Ford Media Center

Estrelas do desporto expõem o lado tóxico das ‘piadas’ na série de vídeos Ford que visam combater a discriminação LGBTQ+

A série "Tough Talks" pretende desafiar os esterótipos masculinos e os comentários ofensivos e homofóbicos

A Ford está a lançar  a campanha “Ford Presents Tough Talks”, uma nova série de vídeos que explora como a indústria automóvel, bem como outros setores, pode promover uma cultura de inclusão e aliança com a comunidade LGBTQ+.  

O primeiro episódio, apresentado por Gareth Thomas, lenda desportiva galesa e primeiro atleta profissional de râguebi assumidamente gay, apresenta a série, discutindo as questões específicas da temática LGBTQ+ que a indústria automóvel enfrenta. A ele junta-se, numa fase inicial, Ed Rogers, funcionário da Ford no Reino Unido e presidente do Ford Pride, divisão de recursos humanos LGBTQ+ da Ford, e também fundador e presidente do Driving Pride, um grupo de condutores que se dedica à eliminação da discriminação na indústria.  

Charlie Martin, piloto britânica e ativista dos direitos da comunidade transgénera, senta-se no lugar do passageiro para falar sobre os desafios que enfrentou durante o seu processo de transição, no seio de um desporto dominado pela vertente masculina. Martin passará, depois, para o volante, colocando à prova a pick-up Very Gay Raptor, criada pela Ford e que irá marcar presença assídua ao longo da série, numa subida de rampa.

Cada episódio da série “Tough Talks” contará com conversas entre Gareth Thomas e membros proeminentes da comunidade LGBTQ+, mas também heterossexuais que apoiam ativamente a igualdade e o tratamento justo da comunidade LGBTQ+ de toda a Europa, centrando-se em temas distintos, no seu impacto e no desafio de vários estereótipos que se encontram na indústria automóvel, bem como noutros setores.  

O primeiro episódio é hoje estreado e é uma das várias sessões de ativação da Ford no âmbito da sua missão de eliminar a discriminação e dar voz à comunidade LGBTQ+ na indústria automóvel.

 

Ford Pride ERG

Desde 1995 que o grupo de recursos humanos Ford Pride ERG (anteriormente denominado GLOBE) tem defendido os direitos LGBTQ+ em todo o mundo, bem como a inclusão no local de trabalho, em todos os patamares da vida empresarial. Lançado na Europa em 1996, fez da Ford uma das primeiras companhias no mundo corporativo a estabelecer este tipo de grupo de recursos humanos e a desenvolver um Compromisso de Identidade de Género.

A Ford é, também, membro fundador da Driving Pride, uma rede lançada no presente ano para profissionais associados com a indústria automóvel que se identificam como LGBTQ+ e aliados diretos que os apoiam.  

Na Europa, a Ford concedeu um apoio a longo prazo ao evento “Christopher Street Day” em Colónia, comemoração anual LGBTQ+ das manifestações de Stonewall. Estreou-se como principal patrocinador em 2002, edição em que criou uma versão especial de um Ford Ka pintado com as cores do arco-íris.  

A companhia está atualmente a implementar um programa de formação específico, para questões de orientação sexual e identidade de género, estando, também, a desenvolver programas e políticas que irão ajudar a integração e suave transição dos trabalhadores transgéneros.

Em 2001, a Ford implementou o programa “Domestic Partnership Benefits”, proporcionando aos casais do mesmo sexo direitos iguais em todas as políticas da Ford (regimes de acesso a viaturas, destacamentos internacionais, etc.) muito antes de as relações civis serem legalmente reconhecidas.

O Ford Pride (Orgulho Ford) é um dos vários grupos de recursos humanos da Ford, sendo outros exemplos o Disability Support Group (Grupo de Suporte a Portadores de Deficiência), Parental Network (Rede Parental) e Women in Ford (Mulheres na Ford).

 

Very Gay Raptor

No ano passado, a Ford utilizou instintivamente a sua voz e o seu mais robusto modelo para criar o Very Gay Raptor, de modo a marcar uma vincada posição contra a discriminação online e numa demonstração da sua aliança para com a comunidade LGBTQ+, na sequência de um comentário depreciativo que apareceu num post numa rede social.

A apresentação de uma pick-up Ford Ranger Raptor pintada em dourado cintilante, com um grafismo com as cores do arco-íris e um coração cor-de-rosa na traseira recebeu uma resposta tão positiva dos meios de comunicação social que a Ford decidiu produzir dois exemplares do Very Gay Raptor, no Reino Unido e na Alemanha.

 

Citações

“Uma coisa de que estou farto é as pessoas dizerem: 'Bem, isso não acontece em 2022 porque a sociedade progrediu e as coisas mudaram'. Mas o facto de estarmos a ter esta conversa abertamente é a realidade de 2022 a partir de experiências vividas.”

Gareth Thomas, ex-jogador da Liga de Râguebi do País de Gales

 

“Para mim, ser forte representa ser-se autêntico para com as nossas emoções e para com o que se está a vivenciar, sendo capaz de o demonstrar de uma forma aberta junto das pessoas.”

Charlie Martin, piloto de motorsport e ativista dos direitos dos transgéneros

 

“Como companhia, defendemos ativamente todas as formas de diversidade e somos um aliado LGBTQ+ empenhado e de longa data. O mundo está a mudar e não há lugar para qualquer tipo de discriminação. No entanto, a mensagem precisa de ser reforçada, uma e outra vez, pelo que estes vídeos assumem-se como uma nova forma de continuar a passar essa mensagem, mas de uma forma relacionável e humana.”

Peter Godsell, Vice-Presidente de Recursos Humanos, Ford Europa

 

Links

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company (NYSE: F) é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, empenhada em ajudar a construir um mundo melhor, onde toda e qualquer pessoa tenha liberdade de movimentos e ir em busca dos seus sonhos. O plano Ford+ da companhia, para crescimento e criação de valor, combina os atuais pontos fortes, novas capacidades e relações sempre próximas com os clientes, de modo a enriquecer as experiências e aprofundar a lealdade desses mesmos clientes. A Ford projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma ampla gama de veículos conectados e cada vez mais eletrificados, de passageiros e comerciais: trucks, SUVs, furgões e automóveis Ford e veículos de luxo Lincoln. A companhia tem como objetivo alcançar posições de liderança no domínio da eletrificação, serviços para veículos conectados e soluções de mobilidade, aqui incluindo-se tecnologias de condução autónoma, também assegurando serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega aproximadamente 183.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e sobre a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 41.000 trabalhadores nas suas instalações e ‘joint-ventures’ consolidadas e aproximadamente 55.000 quando incluídas as empresas não consolidadas. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 14 instalações fabris (10 detidas integralmente e 4 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram enviados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

 

Para informações adicionais a este conteúdo, por favor contacte

 

Emmanuel Lubrani – elubrani@ford.com

 

Susana Viñuela – imprens4@ford.com 

CO2 Emission