- Novos veículos electrificados, soluções conectadas inovadoras e parcerias estratégicas para aumentar a produtividade e maiores possibilidades de escolha para os clientes de veículos comerciais Ford na Europa
- Novo furgão Ford Transit totalmente eléctrico a ser lançado em 2021. Tourneo Custom Plug-In Hybrid, de transporte de passageiros, com autonomia 100 por cento eléctrica de 50 km, disponível já este ano
- Nova iniciativa de manutenção com base na utilização de veículos comerciais visando alcançar 100 por cento de produtividade para os clientes, apoiada por uma app FordPass Pro, de apoio às pequenas empresas, graças ao modem FordPass Connect
- A expansão do programa de especialistas em transformação de veículos e a rede Transit Centre irão ajudar a optimizar a escolha de veículos e maximizar a produtividade dos clientes de veículos comerciais
AMESTERDÃO, Holanda, 2 de Abril de 2019 – Novos veículos electrificados, serviços conectados e parcerias estratégicas irão ajudar a Ford a proporcionar maior produtividade aos clientes de veículos comerciais em toda a Europa, desvendou hoje a companhia, no decorrer de uma experiência especial “Go Further”, realizada em Amesterdão (Holanda).
Delineando as soluções de veículos comerciais que, em certos casos, vão começar a apoiar empresas europeias no final do corrente ano, a Ford desvendou hoje as seguintes novidades:
- Anúncio de um novo furgão Ford Transit 100 por cento eléctrico, com comercialização prevista para 2021*;
- Apresentação de um novo Tourneo Custom Plug-In Hybrid, de transporte de passageiros, com 8 lugares, que estará disponível para os clientes em finais de 2019;
- Anúncio de uma nova iniciativa que visa alcançar 100 por cento de produtividade para os operadores de veículos comerciais, através de um sistema de manutenção com base na utilização, suportado por dados recolhidos em tempo real;
- Apresentação da nova app FordPass Pro, concebida especificamente para apoiar as pequenas empresas e condutores que trabalhem por conta própria, na maximização da sua produtividade, solução que estará disponível no final do ano;
- Anúncio de um programa alargado para Empresas Certificadas de Transformação de Veículos (Qualified Vehicle Modifier - QVM), destinado a transformadores de veículos comerciais. São, actualmente 100 os parceiros certificados em toda a Europa, havendo planos para duplicar este número até 2020.
Como refere Hans Schep, Director-Geral de Veículos Comerciais da Ford Europa, “Os clientes de veículos comerciais necessitam de soluções mais inteligentes e integradas, desenvolvidas em torno de um ambiente comercial conectado. A Ford proporciona veículos robustos e flexíveis, com várias opções de propulsores económicos e electrificados, para além de que o nosso sistema de modem integrado veio mudar completamente a realidade, dando origem a soluções de veículos comerciais inteligentes, capazes de ajudar os clientes na gestão das suas frotas, dedicando mais tempo e recursos aos seus negócios.”
Recorde-se que, em 2018, a Ford foi, pelo quarto ano consecutivo, a marca nº 1 de veículos comerciais na Europa, com base num ano completo de vendas nos seus 20 mercados europeus. No ano passado, a Ford registou o seu melhor volume de vendas dos últimos 25 anos, com 380.900 veículos comerciais vendidos nesses seus 20 principais mercados da Europa, representando um aumento de 8 por cento face a 2017.
Electrificar os veículos comerciais
Uma inovadora gama de veículos comerciais Ford electrificados irá permitir oferecer uma ampla oferta de soluções de propulsão, que se adaptam a todo o tipo de utilizações dos clientes.
Antecipada por um protótipo funcional no evento “Go Further”, a nova Transit totalmente eléctrica irá entrar em produção em 2021, contribuindo para cidades mais limpas e silenciosas, proporcionando aos utilizadores de veículos comerciai uma importante redução dos custos de utilização.
Concebida para atender às necessidades dos operadores urbanos em termos de um veículo de carga prático e versátil e com capacidade de condução com emissões zero, a Transit eléctrica estará disponível em múltiplos formatos de carroçaria, com uma carga útil competitiva e conectividade integrada, aliadas à tradicional competência e durabilidade Transit. O grupo propulsor eléctrico está a ser desenvolvido para proporcionar uma autonomia de condução diária prática para as empresas com sedes nos centros urbanos, disponível em todas as condições meteorológicas e ao longo de toda a vida útil do veículo.
Já hoje, através do seu projecto conjunto com a StreetScooter, a Ford propõe uma solução 100 por cento eléctrica, direccionada ao sector de entregas “último quilómetro”. Desenvolvido com base na Transit e montado na fábrica Ford de Colónia (Alemanha), o StreetScooter WORK XL dispõe de um propulsor 100 por cento eléctrico e está, actualmente, ao serviço da Deutsche Post DHL, na Alemanha. Ainda este ano, veículos WORK XL adicionais serão utilizados em projectos-piloto junto de outras empresas na Alemanha, Holanda e Bélgica.
Para os operadores que necessitam de entrar e sair de zonas urbanas com restrições de emissões, o furgão Transit Custom Plug-In Hybrid da Ford oferece capacidade de condução com emissões zero e sem a ansiedade com a autonomia. A Ford é o primeiro construtor de grande volume a oferecer tecnologia plug-in hybrid no segmento dos furgões de uma tonelada, num novo modelo que estará à venda em finais de 2019.
As rodas dianteiras da Transit Custom Plug-In Hybrid são propulsionadas exclusivamente por um motor eléctrico/gerador, alimentado por uma bateria de iões de lítio de 13,6 kW/h, com o multi-premiado motor a gasolina Ford 1.0 EcoBoost a actuar exclusivamente como extensor de autonomia. O sofisticado propulsor híbrido tem como meta alcançar 50 km de autonomia de condução zero emissões, ou 500 km de autonomia global, recorrendo ao extensor de autonomia.
Para entender melhor os benefícios para o ambiente e para os clientes, o veículo está actualmente a ser testado em Londres (Reino Unido), estando previstos para breve o arranque de testes adicionais em Valência (Espanha) e Colónia (Alemanha).
No evento “Go Further”, a Ford anunciou que este veículo será acompanhado pelo novo Tourneo Custom Plug-In Hybrid. Este modelo de transporte de passageiros, com lotação de 8 lugares, tem a característica, única no segmento, de configuração das duas filas de bancos traseiros no formato conferência, possibilitando melhor acesso e maior interacção entre os passageiros, ou, em alternativa duas filas de bancos virados para a frente, naquele que é um veículo perfeitamente adaptado ao serviço de transporte de executivos.
Para as empresas que operam em condições urbanas ou suburbanas com trânsito congestionado, a tecnologia mild hybrid de 48V oferece a possibilidade de aumentar a produtividade com um veículo electrificado de baixo de investimento.
Únicos no segmento, os propulsores EcoBlue Hybrid da Ford estarão disponíveis nos modelos Transit, Transit Custom e Tourneo Custom a partir de meados de 2019, proporcionando baixos custos de utilização aos operadores.
Com base nas medições WLTP, a tecnologia EcoBlue Hybrid oferece uma redução de consumos na ordem dos 3 por cento, em comparação com o equivalente modelo equipado com o bloco diesel 2.0 EcoBlue. Podem ser alcançadas reduções até 8 por cento em aplicações com uma elevada proporção de condução em pára-arranca, como acontece, por exemplo, durante as operações de entrega em zonas urbanas.
Segundo Helmut Reder, Director da Linha de Veículos Comerciais da Ford Europa, “A estratégia diferenciada da Ford no que respeita a propulsores foi projectada para ajudar os nossos clientes de veículos comerciais a encontrar a solução electrificada certa para as suas necessidades empresariais.”
Soluções de conectividade
Com base na última geração de produtos conectados com a tecnologia de modem incorporado FordPass Connect – disponível do Fiesta Van à Transit – a Ford está a desenvolver uma gama de soluções integradas para veículos comerciais, de forma a permitir que os clientes consigam fazer uma gestão mais fácil e prática dos seus veículos, optimizando, assim, a sua produtividade.
No evento “Go Further”, a Ford anunciou que está a desenvolver uma solução de manutenção inovadora e preditiva, com que visa alcançar 100 por cento de produtividade dos veículos. As primeiras fases desde serviço serão lançadas em finais de 2019.
Prometendo revolucionar a forma como os clientes de veículos comerciais encaram a assistência e manutenção, esta nova solução permitirá que manutenção seja adaptada à medida de cada veículo, em vez de ser determinada por intervalos fixos de manutenção. Sensores colocados nos principais sistemas dos veículos em questão fornecem dados em tempo real, para que os cuidados de manutenção sejam efectuados apenas quando necessário e que sejam tomadas medidas antes de os problemas se agravarem, ao ponto de causar uma avaria.
Recorrendo a uma app específica, os empresários podem verificar o estado individual de cada veículo, enquanto os condutores podem aceder, em tempo real, a uma previsão de dados relativos ao estado do veículo. Os trabalhos de assistência e manutenção que, normalmente, seriam realizados em idas independentes à oficina, passam a poder ser agrupados de forma inteligente, reduzindo drasticamente os tempos de imobilização dos veículos.
Para operadores de maior dimensão, o produto Ford Telematics, que está a ser introduzido este ano, oferece aos gestores de frotas dados de decisão chave para optimizar o desempenho empresarial. Fornecendo informações oficiais do fabricante em tempo real, directamente a partir dos veículos Ford conectados da frota, que são seguidos através da Transportation Mobility Cloud (Nuvem de Mobilidade dos Transportes) da Ford, o Ford Telematics permite aos gestores de frotas avaliar os dados de estado, eficiência, produtividade e segurança de cada veículo individual, usando um aplicativo de desktop, podendo rapidamente decidir onde é necessário implementar acções.
Também anunciado pela primeira vez no ano passado, o sistema Ford Data Services (Serviço de Dados Ford) fornece às grandes frotas a oportunidade de receber um pacote sob medida dos dados dos seus veículos, através da cloud e integrá-la, em modo virtual, nos seus próprios sistemas.
A Ford está a concentrar-se, tanto quanto possível, nas necessidades das pequenas empresas e dos condutores/proprietários. A app FordPass já está a ser considerada pelos proprietários de veículos, fornecendo um leque de características práticas que permitem aumentar a comodidade, segurança e eficiência. Nela incluem-se novos recursos, adaptados aos diferentes tipos de negócios, nomeadamente ao nível do estacionamento, permitindo filtrar os parques de estacionamento tendo como base a altura das carrinhas.
Para o final do presente ano, a Ford irá lançar a nova app FordPass Pro, especialmente direccionada para proprietários de pequenas empresas com frotas de 1 a 5 veículos.
Esta app para smartphone irá fornecer-lhes as informações e as ferramentas que precisam para garantir que os seus veículos estão aptos para o trabalho.
Alianças estratégicas para o futuro
Um factor crucial na liderança da Ford no domínio dos veículos comerciais está alavancado na valorização das parcerias estratégicas e nas alianças, de sustentação de áreas-chave, que vão das conversões de veículos ao desenvolvimento de produtos, incluindo a joint-venture de longa data com a Ford Otosan, na Turquia, onde são fabricados grande parte dos modelos da família Transit.
O certificado programa da companhia para Empresas Certificadas de Transformação de Veículos (Qualified Vehicle Modifier - QVM) acaba de ser ampliado, abrangendo um total de 100 QVM certificados na Europa, número que a Ford pretende ver duplicado até 2020. Cada QVM tem acesso exclusivo às informações-base do fabricante, estando a Ford a trabalhar em estreita colaboração com diversos parceiros de modo a oferecer produtos mais flexíveis, tais como o chassis de reduzida altura Transit Skeletal, lançado em 2018.
A popular iniciativa “one-stop shop” da Ford, para clientes que desejam a conveniência de encomenda de veículos convertidos através dos seus salões de exposição, está a ser ampliada. Até final de 2020, ficará disponível o acesso a 40 parceiros QVM diretamente a partir dos Centros Transit, num leque que vai de viaturas basculantes a vans refrigeradas.
A rede europeia de Centros Transit da Ford desempenha um papel crucial no apoio aos clientes em cada patamar da sua experiência de posse, desde a identificação da melhor escolha do veículo ou da mecânica, até à maximização da sua utilização.
Os actuais 950 Centros Transit (eram 750 em 2014) garantem um pacote de suporte com base na promessa de serviço Transit24, englobando serviços como reparações prioritárias urgentes, manutenção enquanto espera, horário de funcionamento alargado e entrega de peças. Entre as novas iniciativas incluem-se a disponibilidade de vans para serviços móveis e uma ferramenta de gestão de tempo de inatividade, ambas focadas na optimização da produtividade do cliente.
Recorde-se que, em Janeiro último, a Ford Motor Company e a Volkswagen AG anunciaram os primeiros acordos formais para a criação de uma aliança mais ampla. Através desta aliança, a Ford irá ser responsável pela engenharia e construção de pick-ups de média dimensão para ambas as empresas, modelos cuja expectativa de chegada ao mercado está agendada já para 2022. A Ford pretende desenvolver e construir furgões de grandes dimensões e a Volkswagen pretende desenvolver e construir uma van para uso urbano.
# # #
Previsões de emissões e consumos:
- Tourneo Custom Plug-In Hybrid: a partir de 75 g/km de CO2 e de 3,3 l/100 km, respectivamente;
- Transit Custom Plug-In Hybrid: a partir de 75 g/km de CO2 e de 3,3 l/100 km, respectivamente;
- Transit EcoBlue Hybrid: a partir de 144 g/km de CO2 e de 7,6 l/100 km, respectivamente;
- Transit Custom EcoBlue Hybrid: a partir de 139 g/km de CO2 e de 6,7 l/100 km, respectivamente;
- Tourneo Custom EcoBlue Hybrid: a partir de 137 g/km de CO2 e de 7,0 l/100 km, respectivamente
* Os valores oficiais homologados de consumos e emissões de CO2 serão publicados mais perto do início de comercialização.
Os Consumos de Combustível/Energia, as emissões de CO2 e as autonomias eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.
Desde 1 de Setembro de 2017, alguns novos veículos têm vindo a ser certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a norma WLTP começou a substituir a norma New European Drive Cycle (NEDC), procedimento que tem vindo a ser descontinuado. Durante esta Fase de Descontinuação da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a norma WLTP estão a ser comparados com os valores segundo a norma NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.