Ford Media Center

Ford Revela o Versátil Tourneo Custom de Transporte de Passageiros com Propulsão Plug-In Hybrid Capaz de Emissões Zero

  • A Ford anuncia o lançamento do Tourneo Custom Plug-In Hybrid, o melhor da sua classe. O inovador veículo de transporte de passageiros foi concebido para reduzir as emissões em cidade; permissão para circular em zonas de ultra-baixas emissões
  • O sistema Plug-In Hybrid pode ser carregado através da rede pública de electricidade, para uma autonomia específica de 50 km zero emissões, ou uma autonomia de 500 km utilizando o motor EcoBoost de 1,0 litros como extensor de autonomia
  • A propulsão electrificada não compromete o generoso espaço interior. O versátil veículo de transporte de passageiros oferece oito lugares e uma configuração de bancos tipo “reunião” que é única no segmento
  •  As entregas aos clientes do Tourneo Custom Plug-In Hybrid arrancam no final de 2019

AMESTERDÃO, 2 de Abril de 2019 A Ford apresentou hoje em estreia mundial, num evento especial “Go Further” realizado em Amesterdão, Holanda, o Tourneo Custom de transporte de passageiros, equipado com um inovador e novo propulsor híbrido plug-in.

Combinando a capacidade de circular com zero emissões e sem criar ansiedade devido aos limites de autonomia, o espaçoso Tourneo Custom Plug-In Hybrid de oito lugares estará disponível para os clientes europeus em finais de 2019.

Sendo o melhor da sua classe, o Tourneo Custom Plug-In Hybrid está entre os primeiros modelos revelados no âmbito da estratégia da Ford de oferecer, aos clientes europeus, uma das gamas mais abrangentes de opções electrificadas. O veículo pode ser carregado através da rede eléctrica para condução com emissões zero, contribuindo para a redução de emissões a nível local e permitindo ao modelo de oito lugares aceder ao crescente número de zonas reservadas a veículos de ultra-baixas emissões que estão a ser introduzidas em toda a Europa.

As rodas dianteiras do Tourneo Custom Plug-In Hybrid são animadas exclusivamente por um motor eléctrico/gerador, alimentado por uma bateria de iões de lítio de 13,6 kWh. O multi-premiado motor Ford EcoBoost de 1,0 litros, a gasolina, actua como um extensor de autonomia, funcionado em conjunto com a travagem regenerativa, habilitada pelo motor/gerador, para recarregar a bateria. O sofisticado propulsor híbrido tem como meta até 50 km de autonomia de condução com zero emissões, ou 500 km recorrendo ao extensor de autonomia. *

À semelhança do Tourneo Custom com motor diesel, a versão Plug-In Hybrid mantém a característica, única do segmento, de configuração das duas filas de bancos traseiros no formato “reunião”, possibilitando melhor acesso e maior interacção entre os passageiros, ou de duas filas de bancos virados para a frente.

Como refere Hans Schep, Director-Geral de Veículos Comerciais da Ford Europa, "O Tourneo Custom Plug-In Hybrid, exclusivamente inovador e flexível, pode adaptar-se a uma variedade incomparável de utilizações, proporcionando aos proprietários e operadores a vantagem de poderem conduzir em zonas de emissões ultra-baixas e ainda percorrer as mesmas distâncias entre recargas da bateria como um motor convencional. Seja fornecendo serviços de transporte executivo ou transportando famílias numerosas, o Tourneo Custom Plug-In Hybrid oferecerá conforto e refinamento, além de contribuir para melhorar a qualidade do ar em ambientes urbanos movimentados."

Desde o lançamento do novo Tourneo Custom no início de 2018 - com um interior mais premium e um novo desenho da secção dianteira -, a Ford já vendeu 17.100 unidades do Tourneo Custom durante o ano, o que representa um aumento de 28 por cento em comparação com o ano anterior.

Zero emissões, zero ansiedade de autonomia

O novo Tourneo Custom Plug-In Hybrid utiliza uma configuração de propulsão híbrida em série, em que as rodas dianteiras são animadas por um motor eléctrico, em vez do motor de combustão. O conjunto de baterias, compacto e arrefecido a líquido, está alojado sob o piso do habitáculo e cuidadosamente posicionado de forma a manter o generoso espaço interior oferecido pelo Tourneo Custom com motor EcoBlue de 2,0 litros.

Quatro modos EV seleccionáveis permitem ao condutor escolher como e quando usar a carga da bateria disponível:

•      EV Auto destina-se a fornecer o mix ideal entre performance e economia. Os algoritmos de controlo do veículo monitorizam os níveis de energia da bateria e o real cenário de condução – tais como autoestrada ou condução em pára-arranca – para decidir sobre a activação ou não activação do extensor de autonomia

•      EV Now dá prioridade à utilização da energia armazenada na bateria, desactivando o extensor de autonomia até os níveis da bateria atingirem um estado de carga mínima para a utilização sem emissões

•      EV Later dá prioridade ao extensor de autonomia e recorre ao carregamento regenerativo para manter, mais eficientemente, o nível de carga da bateria no momento, pronta para uso posterior

•      EV Charge utiliza o extensor de autonomia para recarregar totalmente a bateria, para quando for necessário utilizar o modo EV

Recorrendo a uma ficha de carregamento integrada no pára-choques dianteiro, o Tourneo Custom Plug-In Hybrid pode ser carregado utilizando uma fonte de alimentação doméstica de 240 V/10 A, alcançando a carga completa em 5,5 horas; em alternativa, pode ser utilizada uma instalação comercial de 240 V/16 ou 32 A para obter a carga completa em 3 horas.

Os condutores podem também escolher o grau de recuperação de energia e assistência de travagem permitida pelo sistema de carregamento regenerativo, seleccionando Drive ou Low no selector de velocidades.

Libertar o pedal do acelerador no modo Low aumenta a desaceleração programada do veículo, acendendo automaticamente as luzes de travagem, quando necessário, para alertar os condutores que seguem atrás. Uma maior desaceleração aumenta a quantidade de energia cinética recuperada e armazenada na bateria, alargando o potencial de autonomia eléctrica.

No habitáculo, um indicador de potência/carga substitui o habitual conta-rotações, e um indicador, de menores dimensões, com o estado da carga da bateria toma o lugar do indicador de temperatura do líquido de refrigeração do motor. As funções do computador de bordo estão configuradas especificamente para o propulsor híbrido. O painel de instrumentos apresenta indicadores de modo EV, alertas de manutenção e um aviso quando o veículo é ligado a um posto de carregamento. Em todos os ecrãs, é apresentado um gráfico com a distância até vazio para a carga da bateria e para o extensor de autonomia.

Luxo, requinte e conectividade

Disponível nas luxuosas especificações Titanium e Titanium X, o novo Tourneo Custom Plug-In Hybrid foi concebido para proporcionar níveis superiores de requinte e conforto. O equipamento de série Premium inclui o sistema Ford de comunicação e entretenimento SYNC 3, activado por voz, com um ecrã táctil a cores de 8 polegadas controlado por gestos de toque e arrasto, e compatibilidade gratuita com Apple CarPlay e Android Auto™.

A tecnologia de modem incorporado FordPass Connect permite a cada ocupante beneficiar da conectividade WiFi com capacidade para conectar até 10 dispositivos. A app móvel FordPass permite aceder a uma vasta gama de recursos que tornam mais fácil e mais produtiva a experiência de propriedade e utilização do veículo, incluindo Estado do Veículo, Localizador do Veículo e Trancar/Destrancar Portas à distância.

Está também disponível a Assistência Activa ao Estacionamento, que ajuda a manobrar o veículo para um lugar de estacionamento, ou a sair do mesmo, em espaços em paralelo e perpendiculares, com o condutor a ter apenas de controlar a aceleração e travagem.

A Ford continua a explorar os efeitos positivos que o uso de veículos elétricos híbridos plug-in pode ter nas cidades, efectuando testes com clientes com veículos protótipos em Londres, Reino Unido, a que se seguirão, ainda em 2019, as cidades de Colónia, na Alemanha e Valência, em Espanha.

No início deste ano, a empresa anunciou que cada modelo Ford lançado a seguir ao novo Focus incluirá uma opção electrificada. Isso engloba novos modelos e novas versões de veículos já existentes. Do Fiesta à Transit, serão oferecidas versões mild-hybrid, full-hybrid, plug-in hybrid ou 100% eléctrico (a baterias).

# # #

 

Emissões de CO2 previstas para o Tourneo Custom Plug-In Hybrid a partir de 75 g/km e de consumo de combustível a partir de 3,3 l/100km

Android e Android Auto são marcas registadas da Google Inc.

* Os valores de consumo de combustível e emissões de CO2 oficialmente homologados serão publicados mais próximo da data de lançamento no mercado.

Os consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia eléctrica declarados são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

Desde 1 de Setembro de 2017 alguns novos veículos estão a ser certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a WLTP começou a substituir a norma New European Drive Cycle (NEDC), o actual procedimento em vigor. Durante a Fase de Descontinuação da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a WLTP serão comparados com os valores NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.

 

# # #

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eléctricos e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 199.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 67.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e oito em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission