Ford Media Center

A Nova e Radical Ford Ranger Raptor Chega à Europa: Uma Pick-up de Alta Performance Também em Fora de Estrada

  • A Nova Ranger Raptor – a versão mais radical e de elevada performance da pick-up mais vendida na Europa – vai estar disponível para os clientes a partir de meados de 2019
  • Desenvolvida pela Ford Performance, a imponente Ranger Raptor adapta-se na perfeição a estilos de vida aventureiros ao ar livre, e está apta a enfrentar os mais duros terrenos com velocidade e eficácia
  • A capacidade de ir a todo o lado é-lhe conferida por um chassis ultra-robusto; jantes e pneus exclusivos da versão; motor EcoBlue com 213 CV e 500 Nm; caixa automática de 10 velocidades; Sistema de tracção Terrain Management

COLÓNIA, Alemanha, 29 de Abril de 2019 – A nova Ford Ranger Raptor – a versão mais radical e de elevada performance da pick-up mais vendida no mercado europeu – vai arrasar a Europa, com as primeiras unidades a serem entregues a meio do ano.

Desenvolvida pela Ford Performance para os grandes entusiastas do todo-o-terreno, a primeira Ranger Raptor de sempre é animada por uma versão Bi-turbo do motor Ford EcoBlue diesel de 2,0‑litros, que desenvolve 213 CV e 500 Nm de binário, acoplado à nova caixa automática de 10 velocidades da Ford.

Com uma presença dominante imposta pelas imponentes dimensões e pelo estilo radical, esta Ranger fora de série conta com o apoio de um inédito chassis Ford Performance totalmente optimizado para a condução agressiva em fora de estrada, com capacidade para chegar a todo o lado.

Como refere Leo Roeks, Director da Ford Performance Europa, “Podem esquecer tudo o que pensavam saber acerca de pick-ups. A nossa nova Ranger Raptor pertence a uma raça diferente: é um puro-sangue capaz de vencer o deserto em ritmo de corrida, e um todo-o-terreno radical para um estilo de vida activo, nas mais duras e exigentes condições de trabalho.”

A Ford Ranger é a pick-up mais vendida na Europa. No primeiro trimestre de 2019, a Ford vendeu 13.600 unidades, um aumento de 15 por cento face ao mesmo período do ano passado.

Robusta e requintada

Concebida para enfrentar a dureza das competições fora de estrada, o chassis exclusivo da Ranger Raptor apresenta uma construção super-robusta e reforçada, recorrendo a ligas leves de aço de alta resistência para resistir aos sacrifícios impostos pelas corridas todo-o-terreno.

Inspirada na competição, a suspensão da Raptor foi especialmente concebida para enfrentar os terrenos mais duros a alta velocidade, mantendo sempre total controlo e conforto, com mais 150 mm nas vias e mais 51 mm na distância ao solo do que a Ranger XLT.

Os amortecedores FOX com Position Sensitive Damping (Amortecimento Activo) proporcionam maiores forças de amortecimento em situações extremas de condução fora de estrada, bem como menores forças de amortecimento em condições de utilização mais moderadas, aumentando o conforto em estrada. Os amortecedores apresentam agora maior curso, com mais 32 por cento nos dianteiros e mais 18 por cento nos traseiros.

Os amortecedores de elevado desempenho, com êmbolos de 63,5 mm, são complementados por braços de suspensão em alumínio, com torres de suspensão (amortecedores) salientes à frente. A nova suspensão traseira, com conjuntos integrados mola-amortecedor, inclui também ligações Watt que atenuam substancialmente as oscilações laterais do eixo no seu movimento oscilante.

No eixo dianteiro, a travagem está a cargo de discos ventilados, com 332 mm de diâmetro x 32 mm de espessura, e pinças de êmbolos duplos com mais 20 por cento de diâmetro face à Ranger convencional. Na traseira, a travagem é formada por discos ventilados (332 mm x 24 mm) com êmbolos de 54 mm de diâmetro.

Os pneus todo-o-terreno BF Goodrich 285/70 R17 foram desenvolvidos especificamente para a Ranger Raptor. Com dimensões 838 mm x 285 mm de largura, os pneus possuem paredes reforçadas, preparadas para os ambientes mais hostis, bem como uma banda de rodagem agressiva e tipicamente off-road que proporciona a melhor aderência em molhado, lama, areia e neve.

