Ford Media Center

Novo Ford Transit Van Incrementa Produtividade dos Negócios com Melhor Eficiência de Consumos, Emissões, Capacidade de Carga e Conectividade

  • Nova Ford Transit de 2 toneladas estreia motor diesel 2.0 EcoBlue mais evoluído, com melhorias em termos de eficiência de consumos até aos 7 por cento, permitindo reduzir os custos operacionais, bem como uma nova versão de 185 CV
  • Em estreia no segmento, o bloco EcoBlue Hybrid recorre à tecnologia mild-hybrid de 48 volts, garante de um incremento de 8 por cento em economia
  • Maior capacidade de carga até 80 kg, para um incremento de produtividade. Até 7.000 kg de peso bruto permite uma capacidade de reboque até aos 3.500 kg
  • O novo modem integrado a bordo FordPass Connect melhora a conectividade em movimento e ajuda as empresas a melhorar a utilização dos seus veículos e a optimizar os custos de operação
  • Condução facilitada fruto da transmissão automática de 10 velocidades e dos Modos de Condução Seleccionáveis, de série. Novas Edições Limitadas permitem aos clientes o acesso a modelos Transit com maiores especificações
  • A nova Transit Custom também beneficia das actualizações mecânicas e das avançadas funções de conectividade, incluindo as tecnologias EcoBlue Hybrid e Plug-In Hybrid

COLÓNIA, Alemanha, 23 de Setembro de 2019 – A Ford está a apresentar a sua mais inteligente, eficiente e produtiva Transit Van de 2 toneladas de sempre, modelo desenvolvido para ajudar as empresas a prosperar em um ambiente operacional moderno.

Foram mais de 4.600 os componentes actualizados, complementados com avançadas tecnologias de assistência à condução e mecânicas que contribuem para uma nova Ford Transit que pode transportar mais carga, gastar menos combustível e é mais fácil de conduzir e de operar.

Versões evoluídas dos sofisticados motores diesel EcoBlue da Ford ajudam a reduzir os custos operacionais, proporcionando até 7 por cento de melhoria na eficiência de consumos, com até 8 por cento adicionais permitidos pelos novos motores EcoBlue Hybrid da Transit, a primeira solução de tecnologia mild-hybrid de 48 volts a ser introduzida no segmento.

Um abrangente programa de redução de peso aplicado na nova Transit, recorrendo ao design assistido por computador (CAD) da indústria aeroespacial, ajuda a garantir um aumento de carga útil até aos 80 kg. Para além disso, as avançadas funções de conectividade, incluindo a nova tecnologia de modem integrado a bordo FordPass Connect, ajuda os operadores a maximizar a eficiência e utilização do veículo.

As avançadas tecnologias de assistência à condução ajudam os condutores a estacionar as viaturas em modo mãos livres, a manterem-se dentro dos limites de velocidade e a evitar ou atenuar os efeitos de colisões em ambientes urbanos de elevado fluxo.

“A icónica Ford Transit eleva, de novo, a fasquia, para um aumento da produtividade das empresas, proporcionando maior carga útil, maior eficiência de combustível e uma conectividade avançada, dando às empresas de todas as dimensões as ferramentas para maximizar a sua eficiência operacional”, comentou Michael McDonagh, Engenheiro-Chefe do Programa Global da Transit, da Ford Europa. “A Ford também está a marcar o ritmo em termos de electrificação, através dos primeiros motores mild-hybrid do segmento, ideais para operações de entregas.”

A nova Ford Transit está já à venda em toda a Europa, assente no sucesso da anterior geração, ajudando a fortalecer a marca Transit como líder no seu segmento, na Europa e na América do Norte. O crescimento das vendas na Europa tem continuado ao longo de 2019, tendo permitido à gama Ford Transit estabelecer um recorde no segundo trimestre, com 68.800 unidades vendida em 2019, ou seja, 2,7 por cento acima do volume registado no segundo trimestre do ano passado.

A Ford também actualizou a Transit Custom de 1 tonelada, modelo líder de mercado, equipada com os novos blocos tecnológicos EcoBlue diesel, EcoBlue Hybrid e Plug-In Hybrid, garantes de uma eficiência de combustível optimizada, e também equipada com avançadas tecnologias de conectividade e de assistência ao condutor.

Eficiência energética melhorada. Maior leque de escolha

O potente e eficiente motor diesel EcoBlue de 2,0 litros da Ford foi optimizado para permitir poupanças de combustível até aos 7%, alcançadas de acordo com dados internos da Ford, baseados no ciclo de condução em condições reais (WLTP). Equipado com uma caixa manual de 6 velocidades da Ford, a nova Transit alcançou emissões de CO2 a partir de 200 g/km e consumos a partir dos 7,6 l/100 km WLTP*.

A maior eficiência ao nível dos consumos e emissões foi alcançada pela aplicação de um sistema de injeção de combustível mais evoluído, o qual eleva a pressão de pico aos 2.200 bar, garantindo uma combustão mais eficiente. Para reduzir a fricção dentro do motor, os novos pistões de aço contam com um revestimento mais fino do que as idênticas peças em alumínio da geração anterior. Uma bomba de óleo de fluxo variável reduz as perdas parasitárias, adaptando o fornecimento do óleo de acordo com as necessidades.

Outras melhorias neste capítulo foram alcançadas pela introdução, pela primeira vez, da tecnologia de direcção assistida eléctrica (EPAS) na Transit de 2 toneladas, pela significativa redução de peso, pela utilização de pneus de baixa resistência ao rolamento e com melhorias aerodinâmicas. A tecnologia Auto Start-Stop, com reflexos positivos na redução de consumos, permanece de série em toda a gama.

A nova tecnologia EcoGuide, integrada pela primeira vez num veículo comercial, torna ainda mais fácil a poupança de combustível. A tecnologia recorre ao posicionamento por GPS para indicar quando o condutor deve abrandar e realizar passagem de caixa, analisando as situações com que se irá deparar e que estejam ainda mesmo fora do seu campo de visão, tais como cruzamentos, limites de velocidade e subidas/descidas.

A nova Transit expande, assim, a sua actual gama de potências de 105, 130 e 170 CV, inerentes ao bloco EcoBlue de 2,0 litros, com a chagada de uma nova variante de 185 CV, com 415 nm de binário. Todas as potências beneficiam de um evoluído turbocompressor de novo design, o qual ajuda a garantir uma maior disponibilidade de binário numa faixa de rotações mais ampla.

A partir da Primavera 2020, para além da caixa de 6 velocidades automática, que já está disponível em modelos de tracção dianteira, as Transit de tracção traseira irão ficar disponíveis com a eficiente e reactiva transmissão automática de 10 velocidades da Ford, dotada de um sistema de Engrenagem Adaptativa Programada, que pode avaliar os estilos de condução individuais para optimizar os momentos ideais de passagens de caixa.

Em estreia no segmento, a tecnologia EcoBlue Hybrid

A inovadora tecnologia mecânica mild-hybrid diesel EcoBlue de 48 volts é proposta como uma opção para as versões de tracção dianteira e traseira do modelo Transit, representando uma melhoria na ordem dos 3 por cento em termos de eficiência de combustível, em comparação com o equivalente bloco diesel 2.0 EcoBlue, segundo uma análise WLTP. Benefícios na ordem dos 8 por cento podem ser conseguidos em locais onde as condições de condução permitem a máxima regeneração de energia.

Os derivativos Transit EcoBlue Hybrid foram especificamente afinados para maximizar a eficiência de combustível e integram um accionador de arranque/gerador integrado, acionado por correia, que substitui o anterior alternador, permitindo a recuperação e o armazenamento de energia durante as desacelerações do veículo, carregando um pack de baterias de iões de lítio, refrigerado a ar e com 48 volts. A energia armazenada é depois usada como complemento ao binário do motor em condições normais de condução e em aceleração, alimentando ainda os equipamentos elétricos auxiliares do veículo.

Menos peso, maior capacidade de carga

A nova Ford Transit garante uma carga útil melhorada para uma maior produtividade, através de um abrangente programa de optimização do peso do veículo, permitindo também aos operadores beneficiar dos mais recentes sistemas de segurança e das tecnologias de assistência à condução.

As reduções de peso foram alcançadas com recurso a uma abordagem de “ganhos marginais”, através da qual os componentes foram otimizados em peso, resistência e durabilidade recorrendo-se ao software CAD da indústria aeroespacial. A nova Transit 350 GVM, modelo L3 H2, por exemplo, é até 80 kg mais leve do que o equivalente derivativo que substitui, enquanto a van de tração dianteira equivalente é até 48 kg mais lev; o peso líquido de carga varia até aos 1.418 kg nos modelos de 3,5 toneladas.

O novo capot em alumínio da nova Transit permite economizar 5,4 kg, em comparação com um equivalente de aço, sem sacrificar a robustez, enquanto outras grandes economias, na ordem dos 14,7 kg, foram alcançadas pelo novo desenho do eixo traseiro no modelo de tracção traseira. Uma antepara em material compósito de elevada resistência e baixo peso representa menos 4,4 kg quando comparado com uma equivalente peça de aço**.

As novas jantes de aço da Transit também são produzidas com recurso a uma técnica de produção que garante maior robustez, usando-se menos metal. Esta abordagem proporciona uma poupança total de 5,5 kg nas 5 jantes de uma Transit, incluindo a sobressalente.

“A capacidade de carga é fundamental na produtividade dos negócios. Menos peso também melhora a economia em termos de combustível e de emissões de CO2, de modo que cada elemento da equipa da Ford Transit trabalhou num determinado alvo em termos de redução de peso, mantendo-se a robustez e durabilidade como prioridades”, acrescentou McDonagh.

Sempre conectado

No âmbito da estratégia para expandir a conectividade a toda a sua gama de veículos comerciais, a Ford oferece a tecnologia de modem de bordo FordPass Connect na nova Transit. Esta tecnologia opcional permite aos operadores de frotas optimizar os custos de utilização através de soluções como os produtos da Ford Telematics e Ford Data Services, a lançar no final deste ano, e a recém-lançada nova app FordPass Pro, especificamente concebida para apoiar pequenas empresas e proprietários condutores na maximização da sua produtividade.

Outras avançadas tecnologias de conectividade incluem o sistema de entretenimento e comunicação Ford SYNC 3, disponível em opção, que pode ser operado usando apenas simples comandos de voz simples, ou através de gestos de toque e deslize num ecrã tátil de oito polegadas.

As conversões e os acessórios em pós-venda podem aceder aos dados dos sistemas elétricos da Transit através do novo Módulo de Interface de Instalação.

Conduzir o negócio

Com um carácter de condução refinado e semelhante ao de um automóvel, a Transit tem a sua dinâmica realçada com a introdução da tecnologia de EPAS (direcção assistida eléctrica) que também ajuda a reduzir o cansaço do condutor reforçando a assistência ao estacionar e nas manobras, e permite tecnologias como a Assistência Activa ao Estacionamento e Ajuda à Manutenção de Faixa.

Pela primeira vez, os condutores da Transit poderão escolher entre Modos de Condução Selecionáveis para fazer corresponder o desempenho de condução às condições: todos os propulsores possuem o Modo Normal e o Modo Eco. Além disso, as versões de tracção traseira e de tracção integral beneficiam do Modo Slippery para auxiliar a tracção em superfícies difíceis, incluindo gelo e neve; as versões de tracção integral possuem o Modo Mud/Rut. As versões de tração traseira equipadas com transmissão automática dispõem do Modo Tow/Haul para uma entrega de potência suave ao rebocar atrelados de grandes dimensões.

A capacidade de reboque da Transit também foi melhorada. Com até 7.000 kg de peso bruto total nas versões de tracção traseira de 170 CV e 185 CV, é possível rebocar até 3.500 kg de, com uma relação final de transmissão de 4.1:1.

Foi também foi introduzida uma vasta gama de avançadas tecnologias de assistência à condução, disponíveis em opção, para ajudar a reduzir o esforço e o cansaço, e evitar ou atenuar o impacto de colisões. Estas tecnologias incluem:

  • Sistema de Informação de Ângulo Morto com sistema Trailer Tow: zona de ângulo morto expandida que abrange o veículo e um atrelado, até um comprimento de 10 metros
  • Controlo de Velocidade Inteligente Adaptativo: combina a funcionalidade dos sistemas Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Controlo de Velocidade Adaptativo para ajudar os condutores a cumprir os limites de velocidade
  • Sistema de Manutenção de Faixa melhorado
  • Assistente de Pré-Colisão com Assistente de Deteção de Peões: agora com capacidade para detectar peões à noite quando iluminados pelos faróis

As novas funcionalidades, disponíveis em opção, que podem ajudar a reduzir o esforço do condutor e evitar colisões ao manobrar e estacionar em ambientes comerciais e urbanos muito movimentados, incluem:

  • Câmaras dianteiras e traseiras de grande ângulo: ajudam os condutores a ver o trânsito em sentido contrário ao sair de um espaço de estacionamento com pouco visibilidade, ou ao sair em marcha-atrás para estradas/ruas movimentadas;
  • Câmara traseira em posição elevadas: posicionada para oferecer melhor visibilidade em marcha-atrás, principalmente com as portas abertas
  • Ajuda ao Estacionamento: reforçada com sensores laterais adicionais
  • Assistente de Estacionamento Activo: ajuda os condutores a encontrar lugares adequados e estacionar em modo mãos-livres de frente ou em marcha-atrás, ou em paralelamente a outros veículos
  • Assistente de Saída do Estacionamento: ajuda os condutores a sair de lugares de estacionamentos paralelos em modo mãos-livres
  • Alerta de Trânsito Cruzado: alerta os condutores de veículos que poderão estar no seu caminho ao sair de um estacionamento em marcha-atrás

Além disso, uma potente barra de projetores LED, sobrelevada e disponível em opção, permite aos operadores trabalharem atrás da Transit em condições de visibilidade reduzida; disponível a partir da Primavera de 2020, uma nova Porta Lateral Deslizante Eléctrica irá facilitar as operações de carga ou descarga.

O sistema Ford MyKey, disponível em opção, permite aos gestores de frotas programar a chave para limitar a velocidade máxima do condutor e o volume de rádio, bem como activar permanentemente os recursos de segurança activos.

Exterior reconhecível instantaneamente. No interior mais prático

Expressivo, simples e concebido para ser fácil de limpar, o exterior da nova Ford Transit caracteriza-se por uma grelha frontal mais elevada e assertiva, com três barras e um novo desenho na parte inferior, com novos painéis e pára-choques dianteiros redesenhados para melhorar a aerodinâmica. Os modelos mais equipados apresentam potentes faróis bi-xénon e novas luzes diurnas LED, com a característica assinatura da família Transit.

Em linha com a mais recente Transit Custom, a nova Transit tem um design interior totalmente renovado, oferecendo mais estilo, versatilidade e conforto para o condutor. O painel de instrumentos apresenta agora detalhes mais práticos para os condutores que utilizam a cabine como um escritório móvel, com os espaços de arrumação significativamente melhorados, destacando-se os três compartimentos abertos no topo do tabliê. As versões menos equipadas contam com um local próprio para colocar telemóveis e tablets.

O tecido de revestimento dos bancos foi sujeito aos mais duros testes de desgaste e abrasão, sendo, por isso, mais resistente e durável. O conforto foi reforçado pelo novo desenho dos bancos, com incrementos ao nível do acolchoamento em espuma e da geometria para proporcional melhor apoio.

Os clientes da Transit continuam a poder contar com um vasto leque de escolha, com mais de 450 variantes na gama, incluindo tração dianteira, traseira e integral, bem como diversos formatos de carroçaria e chassis, incluindo o recentemente introduzido chassis Skeletal de baixa altura.

Os clientes também podem optar por uma nova versão Limited requintadamente equipada, com para-choques dianteiro na cor da carroçaria e jantes de liga leve de 16 polegadas, além de ar condicionado manual, faróis bi-xénon e conectividade SYNC 3 com ecrã tátil de 8 polegadas.

Nova Transit Custom – propulsores e tecnologias actualizados

Oferecendo significativos melhoramentos partilhados com a nova Ford Transit de maiores dimensões, a nova e requintada Ford Transit Custom está agora também disponível em toda a Europa.

Os melhoramentos concebidos para proporcionar mais performance e menores custos de propriedade incluem o motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros, igualmente melhorado, incluindo a variante mais potente de 185 CV. A Transit Custom oferece agora, também, a primeira opção de propulsão EcoBlue Hybrid do segmento, que proporciona significativos incrementos em termos de eficiência de combustível. A Transit Custom regista emissões de CO2 a partir de 175 g/km e consumos a partir de 6,7 l/100 km - WLTP.

Juntamente com a nova tecnologia de modem de bordo FordPass Connect, as funcionalidades de assistência ao condutor pela primeira vez disponíveis, em opção, para proprietários e operadores da Transit Custom incluem:

  • Sistema de Informação de Ângulo Morto com sistema Trailer Tow
  • Controlo de Velocidade Adaptativo com Limitador de Velocidade Inteligente
  • Ajuda à Manutenção de Faixa
  • Assistente de Estacionamento Activo
  • Assistente de Pré-Colisão com Deteção de Peões

Além disso, no final de 2019, a gama Transit Custom será reforçada com a nova e inovadora versão Plug-In Hybrid***, que possibilita a condução zero emissões com propulsão elétrica no centro das cidades, e percorrer maiores distâncias sem preocupações de autonomia.

# # #

* Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

Desde 1 de Setembro de 2017, alguns novos veículos têm vindo a ser certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a norma WLTP começou a substituir a norma New European Drive Cycle (NEDC), procedimento que vai ser descontinuado. Durante esta Descontinuação Faseada da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a norma WLTP estão a ser comparados com os valores segundo a norma NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2..

** Opcional no Reino Unido; o aço é opcional em mercados onde a divisória em materiais compósitos é de série

*** Transit Custom Plug-In Hybrid: Emissões de CO2 a partir de 60 g/km; consumos a partir de 2,7 l/100 km - NEDC

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos electrificados e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 194.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 50.000 trabalhadores nas suas instalações e ‘joint-ventures’ consolidadas e aproximadamente 64.000 quando incluídas as empresas não consolidadas. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 20 instalações fabris (13 detidas integralmente e 7 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission