Ford Media Center

O Ponto de Viragem: Em 2022, a Nova Geração de Veículos Eletrificados da Ford Ultrapassará o Conjunto dos Modelos Diesel e Gasolina

  • A Ford reforça o seu empenho num futuro eléctrico mais limpo, apresentando no Salão de Frankfurt a sua forte gama de veículos eletrificados, incluindo o novo Puma Titanium X, revelado em estreia.
  • No final de 2022, os veículos eletrificados representarão mais de 50 por cento do total de vendas de automóveis Ford na Europa, superando as vendas combinadas dos modelos convencionais a gasolina e diesel.
  • A Ford anuncia novas soluções para facilitar o carregamento de veículos eletrificados, que irão reduzir significativamente o tempo de carga e contribuirão para menos ruído nas ruas.

FRANKFURT, Alemanha, 10 de Setembro de 2019 – A Ford estreou hoje no Salão de Frankfurt uma gama de novos veículos que ajudarão a abrir o caminho para que os modelos eletrificados superem, em apenas alguns anos, as vendas combinadas de modelos convencionais a diesel e gasolina, em apenas alguns anos.

Com a eletrificação a tornar-se rapidamente na tendência do momento, decidimos aumentar substancialmente o número de modelos eletrificados e de opções de propulsão, para que os nossos clientes possam fazer a escolha mais adequada às suas necessidades,” refere Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa. “Ao tornar mais fácil do que nunca a mudança para um veículo eletrificado, temos expectativas de que a maioria das nossas vendas de veículos de passageiros seja eletrificada até ao final de 2022.”

No início deste ano, a empresa anunciou o seu empenho em que cada novo modelo de passageiros Ford na Europa inclua uma opção eletrificada, e revelou os seus planos iniciais num evento especial “Go Electric”, realizado em Amsterdão. Entre os veículos eletrificados agora mostrados em Frankfurt, contam-se os novos SUV Kuga Plug-In Hybrid e Explorer Plug-In Hybrid, bem como o novo Tourneo Custom Plug-In Hybrid de transporte de passageiros, o novo crossover compacto Puma EcoBoost Hybrid e o Ford Mondeo Station Wagon Hybrid.

Inspirado no Mustang, o novo SUV 100% eléctrico e de elevada performance da Ford chegará em 2020, com uma previsão de autonomia 100% eléctrica de 600 km, calculada de acordo com protocolo World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP) e capacidade de carregamento rápido. *

No total, a Ford planeia lançar este ano um total de 8 veículos eletrificados que irão contribuir para a projecção de vendas de 1 milhão de veículos eletrificados na Europa no final de 2022. Até 2024, está também planeado o lançamento de mais 9 veículos.

Generosamente equipado, o novo Puma Titanium X estreia-se em Frankfurt, integrando, de série, tecnologias geralmente reservadas a modelos executivos de maiores dimensões. O modelo crossover compacto de inspiração SUV apresenta inovadoras capas de bancos removíveis, bem como bancos com massagem lombar e sistema de carregamento sem fios para smartphones compatíveis.

O Puma Titanium X dispõe também de tecnologia mild-hybrid EcoBoost Hybrid para maior eficiência de combustível e elevado desempenho, apenas uma das várias soluções de propulsão eletrificada para os veículos Ford, que inclui as variantes full hybrid (auto-recarregável), plug-in hybrid (híbrido plug-in) e 100% eléctrico.

” Quando se trata de eletrificação, não existe uma solução do tipo ‘tamanho único’. As circunstâncias e as necessidades de utilização de cada cliente são diferentes,” refere Joerg Beyer, Director Executivo de Engenharia, da Ford Europa. “A nossa estratégia consiste em juntar a opção de propulsão eletrificada certa ao veículo certo, ajudando os nossos clientes a desfrutar de uma experiência de veículo eletrificado fácil e agradável.”

A marca anunciou também detalhes das novas soluções de carregamento pan-europeias que apoiarão os proprietários e operadores de veículos eletrificados a desfrutar de uma experiência sem stress, ajudando os clientes dos modelos híbridos plug-in da Ford a estarem ainda mais confiantes e confortáveis em termos de autonomia para chegar aos seus destinos.

A Ford vai encetar parcerias com seis fornecedores de energia europeus, incluindo a Centrica (Reino Unido e Irlanda), para instalação de pontos domésticos de carregamento rápido (wall boxes) e proporcionar tarifas de energia verde que tornarão o carregamento mais rápido e com custos mais acessível para os clientes. Uma nova iniciativa em parceria com a NewMotion facilitará os condutores nas tarefas de localização e pagamento em mais de 118.000 pontos de carregamento em 30 países.

Também em estreia em Frankfurt, uma nova experiência “Go Electric” irá ajudar os clientes a entender mais facilmente a sua transição para os veículos eletrificados.

# # #

 

  • Ford Explorer Plug-In Hybrid: Emissões de CO2 desde 71 g/km; consumo de combustível desde 3,41 l/100 km
  • Ford Kuga Plug-In Hybrid: Emissões de CO2 desde 26 g/km; consumo de combustível desde 1,2 l/100 km
  • Ford Mondeo Hybrid wagon: Emissões de CO2 desde 99 g/km; consumo de combustível desde 4,43 l/100 km (com jantes em liga leve de 17” em opção)
  • Ford Puma EcoBoost Hybrid: Emissões de CO2 desde 125 g/km; consumo de combustível desde 5,45 l/100 km
  • Ford Tourneo Custom Plug-In Hybrid: Emissões de CO2 desde 75 g/km; consumo de combustível desde 3,3 l/100 km

*Os valores dos consumos e das emissões de CO2 homologados oficialmente serão publicados mais perto da data de lançamento.

Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

 

Desde 1 de Setembro de 2017, alguns novos veículos têm vindo a ser certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a norma WLTP começou a substituir a norma New European Drive Cycle (NEDC), procedimento que vai ser descontinuado. Durante esta Descontinuação Faseada da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a norma WLTP estão a ser comparados com os valores segundo a norma NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eletrificados e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em eletrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 194.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 50.000 trabalhadores nas suas instalações e ‘joint-ventures’ consolidadas e aproximadamente 64.000 quando incluídas as empresas não consolidadas. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 20 instalações fabris (13 detidas integralmente e 7 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission