Ford Media Center

Ford Torna Gratuito o Acesso a Diversos Serviços Para Veículos Conectados na Europa

Funções de veículos conectados, integradas na app FordPass para smartphones, simpllificam a condução

A Ford tornou gratuito, para os seus clientes europeus, o acesso a serviços para veículos conectados, permitindo aos condutores o controlo e monitorização das principais funções dos seus veículos, a partir dos seus smartphones[i].

Os condutores acedem às funções dos veículos conectados através da app FordPass, a qual possibilita accionar vários serviços remotos, incluindo a verificação do estado do veículo, níveis de combustível e de óleo, autonomia e abrir e fechar portas[ii].

Anteriormente, os serviços para veículos conectados estavam disponíveis para proprietários de veículos novos no formato de assinatura experimental de dois anos. Agora, a Ford decidiu não cobrar os custos de assinatura da maioria dos seus serviços conectados, proporcionando aos automobilistas poupar até 600€ durante o ciclo de vida de um veículo.

Características da app FordPass

Com a app FordPass, os condutores podem ligar o motor do veículo de forma remota, climatizando o habitáculo para uma temperatura confortável antes de seguir viagem – um bom recurso para desembaciar as janelas da viatura numa manhã fria[iii].

As notificações e os alertas das condições do veículo alertam para qualquer situação que mereça a atenção do condutor, como baixa pressão nos pneus ou problemas com os faróis. A app FordPass pode também mostrar a localização exacta do veículo, o que evita aborrecimentos aos automobilistas com a procura do local onde o deixaram num grande e movimentado parque de estacionamento.

Com a possibilidade de trancar e destrancar remotamente o seu veículo, os condutores podem também confirmar se, de facto, a viatura ficou fechada depois de a terem deixado; esta função permite ainda garantir acesso temporário a um amigo ou familiar, sem que seja necessário o recurso à chave física da viatura.

Os proprietários podem visualizar e descarregar resumos das deslocações mais recentes, para a analisar melhor a sua utilização e os custos associados de combustível, ou ajudar na contabilização de quilómetros percorridos em trabalho. As deslocações podem também ser sobrepostas num mapa para mostrar locais identificados com travagens ou acelerações bruscas recentes, promovendo uma condução mais eficiente.

A app FordPass também fornece apoio em caso de avaria, em coordenação autoáatica com os serviços de assistência em estrada, para permitir aos automobilistas seguir viagem o mais rapidamente possível. A app FordPass envia informações de localização e diagnóstico do veículo ao serviço de assistência em viagem, oferecendo aos condutores a possibilidade de ver onde se encontra o seu serviço de assistência e com que rapidez irá ao seu encontro[iv].

Funcionalidades para veículos electrificados

 

O sistema FordPass proporciona recursos adicionais que ajudarão os proprietários de veículos electrificados (EV), como o novo Kuga Plug-In Hybrid e o novo Explorer Plug-In Hybrid.

Juntamente com informações sobre o nível da bateria e a autonomia de condução eléctrica, a app FordPass ajuda aos proprietários de EV a beneficiar de tarifas de electricidade económicas ao permitir o agendamento do carregamento do veículo. Os utilizadores da app FordPass podem configurar a hora de partida, aquecendo ou arrefecendo o habitáculo enquanto o veículo está em carregamento, mantendo bateria para alcançar a melhor autonomia possível. A app FordPass inclui também um conveniente localizador de postos de carregamento.

A app disponibiliza, também, dados acerca da utilização de combustível e energia eléctrica, incluindo a energia recuperada através da travagem regenerativa e as distâncias percorridas em modo 100% eléctrico, fomentando comportamentos de condução mais eficientes de forma a economizar combustível e reduzir as emissões de CO2.

 

Discurso directo

“Seja para confirmar se o carro está trancado ou apenas para aferir se o mesmo está em condições para a próxima viagem, as funções para veículos conectados da app FordPass ajudam a proporcionar maior conveniência e tranquilidade aos proprietários de veículos Ford.”

 

“A partir de agora, todos os clientes na Europa que compram um Ford podem beneficiar de serviços de veículos conectados sem custos. Isto é um enorme contributo no cumprimento da nossa promessa de fazer veículos inteligentes para um mundo inteligente.”

Richard Bunn, Director, FordPass, Ford Mobility, Ford Europa

 

[i] A subscrição do modem FordPass Connect disponibiliza-se a veículos novos e a veículos já em utilização equipados com modem FordPass Connect

[ii] A conectividade entre o veículo e a app móvel requer cobertura de dados móveis. A app FordPass é compatível com smartphones Apple e Android, e está disponível na App Store (Apple) e no Google Play (Android), em 40 mercados na Europa

[iii] A função de arranque do motor à distância está disponível apenas para veículos com caixa de velocidades automática (excepto Ranger), em regiões onde tal seja legalmente permitido; a chave tem de estar presente no interior do veículo para que este possa ser conduzido.

[iv] A função “Digital Roadside Assistance” (“Assistência em Estrada Digital”) está actualmente disponível no Reino Unido, Espanha, França e Portugal, alargando-se, brevemente, a mais mercados

- Ford Kuga Plug-In Hybrid: emissões de CO2 a partir de 26 g/km, consumos a partir de 1,2 l/100 km (NEDC)

- Ford Explorer Plug-In Hybrid: emissões de CO2 a partir de 66 g/km, consumos a partir de 2,9 l/100 km (NEDC)

Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007, nas suas mais recentes redacções. O processo de aprovação dos Veículos Comerciais Ligeiros baseado no Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos (WLTP) terá informações de consumo de combustível/energia e de emissões de CO2 para o Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) e WLTP. O processo WLTP irá substituir o processo NEDC o mais tardar no final de 2020. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Durante o período de descontinuação do processo NEDC, os consumos de combustível e emissões de CO2 avaliados segundo o processo WLTP estão a ser correlacionados com o processo NEDC. Irá, assim, existir uma determinada variação comparativamente aos anteriores valores de consumos e emissões fruto da alteração de alguns elementos dos testes, pelo que a mesma viatura poderá ter diferentes valores de consumos e emissões de CO2.

CO2 Emission