Nas palavras de Damien Ross, engenheiro-chefe do programa Ranger Raptor da Ford Motor Company, “A Ranger Raptor tem a capacidade de estar à vontade nas condições mais difíceis fora de estrada, sem qualquer esforço, e, também proporcionar uma condução de luxo em estrada. Na sua essência, a Ranger Raptor conta com a excepcional concepção e capacidade funcional já existente na Ranger ‘normal’, mas leva esses padrões bem mais longe. Do ponto de vista do prazer de condução, é mesmo um veículo muito especial.”

A concepção específica do chassis é combinada com uma geometria fora de estada optimizada, com 283 mm de distância ao solo e 850 mm de passagem a vau. Com um ângulo de ataque de 32,5 graus, e ângulos de rampa e de saída de 24 graus, a Ranger Raptor praticamente não conhece obstáculos e consegue chegar a qualquer lado.

A Ranger Raptor possui também protecções específicas por baixo da carroçaria para anular os efeitos de quaisquer objectos e/ou obstáculos em fora de estrada. Além da protecção normal do motor e caixa de transferência, a zona inferior conta com uma chapa em aço de alta resistência, com 2,3 mm de espessura, ou seja, mais 60 por cento de espessura do que a protecção normalmente utilizada na Ranger.

Especialista em todos os terrenos

A Ranger Raptor possibilita ao condutor seleccionar um dos seis modos de condução integrados no Terrain Management System, para enfrentar um vasto leque de superfícies e cenários de condução. Os modos de condução compreendem:

  • Modo Normal: prioridade ao conforto, economia de combustível e facilidade de condução
  • Modo Sport: maior rapidez de resposta para uma condução mais dinâmica em estrada
  • Modo Relva/Terra/Neve: concebido para proporcionar uma condução segura e confiante em fora de estrada e em superfícies desniveladas
  • Modo Lama/Areia: ajusta a resposta do veículo para optimizar a tracção e o impulso em superfícies altamente deformáveis, como areia e lama
  • Modo Pedra: especificamente para pisos lentos e pedregosos, onde é fundamental contar com um controlo suave
  • Modo Baja: ajusta a resposta para a performance de condução fora de estrada a alta velocidade, tal como fazem os pilotos na famosa Baja 1000

Os engenheiros da Ford testaram exaustivamente o potente motor EcoBlue Bi-turbo de 2,0 litros e a transmissão automática de 10 velocidades, para comprovar a robustez e a durabilidade dos mesmo perante as condições mais desgastantes. Os testes incluíram manter em funcionamento contínuo, durante 200 horas, os turbos de baixa e alta pressão até estes atingirem o ponto de incandescência. Os dois turbos funcionam em série nos regimes mais baixos do motor para melhorar o binário e a capacidade de resposta. Nos regimes mais elevados, o turbo maior, de baixa pressão, ajuda a desenvolver a potência máxima.

A transmissão automática Ford de 10 velocidades é partilhada com a F-150 Raptor e é construída em aço de alta resistência, ligas de alumínio e materiais compósitos para optimizar a durabilidade e o peso. As relações mais longas resultam em melhores acelerações e capacidade de resposta, contribuindo para consumos de 8,9 l/100 km e emissões de CO2 de 233 g/km.*As passagens de caixa adaptativas em tempo real são geridas por algoritmos que garantem a selecção da relação certa no momento certo. A calibragem exclusiva desta transmissão inclui também uma função Live in Drive, com patilhas no volante sempre disponíveis para passagens de caixa manuais.

As tecnologias de assistência ao condutor e de segurança, cuja missão é aumentar a confiança dos condutores que enfrentam situações desconhecidas em todo-o-terreno, ou ambientes de trabalho extremamente exigentes, incluem uma versão melhorada do Controlo de Estabilidade Ford com Função de Mitigação de Capotamento, bem como os dispositivos Controlo Electrónico de estabilidade, Controlo de Deriva do Atrelado, Assistência ao Arranque em Subida, Controlo em Descida e Controlo de Carga Adaptativo.

Tecnologia prática sempre à mão

Tecnologias sofisticadas, concebidas para que a nova Ranger Raptor seja confortável em estrada e fora dela, incluem o sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3, o qual permite ao condutor controlar o áudio, a navegação e os smartphones conectados recorrendo apenas a comandos de voz em tom de conversação. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto™, sem custos adicionais, e dispõe da função SYNC AppLink para activação por voz de diversas aplicações (apps) dos smartphones.

O ecrã táctil central do sistema, a cores e de 8 polegadas, pode ser operado com gestos de arrasto e toque, e dispõe de uma tecnologia de navegação por satélite de grande utilidade quando se anda fora de estrada em locais remotos, oferecendo mesmo uma função “migalhas de pão” para deixar um rasto de reconhecimento ao explorar áreas não cartografadas. A tecnologia de modem integrado a bordo, FordPass Connect, oferece conectividade em movimento.

Impressionante na forma e na função

Disponível nas cores Ford Performance Blue, Colorado Red, Shadow Black, Frozen White e Conquer Grey, com contrastantes em Cinza Dyno, o design agressivo da nova Ranger Raptor é impulsionado por desempenho e funcionalidade.

Uma nova e expressiva grelha, inspirada na primeira pick-up de alta performance construída em série, a Ford F-150 Raptor, domina o espaço entre os faróis de xénon de alta intensidade e as barras de protecção montadas no pára-choques dianteiro. Resistente aos rigores do deserto, o pára-choques dianteiro possui também novos faróis de nevoeiro em LED e condutas de ar funcionais, do tipo cortina, que melhoram o fluxo aerodinâmico ao longo da carroçaria.

Expressivos e alargados, os guarda-lamas dianteiros em material compósito foram concebidos para resistir aos danos decorrentes da condução fora de estrada, bem como permitir maior curso da suspensão e pneus de grandes dimensões. Os estribos laterais foram especificamente projectados para impedir a projecção de pedras na traseira da pick-up, e possuem pontos de drenagem para evitar a acumulação de areia, lama e neve.

A Ranger Raptor continua a ser um verdadeiro cavalo de batalha. O pára-choques traseiro modificado conta com uma barra de reboque integrada com capacidade para 2.500 kg. Os dois ganchos de recuperação dianteiros podem deslocar objectos até 4.635 kg, e os dois montados na traseira têm capacidade para 3.863 kg. A plataforma de carga (1.560 mm x 1.743 mm) foi concebida a pensar nas aventuras de fim-de-semana, e tem capacidade para acomodar motos de motocross ou jet-skis, além de ferramentas de trabalho, materiais e suprimentos. Para facilitar o acesso existe o sistema Assistente de Abertura do Portão Traseiro, que utiliza uma nova estrutura com barras de torsão que reduz em 66 por cento o esforço necessário para fechar o portão traseiro.

O ADN da Ford Performance está presente em todo o interior, que exibe uma elevada qualidade de construção, cores harmoniosas e materiais robustos para cenários de condução entre a cidade e a montanha. Os bancos premium reforçados em couro e camurça foram especificamente desenhados para conferir atrito e apoio a alta velocidade em fora de estrada, com almofadado duplo para maior conforto.

As costuras a azul e os apontamentos em couro rematam a decoração interior. As patilhas no volante, em magnésio e inspiradas na competição, permitem passagens de caixa rápidas e precisas, e estão correctamente posicionadas junto ao volante revestido a pele perfurada. O volante possui uma marca ao centro para ajudar o condutor a certificar-se da posição da direcção na condução fora de estrada, e tem gravado em relevo o logótipo Raptor.

Como sublinha Roeks, “A nova Ranger Raptor tem todas as ferramentas necessárias para a aventura. É uma moto de motocross, uma moto de neve e um moto-quatro num só veículo; é a pick-up de aventura na sua máxima expressão.”

O legado das corridas no deserto

O modo BAJA da Ford Ranger Raptor constitui uma referência à Baja 1000; uma dura prova de resistência disputada na Península de Baja Califórnia, no México, e uma das mais prestigiadas competições off-road do mundo.

A nova Ranger Raptor mantém-se fiel ao ADN da sua antecessora, a Ford F-150 SVT Raptor original, que terminou a Baja 1000 de 2008 na terceira posição antes do início da comercialização nos Estados Unidos em 2010,

À semelhança da sua antecessora e da mais recente geração da Ford F-150 Raptor, a Ranger Raptor foi sujeita aos mais duros e exaustivos testes nas exigentes zonas desérticas de Borrego Springs, nos E.U.A.

# # #

Android e Android Auto são marcas registadas da Google Inc.

* Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

Desde 1 de Setembro de 2017, alguns novos veículos têm vindo a ser certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a norma WLTP começou a substituir a norma New European Drive Cycle (NEDC), procedimento que vai ser descontinuado. Durante esta Descontinuação Faseada da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a norma WLTP estão a ser comparados com os valores segundo a norma NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eléctricos e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 199.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 67.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e oito em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission