Ford Media Center

Performance elétrica emocionante: encomendas online do Ford Mustang Mach-E GT arrancam hoje

  • A Ford apresenta o Mustang Mach-E GT com propulsor especialmente afinado, além de uma suspensão MagneRide®, pneus e travões personalizados e o novo modo de condução “Untamed Plus”
  • O propulsor totalmente elétrico do Mustang Mach-E GT, com 487 cv de potência e 860 Nm de binário, suporta um novo nível de prazer de condução Ford, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos
  • A especificação Premium inclui um estilo exclusivo de carroçaria, opções de pintura Cyber Orange e Grabber Blue, jantes de liga leve de 20 polegadas, pinças de travão vermelhas e bancos Ford Performance

COLÓNIA, (Alemanha), 9 de julho de 2021 O Ford Mustang Mach-E GT – a versão mais excitante e mais focada no condutor do novíssimo SUV totalmente elétrico da Ford – está agora disponível pela primeira vez para encomenda na Europa, anunciou hoje a Ford.

Impulsionado por mais binário do que qualquer outro veículo Ford de produção alguma vez disponibilizado aos clientes na Europa, o Mustang Mach-E GT pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos1, tornando-o no veículo de cinco lugares mais rápido de sempre da Ford na Europa.

Um propulsor elétrico alimentado a bateria, equipado com dois motores, tração integral, evoluída suspensão adaptativa MagneRide®2 e sistema de travagem Brembo de alto desempenho combinam-se para uma capacidade de resposta e agilidade digna de um automóvel desportivo. O Mustang Mach-E GT também apresenta uma calibração única para o seu propulsor, capaz de enviar uma maior quantidade do binário para o eixo traseiro do que outras versões de tração integral do Mustang Mach-E. Tudo isto com o apoio de pneus especialmente desenvolvidos que podem distribuir o binário extremo pela superfície da estrada.

Em complemento, um novo modo de condução Untamed Plus3 foi concebido para ajudar os condutores a equilibrar a entrega de potência em ambiente de circuito, para uma superior consistência dos tempos por volta, ajustando, simultaneamente, a tração e o controlo de estabilidade para uma experiência de condução mais excitante, onde os regulamentos e as condições assim o permitam.

As especificações personalizadas incluem os bancos desportivos Ford Performance, jantes de liga leve de 20 polegadas de série, as cores exclusivas Grabber Blue e Cyber Orange, bem como um estilo único de carroçaria, diferenciando, ainda mais, o design elegante e potente do SUV premium, ao mesmo tempo que mantém as assinaturas inconfundíveis do modelo desportivo mais vendido do mundo.

“O Mustang Mach-E GT demonstra o verdadeiro potencial dos propulsores totalmente elétricos para exponenciar o prazer de condução”, disse Geert van Noyen, Responsável pela Dinâmica de Veículos, da Ford Europa. “Este é um refinado SUV de cinco lugares, com especificação premium, capaz de oferecer a aceleração de um supercarro e zero emissões de escape, uma combinação que não passava de um sonho quando há 30 anos comecei a minha carreira como engenheiro automóvel”.

Equipado de série com uma bateria de longo alcance, com 88 kWh de capacidade (utilizável), o Mustang Mach-E GT também permite aos entusiastas da condução abraçar a condução puramente elétrica com confiança, fornecendo até 500 quilómetros de autonomia WLTP4 entre carregamentos, apesar do seu desempenho sem precedentes. Estes podem ser feitos com uma potência máxima de 150 kW, permitindo adicionar uma média de 99 quilómetros de autonomia em aproximadamente 10 minutos, bem como carregar de 10% a 80% da capacidade da bateria em cerca de 45 minutos.5

Equivalente à de um supercarro, a capacidade de aceleração do Mustang Mach-E GT de cinco portas e cinco lugares está, este fim de semana, em demostração na famosa prova de Rampa do Goodwood Festival of Speed, no condado de West Sussex, no Reino Unido.

Prazer de condução Ford eletrificado

O Mustang Mach-E GT oferece, até à data, a experiência de condução de veículos de produção totalmente elétricos mais entusiasmante da Ford. A suspensão adaptativa MagneRide®, de série, está especificamente afinada para as estradas europeias e para as expectativas dos condutores. O sistema controla eletronicamente o fluído magnetoreológico no interior do amortecedor para responder em tempo real às alterações das condições da estrada, bem como para ajustar o carácter do veículo de acordo com o modo de condução selecionado.

Também exclusivas são a travagem e a especificação dos pneus do Mustang Mach-E GT.

A Ford trabalhou com a Pirelli para desenvolver um composto para os pneus 245/45 R20 e um tipo de piso específico para complementar a potência adicional do modelo, o binário e o desempenho de tração integral. Equipados com rodas de 8 polegadas de largura – uma polegada mais larga do que as rodas do Mustang Mach-E standard – estes pneus únicos proporcionam uma aderência e estabilidade lateral excecionais para a condução de carros desportivos. Os discos de travão dianteiros ventilados da Brembo com 385 mm de diâmetro são os maiores de qualquer modelo Mustang Mach-E.

“Os pneus especialmente desenvolvidos para o efeito, combinam com a suspensão MagneRide® para reduzir significativamente o peso da carroçaria", disse Rob Iorio, gestor de engenharia automóvel do Mustang Mach-E GT.

Dois motores AC propulsionam individualmente as rodas dianteiras e traseiras para produzir uma potência combinada de 487 cavalos e um binário de 860 Nm6 sem precedentes, praticamente 15% mais do que o obtido no Ford GT, o exclusivo supercarro de ultra performance da Ford.

O novíssimo motor síncrono de íman permanente, refrigerado a óleo, montado na traseira, atinge o binário máximo em 0,5 segundos, com o motor montado no eixo dianteiro a fornecer, de modo independente, potência, binário e tração adicionais às rodas da frente para uma aceleração sem interrupções e uma superior capacidade dinâmica em curva.

O grupo propulsor está configurado para aumentar progressivamente a distribuição de binário na traseira, à medida que os condutores alternam entre os modos de condução “Whisper”, “Active” e “Untamed”, ajustando as características de condução entre as de um agradável SUV de tração dianteira e um dinâmico coupé desportivo de tração traseira.

Os condutores do Mustang Mach-E GT beneficiam ainda de um modo exclusivo denominado “Untamed Plus”. Juntamente com as respostas mais rápidas da direção e do acelerador, a suspensão é endurecida, são simuladas reduções e o som ambiente no interior é incrementado. O extra “ Untamed Plus” calibra o grupo propulsor para uma entrega de potência e binário consistentes em repetidos cenários de elevada exigência de potência num circuito. Esta configuração também ajusta os controlos de tração e de estabilidade, a fim de limitar a sua intervenção para os entusiastas da condução em pista, e o som do propulsor é amplificado para que se ouça mesmo quando está parado.

Uma especificação única para a derradeira atração do tipo “Watch Me”

Uma especificação premium, de série, aumenta o apelo exclusivo do Mustang Mach-E GT e ajuda os clientes a explorar ao máximo o refinamento da condução totalmente elétrica.

Para além das cores exteriores exclusivas Grabber Blue e Cyber Orange, o novo modelo introduz arcos das cavas de roda pintados na cor da carroçaria, uma grelha de policarbonato com efeito 3D em Dark Matter Grey e acrescenta um design único ao para-choques dianteiro, com entradas de ar e spoiler inferior.

Apenas disponíveis para o Mustang Mach-E GT, as jantes de liga leve de 20 polegadas apresentam uma face maquinada com reentrâncias pintadas em preto de alto brilho, destacando-se outros detalhes exteriores como o tejadilho pintado em Shadow Black, espelhos retrovisores de cor Pillar Black e pinças de travão em Colorado Red.

No habitáculo, espaçoso e ergonómico, um ecrã tátil de alta definição com 15,5 polegadas inclui a nova geração do sistema SYNC de comunicação e entretenimento da Ford,7 tecnologia com capacidade de aprendizagem com os comportamentos do condutor.

Os bancos desportivos Ford Performance foram concebidos para oferecer grande apoio durante a condução desportiva e têm um acabamento em material equivalente a couro macio, tal como o volante. As funcionalidades de conforto incluem um sistema de som B&O com 10 colunas e tecnologia de abertura mãos-livres do portão traseiro, para um acesso simplificado ao espaço de bagagem traseiro, de 402 litros de capacidade,8 bem como um opcional tejadilho panorâmico em vidro.

O Mustang Mach-E GT também conta, de série, com tecnologias avançadas de assistência ao condutor para uma condução sem esforço, incluindo o Cruise Control Adaptativo Inteligente com função Stop&Go e de Centralização na Faixa,8 Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem com Assistência de Ângulo Morto, 9 Assistente Ativo de Estacionamento 2.09 e Assistente de Pré-Colisão com Travagem Automática de Emergência.9

Os clientes serão apoiados pela FordPass Charging Network, rede líder na indústria, proporcionando um acesso integrado e sem obstáculos ao carregamento em toda a Europa para uma total paz de espírito durante as deslocações.

“A apresentação do Mustang Mach-E foi um enorme passo na nossa visão de propor apenas veículos de passageiros totalmente elétricos ou híbridos plug-in até meados de 2026, e o buzz que se gerou à sua volta tem sido incrível, quer a nível comercial, quer ao nível dos prémios com que foi distinguido em toda a Europa”, comentou This Woelpern, Diretor Geral de Veículos Importados, da Ford Europa. “O Mustang Mach-E GT vai aumentar ainda mais essa excitação, levando a experiência da Ford na produção de automóveis e SUV práticos e envolventes a uma nova era, totalmente elétrica”.

O Mustang Mach-E GT está a partir de agora disponível para encomenda, prevendo-se que as entregas comecem a ser feitas a partir do final do corrente ano.

# # #

1 Objetivo definido nos testes Ford, baseado na metodologia de testes que utiliza o método “1-ft rollout” (arranque 0,3 metros), do tipo partida lançada.

 

2 MagneRide® é uma marca registada do BWI Group.

3 Utilizar apenas em circuito.

 

4 Os consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica declarados são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redações. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes.

5 Objetivo de autonomia e tempo de carga baseados em testes realizados pelo fabricante e cálculos de acordo com o ciclo de condução WLTP. As distâncias estimadas baseiam-se nos primeiros 10 minutos de carga, a contar a partir do momento em que o veículo começa a receber carga. A taxa de carga diminui à medida que a bateria atinge a capacidade total. Os resultados podem variar com base nos tempos de carregamento de pico e no estado de carga da bateria. A autonomia real do veículo varia consoante condições tais como elementos externos, comportamentos de condução, manutenção do veículo, e idade e estado da bateria de iões de lítio.

6 Calculado através do desempenho máximo dos motores elétricos no pico de potência da bateria. Os resultados podem variar. Um aumento no desempenho de 487 CV durante 5 segundos.

7 Não conduza se estiver distraído. Sempre que possível recorra a sistemas de operação vocal; não manuseie equipamentos enquanto conduz.

8 Medições de acordo com a norma V210-2.

9 As funções de assistência ao condutor são complementares e não substituem a atenção, a capacidade de julgamento e a necessidade de controlo do veículo por parte do condutor. Não substituem uma condução responsável. Consulte o Manual de Utilizador para mais detalhes e limitações.

# ##

Contacto:

Susana Viñuela 
Ford Lusitana 
imprens4@ford.com

 

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company (NYSE: F) é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, empenhada em ajudar a construir um mundo melhor, onde toda e qualquer pessoa tenha liberdade de movimentos e ir em busca dos seus sonhos. O plano Ford+ da companhia, para crescimento e criação de valor, combina os atuais pontos fortes, novas capacidades e relações sempre próximas com os clientes, de modo a enriquecer as experiências e aprofundar a lealdade desses mesmos clientes. A Ford projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma ampla gama de veículos conectados e cada vez mais eletrificados, de passageiros e comerciais: trucks, SUVs, furgões e automóveis Ford e veículos de luxo Lincoln. A companhia tem como objetivo alcançar posições de liderança no domínio da eletrificação, serviços para veículos conectados e soluções de mobilidade, aqui incluindo-se tecnologias de condução autónoma, também assegurando serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega aproximadamente 186.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e sobre a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 43.000 trabalhadores nas suas instalações e ‘joint-ventures’ consolidadas e aproximadamente 55.000 quando incluídas as empresas não consolidadas. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 14 instalações fabris (10 detidas integralmente e 4 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram enviados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

CO2 Emission