Ford Media Center

Bem-Vindos ao Futuro. Veículos Ford Conectados Alertam os Condutores de Perigos no Seu Trajecto

Nova função de Informação de Perigo na Via avisa antecipadamente os condutores sobre potenciais perigos mais à frente na estrada

Saber o que se vai encontrar após uma curva cega pode ser, na maioria das vezes, muito útil, mas para os condutores esse conhecimento pode mostrar-se ainda mais importante. Fruto de uma nova tecnologia de conectividade automóvel da Ford, isso passa a ser uma realidade.

A função de Informação de Perigo na Via (IPV) marca um passo significativo rumo a uma infraestrutura de transportes conectados, ajudando os condutores a prepararem-se e, potencialmente, evitar determinados perigos na estrada*. Quando estes se deparam com filas de carros repentinas, acidentes ou derramamento de cargas, possivelmente ainda sem estar a ver essas situações, a sua viatura pode receber um aviso prévio. Tal também se pode aplicar a outras situações, de tempestades de granizo, a inundações repentinas, ou até mesmo deslizamentos de terras.

O despoletar do sistema ocorre de acordo com as situações que se apresentam no percurso mais à frente. Pode activar os airbags, fazer piscar as luzes de aviso de perigo, ou os limpa pára-brisas. Os anteriores sistemas de alerta de incidentes de trânsito contavam com o input de informações por parte dos condutores para que se gerassem alertas. A função de IPV opera de forma autónoma, sem a necessidade de qualquer interacção do condutor, para gerar informações e emitir avisos.

Os perigos apenas serão exibidos se o sistema identificar que o incidente é susceptível de ter algum impacto na viagem do condutor, surgindo directamente no ecrã do painel de instrumentos. A IPV foi projectada para ser mais benéfica para os condutores do que as informações de perigo obtidas a partir dos actuais sistemas de transmissão via rádio, que muitas vezes entregam notificações que não são relevantes.

De série, no novo Ford Puma, e sem custos associados no primeiro ano**, a função IPV está a ser integrada em mais de 80 por cento da gama de veículos de passageiros da Ford, processo que decorre até ao final do presente ano. Acrescente-se que este benefício não se limitará, apenas, aos que viajam a bordo de modelos da Ford, pois as informações enviadas podem ser usadas para alertar os condutores de veículos de outros fabricantes e vice-versa.

Como funciona

Um conjunto de sensores monitoriza as diferentes acções, incluindo a travagem de emergência, luzes de nevoeiro e controlo de tracção para detectar potenciais condições climatéricas adversas ou da própria via de circulação. Os dados são, então, analisados para determinar a localização do perigo e se ocorreu um incidente de trânsito

Usando o modem FordPass Connect, o veículo fornece actualizações automáticas à cloud através de uma ligação segura. A HERE Technologies, parceiro tecnológico da Ford, opera a plataforma central baseada na cloud, reunindo informações das diferentes marcas de veículos, de acordo com as parcerias comerciais estabelecidas.

Quantos mais veículos estiverem conectados com a rede, maior será a eficiência do sistema. Quando muitos veículos geram um mesmo aviso, os restantes que circulam nas proximidades recebem da cloud, através da rede de telemóveis, informações dos incidentes, permitindo aos condutores reduzir a velocidade ou adoptar medidas apropriadas.

Informações adicionais são obtidas a partir de bases de dados de incidentes das autoridades públicas e de relatórios de tráfego, prestando aos condutores avisos antecipados, incluindo a aproximação a veículos que circulam na faixa de rodagem errada, a presença de animais ou de pessoas na estrada e obras rodoviárias.

“O que diferencia a função de Informação de Perigo na Via é o facto de serem os veículos a estar conectados – através da Internet das Coisas, não tendo de depender de aplicativos de terceiros. Trata-se de um avanço significativo. Os avisos são específicos, relevantes e adequados, tentando-se ajudar a melhorar a especificidade de uma determinada deslocação.” Joerg Beyer, Director Executivo,, Engenharia, Ford Europe

# # #

*As funções de assistência à condução, como a Informação de Perigo na Via, são complementares e não se substituem às capacidades de atenção, avaliação da situação e necessidade de controlo do veículo por parte do condutor.

**A função de Informação de Perigo na Via  é activada através do modem FordPass Connect presente a bordo e é disponibilizada de série na compra do Novo Ford Puma, sendo válida durante o primeiro ano após a compra; a partir daí, pode ser adquirida através de uma licença paga, como parte de um pacote de conectividade. O modem será conectado aquando da entrega do veículo ao cliente, que pode optar pela autorização/bloqueio de determinados dados a partilhar.

Dados da função de Informação de Perigo na Via fornecidos pela HERE Technologies.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos electrificados e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 191.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 47.000 trabalhadores nas suas instalações e ‘joint-ventures’ consolidadas e aproximadamente 62.000 quando incluídas as empresas não consolidadas. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 19 instalações fabris (12 detidas integralmente e 7 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission