em estrada. A válvula de escape activa abre de forma a intensificar a sonoridade desportiva do escape;

  • No modo Track, todas as características dinâmicas do veículo estão configuradas para obter os tempos mais rápidos possíveis em circuito, o controlo de tracção está desactivado e as intervenções do ESC passam a ser muito mais tolerantes, compatíveis com a condução em circuito.

Os três modos de funcionamento do ESC permitem ao condutor escolher entre a total intervenção do sistema, intervenção limitada e a sua total desactivação.

O carácter desportivo do modelo da Ford Performance é reforçado pela utilização de mangas de eixo específicas, calibração exclusiva da direcção com assistência electrónica (EPAS), com uma relação de desmultiplicação de 12:1 (a mais rápida de todos os modelos Ford Performance e 14 por cento mais rápida que a anterior geração Fiesta ST200), sistema de travagem de alto desempenho, com discos dianteiros ventilados de 278 mm e discos traseiros sólidos de 253 mm.

A partir do seu posto de condução, meticulosamente desenvolvido pela Ford Performance em termos de controlo e equilíbrio do veículo, os condutores podem explorar ao máximo todas as tecnologias do novo Fiesta ST. O banco do condutor oferece uma combinação única no segmento no que respeita às regulações do ângulo das costas e da inclinação da base do assento.

Mais equipamentos, mais escolhas

Disponível desde o lançamento nas carroçarias de três e cinco portas, com estilo exterior desportivo ST e jantes de liga leve de 17 polegadas de série (18 polegadas em opção), o novo Fiesta ST oferece aos seus clientes a mais ampla gama de personalização de sempre, através dos níveis de equipamento ST-1, ST-2 e ST-3 [nota: em Portugal iremos disponibilizar apenas 1 dos níveis de equipamento, não estando ainda definido qual destes 3 será].

O leque de cores exteriores inclui Frozen White, Magnetic, Moondust Silver e Performance Blue, Race Red, Shadow Black e Silver Fox. No interior, destacam-se os bancos desportivos Recaro, o punho da caixa de velocidades ST e o volante cortado na secção inferior, cujas costuras são replicadas no comando do travão de mão e no fole da caixa de velocidades.

Os clientes podem escolher de entre um leque de elementos de revestimentos, para a manete das mudanças, volante, puxadores das portas e decoração do painel de bordo, selecionados a partir dos diferentes packs de estilo. Está disponível em opção um tejadilho de abrir integral, do tipo panorama.

Disponível de série, o sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3, com ecrã de 6,5 polegadas (ou 8 polegadas em opção), permite aos condutores do Fiesta ST controlar o áudio, a navegação e os smartphones conectados através de comandos por voz simples e em tom de conversação. Também é oferecido um Sistema de Som B&O PLAY de elevada qualidade, que proporciona uma experiência áudio topo de gama.

Entre as tecnologias de assistência à condução de série incluem-se a Assistência à Manutenção de Faixa, Alerta de Manutenção de Faixa e Controlo de Velocidade com Limitador de Velocidade. Em opção, estão disponíveis limpa-vidros com sensores de chuva, acendimento automático das luzes, máximos automáticos e Reconhecimento de Sinais de Trânsito.

Para compreenderem o que a Ford quer dizer quando afirmamos que ST significa Sport Technologies, os condutores não precisam de ir além do novo Fiesta ST. Todas as funções de performance deste carro foram reforçadas com inovações,” conclui Leo Roeks.

# # #

* Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

A partir de 1 de Setembro de 2017 alguns novos veículos serão certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a WLTP irá substituir na íntegra a norma New European Drive Cycle (NEDC), o actual procedimento em vigor. Durante a Fase de Descontinuação da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a WLTP serão comparados com os valores NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eléctricos e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 202.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 54.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 69.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e oito em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission