Ford Media Center

Ford junta-se à rede de partilha de dados e iniciativa da indústria automóvel para criar cadeias de fornecimento mais transparentes e sustentáveis

  • A Ford passa a fazer parte da Catena-X, uma rede criada para estabelecer padrões de dados para a cadeia de valor automóvel e para melhorar a troca de dados entre todos os intervenientes
  • A Ford é membro fundador da “Responsible Supply Chain Initiative”, garantindo o cumprimento social, a segurança dos funcionários e a proteção ambiental nas cadeias de abastecimento
  • As iniciativas irão contribuir, significativamente, para que a Ford atinja a neutralidade carbónica nas suas instalações europeias, de logística e de fornecedores até 2035.
  •  A Companhia está empenhada em melhorar a cadeia de abastecimento e esforça-se por realizar negócios com organizações que protejam ativamente as pessoas e o planeta

 

COLÓNIA, Alemanha, 19 de abril de 2022 – A Ford da Europa associou-se a duas iniciativas fundamentais da cadeia de abastecimento que visam estabelecer normas industriais para a partilha de dados entre parceiros e a avaliação da sustentabilidade dos locais de produção.

A primeira delas é a Catena-X Automotive Network, criada para melhorar a sustentabilidade e eficiência ao longo de toda a cadeia de fornecimento automóvel através de um intercâmbio contínuo de dados entre os intervenientes. A segunda é a Responsible Supply Chain Initiative (RSCI), que fornece ferramentas, medidas e apoio para se alcançar uma cadeia de abastecimento mais sustentável.

"As cadeias de fornecimento responsáveis, transparentes e sustentáveis são fundamentais para uma mudança bem-sucedida na indústria automóvel à medida que caminhamos para um futuro eletrificado", afirmou Werner Pütz, Vice-Presidente de Compras, da Ford Europa. "Ao definir as normativas de dados e garantir a sua troca segura, a Catena-X fornece uma base forte para esforços colaborativos nesta área tão importante para todas as empresas do setor. Estamos extremamente satisfeitos por fazermos, agora, parte de duas iniciativas tão inovadoras."

A adesão a estas intitiativas representa um passo significativo para que a Ford atinja a neutralidade carbónica em toda a sua pegada europeia de instalações, de logística e de fornecedores até 2035. Também até 2035, a Ford tem como alvo alcançar a meta de zero emissões em todas as vendas de veículos na Europa.

Catena-X Automotive Network

Como ecossistema digital e rede colaborativa, a Catena-X irá criar normas uniformes para a troca de dados e de informações ao longo de toda a cadeia de valor automóvel. A Ford junta-se a um vasto leque de parceiros, dos negócios à área científica, nesta colaboração sem precedentes entre companhia da indústria automóvel.

Entre as áreas de intervenção incluem-se a gestão da qualidade, manutenção, gestão da cadeia de abastecimento e sustentabilidade. O fluxo fluído de dados entre os membros e os seus parceiros globais poderia melhorar a gestão dos problemas na eventualidade de se verificarem pressões da cadeia de abastecimento, escassez de matérias-primas e rastreio de peças, permitindo abordá-las rapidamente. 1 O envolvimento da Ford com a Catena-X irá ajudar a companhia a melhorar a sustentabilidade, a garantir o cumprimento dos standards dos direitos humanos e a tornar as cadeias de abastecimento ainda mais transparentes.

A “Responsible Supply Chain Initiative”

A Ford é um dos 14 membros fundadores desta iniciativa lançada pela Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA - Verband der Automobilindustrie). O objetivo da RSCI é desenvolver uma avaliação normalizada para avaliação da sustentabilidade das empresas nas cadeias de abastecimento automóvel, incluindo o cumprimento social das condições de trabalho, a segurança no trabalho e a proteção do ambiente.

"Moldar um futuro sustentável requer uma abordagem holística e a oferta de soluções práticas. Iniciativas como a RSCI dão às empresas a oportunitdade de trabalharem com standards avançados e comuns da indústria que permitam uma auditoria de sustentabilidade individual da empresa. Isto permite que um vasto leque de empresas trabalhem em conjunto para um objetivo comum", referiu Helmut Philipp, Especialista em Sustentabilidade da Ford Europa, que se tornou Vice-Presidente da RSCI.

A Ford está empenhada em melhorar todas as facetas da cadeia de abastecimento, procurando identificar e fazer negócios com organizações que adotem e imponham políticas de proteção das pessoas e do planeta. O Código de Conduta do Fornecedor da companhia descreve os requisitos para as relações com fornecedores em áreas relacionadas com os direitos humanos, o ambiente, o fornecimento responsável de materiais, práticas comerciais responsáveis e legítimas, bem como a implementação associada destes princípios.

 

# # #

1 A soberania de dados sobre a Catena-X é mantida de acordo com os padrões da infraestrutura europeia de dados em nuvem (GAIA-X) e da International Data Spaces.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company (NYSE: F) é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, empenhada em ajudar a construir um mundo melhor, onde toda e qualquer pessoa tenha liberdade de movimentos e ir em busca dos seus sonhos. O plano Ford+ da companhia, para crescimento e criação de valor, combina os atuais pontos fortes, novas capacidades e relações sempre próximas com os clientes, de modo a enriquecer as experiências e aprofundar a lealdade desses mesmos clientes. A Ford projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma ampla gama de veículos conectados e cada vez mais eletrificados, de passageiros e comerciais: trucks, SUVs, furgões e automóveis Ford e veículos de luxo Lincoln. A companhia tem como objetivo alcançar posições de liderança no domínio da eletrificação, serviços para veículos conectados e soluções de mobilidade, aqui incluindo-se tecnologias de condução autónoma, também assegurando serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega aproximadamente 183.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e sobre a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 41.000 trabalhadores nas suas instalações e ‘joint-ventures’ consolidadas e aproximadamente 55.000 quando incluídas as empresas não consolidadas. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 14 instalações fabris (10 detidas integralmente e 4 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram enviados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

 

Contactos: 

 

Volker Eis

Ford Europa

veis@ford.com

 

 

Susana Viñuela

Ford Lusitana

 imprens4@ford.com

CO2 Emission