Ford Media Center

Ford Confirma Segundo Veículo Para a Linha de Montagem de Craiova, na Roménia, Novo Investimento de 200 Milhões de Euros e 1.500 Novos Empregos

  • A Ford confirma a produção de um segundo veículo na sua Linha de Montagem de Craiova, na Roménia; o novo modelo junta-se ao actual SUV compacto Ford EcoSport e ao motor EcoBoost de 1.0 litros
  • A Ford vai investir até 200 milhões de Euros na fábrica; quase 1,5 mil milhões de Euros investidos desde 2008
  • Previsão de criação de aproximadamente 1.500 postos de trabalho, aumentando para 5.900 o número de funcionários em Craiova

CRAIOVA, Roménia, 22 de Maio de 2018 – A Ford confirmou hoje que vai investir até 200 milhões de Euros e criar mais 1.500 postos de trabalho para a produção de um segundo veículo na sua Linha de Montagem de Craiova, na Roménia.

O novo veículo vai juntar-se ao SUV compacto EcoSport actualmente produzido em Craiova, e ao motor Ford EcoBoost de 1,0 litros. A confirmação do modelo e da data de início de produção do segundo veículo será feita mais perto do lançamento.

Como refere Steven Armstrong, presidente e CEO da Ford Europa, Médio Oriente & África “Este novo investimento junta-se à nossa atractiva e evolutiva gama de novos modelos fabricados na Europa, e dá continuidade ao processo de transformação da nossa fábrica de Craiova. A adição deste segundo veículo é o testemunho da flexibilidade operacional da nossa fábrica de Craiova, e traduz as fortes parcerias que temos com os fornecedores e a comunidade locais.”

O investimento total da Ford nas suas operações de produção na Roménia – incluindo o investimento de 200 milhões de Euros hoje anunciado – aproxima-se dos 1,5 mil milhões desde a aquisição da fábrica de Craiova em 2008. Recentemente, foram feitos melhoramentos significativos nas operações de veículos de Craiova, com mais de 550 robôs instalados na fábrica de forma a incrementar a eficiência e a qualidade nas secções de pintura, revestimentos, chassis e carroçaria.

Em apoio à produção do novo veículo, a Ford Roménia prevê contratar aproximadamente 1.500 novos funcionários de diversas competências para um terceiro turno, aumentando para mais de 4.400 o número de trabalhadores actualmente ao serviço nas suas operações de veículos e motores de classe mundial. Isto aumentará para 5.900 o número total de empregados.

O aumento da produção de veículos esperado em Craiova reforça ainda mais a importância das conversações que actualmente decorrem entre Ford e o governo romeno. O investimento no futuro de Craiova representa um forte sinal da Ford face às promessas do governo romeno no sentido de realizar melhoramentos em infra-estruturas e logística, fundamentais para manter a competitividade global das operações de produção da Ford Craiova. Quaisquer atrasos comprometeriam significativamente os esforços da Ford e dos seus fornecedores na movimentação de maiores volumes de veículos e componentes.

Lançado em 2017, o EcoSport produzido em Craiova é comercializado em toda a Europa e apresenta um interior sofisticado, um potente e económico novo motor diesel EcoBlue de 1,5 litros e um sistema de tracção integral inteligente All Wheel Drive, contando também com uma versão mais desportiva ST-Line.

# # #

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eléctricos e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 202.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 54.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 69.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e oito em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission