Ford Media Center

Liderança de vanguarda: Ford Pro pronto para impulsionar a produtividade das frotas comerciais europeias

  • O Ford Pro implementa solução abrangente para acelerar a produtividade dos clientes comerciais europeus, integrando veículos com software e serviços digitais
  • As soluções Ford Pro ponta a ponta aumentam o tempo de produtividade, reduzem os custos operacionais e aumentam a sustentabilidade para empresas de todas as dimensões, à medida que fazem a transição para veículos elétricos
  • A plataforma Ford Pro assenta numa forte base de liderança global de veículos comerciais; novo negócio visa receitas globais de 45 mil milhões de dólares até 2025

O Ford Pro assinalou hoje uma mudança radical para a produtividade de frotas europeias de veículos comerciais com a implementação das suas soluções digitais inovadoras, concebidas para aumentar o tempo de atividade e reduzir os custos operacionais.

Formalmente apresentado aos clientes europeus num evento especial em Barcelona, Espanha, o Ford Pro representa um novo negócio global, dedicado a fornecer soluções a clientes comerciais de todas as dimensões, para acelerar a sua produtividade.

As soluções Ford Pro combinam software, carregamento, serviço e financiamento para veículos comerciais, proporcionando aos clientes uma plataforma abrangente para operar as suas frotas à medida que adotam veículos conectados e eletrificados em todo o seu negócio.

"Estamos a entrar numa, sempre ativa, era digital e gerir uma frota nunca foi tão complexo", disse Ted Cannis, CEO, Ford Pro. "O Ford Pro facilita às empresas o aumento da sua produtividade, com uma solução única proposta por uma marca em que podem confiar".

O Ford Pro é um projeto pioneiro no setor dos veículos comerciais, fornecendo soluções totalmente integradas e digitais para ajudar os clientes a gerir as suas frotas com uma conveniência e eficiência inigualáveis, quer utilizem veículos Diesel ou a gasolina, modelos totalmente elétricos ou até mesmo veículos que não sejam da Ford.

O lançamento em toda a Europa, onde a Ford é a marca líder de mercado de veículos comerciais durante sete anos consecutivos,1 apoia o compromisso do Ford Pro em aumentar a capacidade do software digital e as receitas baseadas em serviços e contribuirá para as receitas globais destinadas a atingir 45 mil milhões de dólares até 2025.

Nos EUA, onde a Ford Pro foi lançada no ínicio do corrente ano, ficou demonstrado que o efeito de rede de soluções integradas, com ferramentas de frota baseadas na web, pode reduzir, em qualquer lugar, o custo total de propriedade de uma frota entre 10 a 20 por cento. 2

"A nossa equipa comercial europeia tem estado concentrada em ajudar os negócios dos nossos clientes a prosperar e o lançamento do Ford Pro elevará esse objetivo a um novo nível", disse Hans Schep, Diretor Geral, Ford Pro Europa. "Como o Ford Pro fornece uma nova geração de veículos totalmente elétricos, integrados com serviços digitais líderes da indústria, os nossos clientes podem contar com uma nova era de produtividade e crescimento."

 

Ford Pro Veículos: veículos de trabalho robustos para todos os tipos de tarefas e clientes

Os veículos conectados estão no centro da oferta integrada Ford Pro, permitindo aos clientes maximizar a produtividade da frota e o tempo de atividade utilizando o conjunto completo de soluções integradas disponíveis. A plataforma Ford Pro Veículos integra uma gama de veículos comerciais de classe mundial, desenvolvidos através do incomparável conhecimento global da Ford sobre as necessidades dos clientes comerciais e liderados pela icónica família Transit, a gama de furgões de carga mais popular do mundo.3

O Ford Pro ajudará a facilitar a transição dos clientes para frotas elétricas com a sua gama de competentes veículos comerciais totalmente elétricos, concebidos para aumentar a produtividade e sustentabilidade sem comprometer a capacidade ou o custo de propriedade. Após a introdução bem-sucedida da novíssima E-Transit, com 5.000 encomendas de clientes recebidas antes mesmo de os veículos saírem da linha de produção, a Ford anunciou recentemente que a gama Transit incluirá quatro novos modelos totalmente elétricos: o novíssimo furgão Transit Custom de uma tonelada, o veículo multiusos Tourneo Custom em 2023, o furgão Transit Courier, mais pequeno, de nova geração e o veículo multiusos Tourneo Courier, em 2024.

Metade de todos os veículos comerciais Ford vendidos na Europa são convertidos para satisfazer as necessidades específicas dos clientes: a missão da equipa Ford Pro Veículos Especiais é perceber e ir ao encontro dessas necessidades através da entrega de produtos convertidos e soluções adaptadas que permitam aumentar a sua produtividade. A especialização em engenharia das equipas da área de Veículos Especiais permite entregar uma gama de produtos dedicados especiais que formam a base do veículo transformado, bem como upgrades em componentes de elevado desempenho, baterias auxiliares e sistemas de combustível, para além de packs de preparação para determinadas funcionalidades, incluindo faróis de sinalização e sistemas elétricos de reboques em ambas as plataformas de MCI e VE.

Para além disso, as necessidades de transformação dos clientes contam com um suporte adicionais de uma rede composta por 200 empresas transformadoras de carroçarias, parte do programa QVM (Qualified Vehicle Modifier). Estes parceiros de transformação garantem a oferta de soluções dedicadas e especialização num abrangente espectro de conversões, desde a simples integração de suportes num furgão até uma frota nacional de veículos refrigerados de entregas.

A equipa da Special Vehicles está agora a expandir a sua oferta a clientes e conversores através de uma gama de serviços únicos, de modo a impulsionar, ainda mais, a sua produtividade operacional e empresarial. Abrange uma gama de soluções digitais complementares para integração de sistemas fornecidos por entidades terceiras no ecrã tátil do veículo, oferecendo uma melhor experiência de utilização e removendo a necessidade de adicionar painéis de controlo adicionais no habitáculo, bem como a sua homologação e apoio técnico para melhorar a eficiência do processo de conversão.

 

Alertas e ações através do Ford Pro Software

Tempo é dinheiro e a pesquisa efetuada junto de clientes Ford Pro descobriu que os operadores desejam uma solução única e integrada, ligando todos os aspetos da gestão de frotas para uma máxima eficiência, em vez de um conjunto de serviços individuais separados que exigem mais recursos e tempo para gerir.

O Ford Pro Software fornece um ecossistema digital conectado que utiliza dados em tempo real para integrar veículos, telemática, carregamento e assistência em poderosas plataformas de fácil utilização que aumentam a produtividade. Esta abordagem integrada aumenta o valor de cada solução Ford Pro para os clientes.

As frotas podem beneficiar do potente software da plataforma Ford Pro E-Telematics 4 para otimizar a gestão dos seus veículos comerciais conectados Ford. Este software transforma os dados de veículos Ford em conhecimentos e alertas úteis, concebidos para simplificar a gestão de frotas, incluindo a localização de veículos em tempo real, alertas de saúde e de monitorização do condutor, para apoiar a conformidade e a formação.

As frotas que façam a transição para veículos comerciais totalmente elétricos irão beneficiar de  funcionalidades dedicadas do sistema Ford Pro E-Telematics, 4 – uma oferta válida por um ano para os clientes da E-Transit – usando dados em tempo real para ajudar a maximizar a produtividade da frota, bem como funções de apoio efetivo e intuitiva do Ford Pro Carregamento. Nelas inclui-se o estado atual de carregamento, estado de carga de um veículo específico e restante autonomia 5 com limites personalizáveis de alerta de autonomia reduzida. O sistema pode também ser configurado para aquecer ou arrefecer a bateria e o habitáculo da E-Transit antes de um turno, através da função de Pré-Condicionamento Programado, poupando tempo e conservando energia da bateria em benefício da autonomia.

As funcionalidades multimarca da plataforma Ford Pro Telematics permitem aos profissionais de frotas gerir os seus veículos Ford, bem como de outras marcas utilizando, neste caso, um dispositivo de ligação.

O Ford Pro Software também beneficia empresas de leasing e grandes frotas com soluções telemáticas proprietárias e outras já existentes. O Ford Data Services fornece-lhes dados seguros provenientes de veículos Ford através da Transportation Mobility Cloud para lhes disponibilizar as informações de que necessitam para uma gestão otimizada.

Os proprietários-operadores e gestores de frotas de cinco ou menos veículos podem beneficiar da aplicação complementar FordPass Pro 6 para smartphone, que foi concebida para ajudar as empresas sem gestores de frotas a tempo inteiro a extrairem o melhor dos seus veículos.

 

Suporte total com o Ford Pro Carregamento

Para ajudar a facilitar a transição para os veículos elétricos, o Ford Pro Carregamento oferece um sistema de carregamento totalmente integrado e centrado no negócio para frotas, capaz de definir estratégias de carregamento mais eficazes e de implementar soluções orientadas para o futuro para as empresas europeias.

Cada parque tem as suas próprias características, pelo que consultores especializados em carregamento em mercados-chave irão trabalhar com os clientes para os ajudar a identificar a melhor solução de carregamento para as suas circunstâncias. O Ford Pro Carregamento oferece um serviço inigualável que inclui instalação de hardware e software de gestão que funciona perfeitamente com a E-Transit totalmente elétrica. A conectividade incorporada permite ao sistema detetar potenciais problemas antes mesmo de os clientes tomarem conhecimento da sua existência e resolvê-los com o mínimo de perturbações no funcionamento.

Para apoiar as frotas cujos condutores levam o seu veículo de trabalho para casa, o Ford Pro Carregamento também simplifica a instalação da wallbox, bem como a respetiva gestão. E enquanto a maioria dos operadores apenas utilizará o carregamento público como último recurso para recarregar os seus veículos durante o trabalho, o Ford Pro Carregamento também fornece acesso a mais de 300.000 carregadores e a faturação centralizada, para maior facilidade e flexibilidade.

 

Ford Pro Serviços impulsiona tempo de atividade

O tempo de inatividade consegue fazer com que os gestores de frotas percam horas de sono à noite, uma vez que este representa o terceiro maior custo para as frotas, depois do relacionado com o combustível e com a desvalorização dos veículos. O Ford Pro Serviços é um elemento crítico do ecossistema Ford Pro, proporcionando o máximo tempo de atividade, ao interligar dados de veículos conectados e uma rede de concessionários sem paralelo, para ajudar a manter os clientes em movimento.

A rede europeia de apoio inclui 800 oficinas Transit Centre, a maior rede dedicada de veículos comerciais de qualquer marca. O Ford Pro está, também, pronto para a era elétrica, integrando 1.500 concessionários certificados em veículos elétricos em toda a Europa e mais de 4.500 Reparadores Autorizados, todos com capacidade de serviço para a E-Transit.

As iniciativas da Ford Pro centradas no cliente incluem uma frota de furgões Mobile Service que prestam serviço no horário e local convenientes para as empresas, de modo a reduzir significativamente o seu tempo de paragem. O Mobile Service já opera no Reino Unido, está atualmente a ser lançado em toda a Alemanha e será, também, implementado para apoiar clientes noutros mercados. Os furgões Mobile Service podem realizar 70% do trabalho de serviço e reparação - incluindo para veículos de outras marcas - maximizando a conveniência e produtividade, bem como removendo o tempo de paragem e o custo de levar os veículos da frota até às oficinas.

O sistema de uptime conectado FORDLiive da Ford Pro Serviços também promete transformar a produtividade dos clientes de veículos comerciais. Este elemento-chave na relação sempre interligada do Ford Pro com os clientes utiliza dados de veículos em tempo real para conectar clientes e veículos com concessionários. Com a perícia Ford Pro, proporciona menos avarias, menos viagens e menos tempo gasto em idas aos concessionários, bem como reparações mais rápidas nas oficinas.

Desde o seu lançamento em março de 2021, o FORDLiive permitiu obter quase 125.000 dias de disponibilidade adicional de veículos em toda a Europa, num esforço para atingir os 100% do tempo de atividade; as projeções Ford Pro mostram que o FORDLiive pode reduzir o tempo de paragem da frota em até 60%. 7

Mais de 620.000 veículos comerciais conectados da Ford estão já em funcionamento em toda a Europa, com os clientes a poderem aceder, gratuitamente, ao serviço FORDLiive, ativando o modem FordPass Connect 8 dos seus veículos e aderindo a um pacote Ford Pro Software. 4, 6

Para além de fornecer alertas relativos ao estado de conservação dos veículos diretamente aos clientes através do software Ford Pro, o sistema FORDLiive também permite às oficinas do Transit Centre utilizar os dados dos veículos dos clientes para reduzir os tempos de entrega através de diagnósticos mais rápidos, encomendas proativas de peças e apoio na calendarização para aumentar a disponibilidade nos postos de trabalho das oficinas. 9

Mais de 100 agentes Uptime da FORDLiive, que trabalham a partir de centros dedicados ao tempo de atividade na Alemanha, Espanha e Reino Unido, podem ajudar a gerir proativamente processos de manutenção e a responder a questões emergentes. Outros centros na Hungria e na Suécia abrirão no final deste ano.

 

Simplifique a sua administração com o Ford Pro Financiamento

A oferta integrada de veículos, produtos e serviços Ford Pro estará disponível para financiar através do futuro Ford Pro FinSimple, um plano de financiamento único, transparente e flexível para frotas de pequena e média dimensão, que permitirá aos clientes comerciais concentrarem-se na sua atividade de gestão de um negócio de sucesso.

Os produtos e serviços incluirão o financiamento de compra e do leasing de veículos comerciais com faturação combinada, linhas comerciais de crédito, gestão de contas online e a opção de trabalhar com um especialista financeiro. O Financiamento também abrange qualquer financiamento relacionado, tais como a conversão de veículos para necessidades específicas de uma empresa e o financiamento ponta a ponta para apoiar uma eletrificação da frota, incluindo soluções Ford Pro Carregamento. O serviço irá oferecer uma solução de financiamento único para clientes comerciais em toda a Europa, com produtos, serviços e datas de lançamento que variam de acordo com os mercados.

O Ford Fleet Management é um novo e importante serviço que permite o acesso à gama completa de soluções integradas do Ford Pro para clientes que desejem uma solução única, disponibilizada pela Ford em parceria com a ALD Automotive, um fornecedor, líder mundial, em matéria de gestão de frotas e de financiamento. Os clientes Ford Fleet Management beneficiam de gestores de conta dedicados, de um serviço de gestão do tempo de atividade personalizado, que se integra com os produtos Ford Pro Serviços, bem como de um serviço de consultoria para ajudar a encontrar, financiar e operar eficazmente as melhores soluções para os seus negócios. O serviço está já disponível em França e no Reino Unido, estando previsto o seu alargamento a outros mercados mais representativos.

 

# # #

1 Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Reino Unido, Roménia, Suécia, Suíça e Turquia.

2 Baseado no “Case Study: Olathe Ford CV Dealership Fleet Management TCO Model” da KPMG, de 10 de dezembro de 2021

3 Com base nos dados do IHS Markit New Registrations CY2014-CYE 2021, compilados a partir de fontes do governo e outras e que captam 95% do volume global de veículos novos em mais de 80 países, tal como foi relatado em fevereiro de 2022. Volume baseado na família Transit, furgões simples e duplos, chassis-cabinas e chassis, incluindo os modelos Ford Transit e Transit Custom. Não inclui Transit Connect e Transit Courier.

4 A disponibilidade do Ford Pro Telematics e do Ford Pro E-Telematics é disponibilizada por assinatura, sujeita a acordo com os termos e condições da Ford Smart Mobility, e fornece um conjunto abrangente de funcionalidades para além do estado de conservação do veículo, incluindo localização e mapeamento, comportamento de condução, utilização de combustível / energia elétrica, capacidades multimarca e uma aplicação complementar para os motoristas para interface com os gestores de frotas. Os clientes de frotas podem contatar o Ford Commercial Solutions Command Centre através do endereço de email fcseu1@ford.com para obter informações sobre estes produtos da Ford Telematics. A disponibilidade de dados está sujeita à conetividade de dados e acesso aos dados do veículo.

5 Autonomia prevista e tempo de carregamento baseados em valores testados pelo fabricante e calculados de acordo com o ciclo de condução WLTP. A autonomia real varia de acordo com condições tais como elementos externos, comportamentos de condução, manutenção do veículo, idade da bateria de iões de lítio e estado de conservação.

Os consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica WLTP declarados são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redações. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes.

6 A aplicação para smartphone FordPass Pro, FordPass Connect e serviços conectados complementares são requeridos para funcionalidades remotas (consulte termos de utilização FordPass para mais detalhes). Os serviços e funcionalidades conectadas dependem da disponibilidade da rede. A evolução da tecnologia / redes móveis/ capacidade do veículo pode limitar e impedir o funcionamento das funcionalidades conectadas. A conectividade da aplicação de smartphone FordPass Pro requer que o FordPass Connect seja ativado no veículo. A aplicação FordPass Pro é compatível com smartphones Apple e Android e está disponível na Apple App Store e na loja Google Play em 20 mercados na Europa.

7 Redução anual estimada com base em (1) resposta pronta do cliente aos alertas de estado de conservação do veículo no FordPass Pro/Ford Telematics (para ajudar a evitar chamadas de assistência em viagem) e (2) poupança de tempo antecipada através da utilização dos Ford Transit Centres para manutenção e reparação (incluindo os Express Services). A redução real pode depender de circunstâncias individuais (por exemplo, o estilo de condução e a utilização do veículo). Para mais informações, visite https://www.ford.pt/carrinhas-comerciais

8 FordPass Connect, FordPass App e os serviços conectados complementares de cortesia são necessários para funcionalidades remotas (consulte termos de utilização FordPass para mais detalhes). Os serviços e funcionalidades conectadas dependem da disponibilidade da rede. A evolução da tecnologia / redes móveis/ capacidade do veículo pode limitar e impedir o funcionamento das funcionalidades conectadas. O serviço conectado não inclui o hotspot Wi-Fi.

9 Os dados do veículo conectado só são acedidos pelos concessionários após efetuado o contacto com o cliente e especificamente com o objetivo de aconselhar os clientes sobre a manutenção do veículo e de permitir ao concessionário pré-diagnosticar problemas antes de o veículo ser apresentado à oficina. A sua disponibilidade pode depender da adesão do mercado e do concessionário.

# # #

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company (NYSE: F) é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, empenhada em ajudar a construir um mundo melhor, onde toda e qualquer pessoa tenha liberdade de movimentos e ir em busca dos seus sonhos. O plano Ford+ da companhia, para crescimento e criação de valor, combina os atuais pontos fortes, novas capacidades e relações sempre próximas com os clientes, de modo a enriquecer as experiências e aprofundar a lealdade desses mesmos clientes. A Ford projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma ampla gama de veículos conectados e cada vez mais eletrificados, de passageiros e comerciais: trucks, SUVs, furgões e automóveis Ford e veículos de luxo Lincoln. A companhia tem como objetivo alcançar posições de liderança no domínio da eletrificação, serviços para veículos conectados e soluções de mobilidade, aqui incluindo-se tecnologias de condução autónoma, também assegurando serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega aproximadamente 183.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e sobre a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com 

A Ford Europa

é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 41.000 trabalhadores nas suas instalações e ‘joint-ventures’ consolidadas e aproximadamente 55.000 quando incluídas as empresas não consolidadas. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 14 instalações fabris (10 detidas integralmente e 4 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram enviados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Susana Viñuela - imprens4@ford.com 

CO2 Emission