As vendas do Ford Focus ao longo de 2019 atingiram o seu ponto mais elevado desde 2015, somando-se 194.700 unidades vendidas até ao final de Outubro, o equivalente a um Focus vendido a cada 135 segundos.
O Focus dispõe da gama mais ampla do seu segmento, agora aumentada com o novo crossover Active X Vignale, dotado do nível de equipamento mais elevado. O novo Focus Ecoboost Hybrid, com propulsor híbrido, estará disponível no próximo ano.
COLÓNIA, Alemanha, 3 de Dezembro de 2019 – A gama mais diversificada de sempre do Ford Focus está a dar cartas no mercado. Face a 2018, a quota da Ford no competitivo segmento dos modelos compactos aumentou 1,8 por cento.
As vendas do Focus ao longo de 2019, nos 20 principais mercados europeus da Ford 1, estão no seu nível mais elevado desde 2015, com 194.700 veículos vendidos até ao final de Outubro, ou seja, o equivalente a um Focus vendido a cada 135 segundos. Desde Junho de 2018, quando se deu início às encomendas do novo modelo, a Ford já vendeu mais de 250.000 unidades do novo Focus.
Como refere Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa, “Da versão de 5 portas à Station Wagon, do Active ao ST, esta é a gama mais diversificada ao dispor dos clientes do segmento. Todas as versões apresentam excelentes níveis de design e tecnologia.”
A extensa gama de versões, carroçarias e motorizações do Focus, mais abrangente do que a de qualquer outro modelo concorrente, acaba de ser aumentada com a introdução da nova versão Focus Active X Vignale.
Combinando o equipamento de luxo do Focus Vignale com o estilo exterior robusto, a maior distância ao solo e a configuração de chassis específica do Focus Active, a dotação de série do Focus Active X Vignale inclui jantes de liga leve exclusivas de 17 polegadas, tejadilho e capas dos retrovisores em preto, faróis LED e bancos e volante revestidos a couro Vignale. As sofisticadas tecnologias de série incluem Active Park Assist e o sistema head-up display estreado pelo Focus no segmento 2.
No próximo ano, a Ford irá introduzir um novo propulsor EcoBoost Hybrid de 48 volts mild-hybrid, concebido especificamente para aumentar a economia de combustível e, simultaneamente, complementar a experiência de prazer de condução Ford com um desempenho mais reactivo e enérgico. É um dos 14 modelos eletrificados que a marca vai comercializar na Europa antes do final de 2020, 8 dos quais este ano.
Os estudos da Ford mostram que quase 40 por cento dos clientes do Focus consideram o estilo exterior do modelo a principal razão para a compra. Outros 20 por cento são mais atraídos pela oferta de equipamentos, onde se incluem tecnologias opcionais como Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa para a condução em pára-arranca 3.
O interior espaçoso do Focus, em especial na secção traseira, está, também, entre as características destacadas pelos clientes. O espaço ao nível dos joelhos, o melhor da classe, foi melhorado em 5 centímetros face ao modelo anterior.
O novo Focus ficou disponível para encomenda em Junho de 2018, inicialmente nas versões Titanium (luxo) ST-Line (desportiva) e Vignale (topo-de-gama). Versátil e de inspiração SUV, o crossover Focus Active foi lançado no final de 2018.
No início deste ano, a Ford introduziu o Focus ST, proposta desenvolvida pela Ford Performance, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e dotado do aclamado motor a gasolina Ford EcoBoost de 2,3 litros, com 285 CV e transmissão manual de seis velocidades. Esta versão está, também, disponível com a motorização EcoBlue de 2,0 litros e 190 CV, o motor diesel mais potente de sempre disponível no Ford Focus 4.
Mesmo os clientes que não buscam as elevadas performances, apreciam o estilo ST. Cerca de um terço dos novos Focus vendidos são versões ST-Line, tornando-se na mais popular entre os clientes Focus. Todas as variantes Focus são propostas nas carroçarias de 5 portas e Station Wagon.
Desde o lançamento da primeira geração em 1998, a Ford já vendeu mais de 7 milhões de unidades do modelo Focus na Europa.
# # #
1Volumes de vendas para os 20 principais mercados da Ford na Europa, com representação oficial através de companhias nacionais de vendas. Os mercados Euro 20 são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça.
2As funções de assistência ao condutor são complementares e não substituem a atenção, a capacidade de decisão e a intervenção do condutor no controlo do veículo.
3Com base nas respostas de 623 clientes em França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.
4Focus de 5 portas: emissões de CO2 desde 92 g/km, consumos NEDC desde 3,5 l/100 km;
Focus ST 2.3 EcoBoost de 5 portas: emissões CO2 desde 179 g/km, consumos NEDC desde 7,9 l/100 km;
Focus ST 2.0 EcoBlue de 5 portas: CO2 emissões CO2 desde 125 g/km, consumos NEDC desde 4,8 l/100 km.
Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.
Desde 1 de Setembro de 2017, alguns novos veículos têm vindo a ser certificados de acordo com a norma World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), segundo a directiva (EU) 2017/1151 na sua mais recente redacção, a qual traduz um novo e mais realístico formato de testes para a medição de consumos e emissões de CO2. A partir de 1 de Setembro de 2018 a norma WLTP começou a substituir a norma New European Drive Cycle (NEDC), procedimento que vai ser descontinuado. Durante esta Descontinuação Faseada da NEDC, os consumos e emissões de CO2 obtidos segundo a norma WLTP estão a ser comparados com os valores segundo a norma NEDC. Existirão, por essa razão, algumas discrepâncias face à anterior análise de consumos e emissões, pois alguns procedimentos base dos testes sofreram alterações: por exemplo, uma mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e de emissões de CO2.