Ford Media Center

Goodwood Festival of Speed 2022: Ford alarga os limites da performance e da inclusão com a estreia da SuperVan Elétrica e da Very Gay Raptor

  • O excitante conjunto de novas demonstrações de produto da Ford no Goodwood Festival of Speed 2022, inclui a apresentação mundial do veículo de demonstração Ford Pro SuperVan Elétrica

  • A Nova Geração da pick-up Ranger Raptor faz a sua estreia dinâmica na Europa e integra a sessão Ford Presents Tough Talks, realizada ao vivo, apresentando-se na decoração Very Gay Raptor  

  • O conceito Digit demonstra a nova geração em sistemas de autonomia, e o modelo de competição eracing TFZ-P1 do Team Fordzilla apresenta-se com as cores do jogo GRID™ Legends livery

 

GOODWOOD (Reino Unido), 21 de junho de 2022 – Inovadoras versões desenvolvidas pela Ford Performance para a gama veículos comerciais Ford líderes de mercado, vão estar em destaque na edição de 2022 do Goodwood Festival of Speed, que se realizaentre 23 e 26 de junho.

Integrando a linha de novos produtos conectados e focados no futuro apresentados no famoso evento mundial que se realiza na zona de Chichester, Reino Unido, a novíssima Ford Pro SuperVan Elétrica - a primeira SuperVan totalmente elétrica da marca - será revelado pela primeira vez, sendo que a Nova Geração da Ranger Raptor fará também a sua estreia dinâmica em solo europeu.

A novíssima Ranger Raptor aparecerá também pela primeira vez com a decoração Very Gay Raptor, inspirada nas cores e símbolos dos movimentos de apoio à comunidade LGBTQ+.

A exclusiva Ford Pro SuperVan Elétrica é inspirada na recentemente revelada E-Transit Custom 1, o sucessor 100% elétrico do furgão mais vendido na Europa, e um dos quatro novos veículos comerciais 100% elétrico s que a Ford Pro vai introduzir na Europa até 2024, no seguimento do lançamento da E-Transit. 2

A nova SuperVan, que estará em exposição no paddock principal nos intervalos das suas passagens em pista, foi desenvolvida para demonstrar os resultados mais radicais em termos de desempenho e de conectividade aceleradora de produtividade, caraterísticas unicamente possibilitadas por uma nova geração de produtos elétricos Ford Pro. No dia 23 de junho, a Ford revelará mais detalhes em torno do novo protótipo 100% elétrico, o mais recente membro de uma lendária família de SuperVans de altas performances e de grande impacto, que conta já com mais de 50 anos.

 “Desde 1971 que as SuperVans da Ford têm mostrado e explorado tudo o que é possível fazer com a Transit, e  termos de alargar os limites da performance”, referiu Mark Rushbrook, director global da Ford Performance. “A nova Ford Pro SuperVan Elétrica abre uma nova era de possibilidades com um propulsor eletrificado e a conectividade reforçada da nossa nova E-Transit Custom, 100% eléctrica.”  

Exibindo ainda mais a diversidade da inovação da Ford Performance, a Nova Geração Ranger Raptor faz em Goodwood a sua estreia dinâmica Europeia. Atacando a exigente pista de todo-o-terreno entre as rampas do circuito, a derradeira pick-up de elevado desempenho é animada por um motor EcoBoost V6 de 3,0 litros, com 288 CV e 491 Nm de binário. 3  

Revelado pela primeira vez num impressionante video de acrobacias, no início deste ano, a Ranger Raptor de segunda geração oferece um prestações melhoradas em estrada e em fora de estrada, com soluções técnicas avançadas como amortecedores de choque FOX Live Valve, com amortecimento sensível à posição, bem como sete modos de condução selecionáveis, para enfrentar todo o tipo de terrenos, do asfalto aos caminhos pedregosos. 4 A conectividade avançada é possibilitada pelo sistema Ford SYNC 4A® de nova geração, 5 complementado por um ecrã táctil central de 12 polegadas.

 

Very Gay Raptor: uma nova voz nas Tough Talks

Além de enfrentar a pista de todo-o-terreno e as rampas de Goodwood, a Ranger Raptor contribuirá também para que Ford prossiga o seu combate à discriminação, integrando uma sessão ao vivo da nova série de “Tough Talks” da empresa. O debate – que tem como objetivo abordar formas de a indústria automóvel promover uma cultura de inclusão e solidariedade para a comunidade LGBTQ+ – será moderada pela lenda do rugby galês Gareth Thomas, o primeiro jogador profissional de râguebi a assumir publicamente a sua homossexualidade.  

A Very Gay Raptor original foi introduzida em 2021 após a Ford ter instintivamente utilizado a sua voz e o seu modelo mais robusto para se opor à discriminação online e mostrar a sua solidariedade para com a comunidade LGBTQ+, na sequência de um comentário depreciativo a uma publicação numa rede social.

A interpretação de uma Ford Ranger Raptor na cor dourado cintilante, adornada com grafismos de arco-íris e um coração rosa na secção traseira, teve uma recetividade muito positiva nas redes sociais, o que levou a Ford a construir duas Very Gay Raptors verdadeiras no Reino Unido e na Alemanha. 

             

Digit presente no Future Lab

A Ford aproveita também a sua presença em Goodwood para demonstrar como a robótica avançada e as tecnologias autónomas podem ajudar na integração com os produtos e serviços Ford Pro, de forma a tornar o armazenamento e a entrega de mercadorias mais eficiente e acessível para os clientes de veículos comerciais. Assim, a empresa apresenta o robô Digit - desenvolvido pela Agility Robotics - que estará exposto no Laboratório do Futuro do evento.  

Em 2020 a Ford foi o primeiro cliente a adquirir um robô Digit, dotado de braços e pernas que lhe permitem trabalhar ao lado de pessoas em espaços humanos, com o objetivo de explora diversas aplicações, tais como logística interior ou first-mile e entregas do tipo últimos 15 metros. A Ford está também a investigar a forma como os robôs Digit podem comunicar com veículos Ford Pro conectados, para obter uma eficiência otimizada.

O construtor está a investir no futuro das entregas autónomas, e em 2021 anunciou um Programa Europeu de Pesquisa de Veículos de Condução Autónoma. No âmbito deste programa, a Ford fez uma parceria com a Evri, um dos principais especialistas em entregas ao consumidor e adaptou uma Transit capaz de permitir a um condutor oculto operar o veículo para avaliar a forma como os peões e as empresas interagem com os veículos sem condutor. 

 

TFZ-P1 estreia-se com as cores GRID™ Legends

Para assinalar a sua estreia no jogo digital GRID™ Legends, já a partir de 23 de junho, Uma versão à escala real do veículo de competição TFZ-P1 do Team Fordzilla, estará também estará presente no espaço Go Electric em Goodwood, revelando uma nova decoração exterior especialmente concebida para o jogo.  

Os visitantes terão a oportunidade de se sentar no cockpit TFZ-P1, onde poderão utilizar as suas funcionalidades de simulador e, em simultâneo, experimentar o veículo na sua forma física e virtual.

Pela primeirz vez revelado na Gamescom 2020, o TFZ-P1 foi primeiro veículo de competição virtual concebido em colaboração entre a comunidade de gaming e designers de um construtor de automóveis. O Team FordZilla – a equipa de esports da Ford – apresentou um protótipo do veículo à escala real, apenas três meses mais tarde.

No âmbito desde jogo,o TFZ-P1 está disponível para download gratuito (DLC) e surge na classe Trackday Hypercars do GRID™ Legends.

#FOS  #FordProElectricSupervan  #FordPro  #FordPresentsToughTalks  #FordRangerRaptor  #LGBTQ

 

# # #

1 Valores oficiais de autonomia serão publicados mais perto da data de comercialização. De acordo com o método de teste Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (WLTP). O valor de autonomia publicado (valor de referência do WLTP) pode ser alcançada com uma bateria totalmente carregada – dependendo da geração e configuração das baterias. A autonomia real pode variar devido a vários fatores (por exemplo: condições meteorológicas, tipo de condução, perfil do percurso, condições do veículo, idade e condições da bateria de iões de lítio).

2 De acordo com o método de teste Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (WLTP). Uma autonomia de até 317 km (valor de referência do WLTP) pode ser alcançada com uma bateria totalmente carregada – dependendo da geração e configuração das baterias. A autonomia real pode variar devido a vários fatores (por exemplo: condições meteorológicas, tipo de condução, perfil do percurso, condições do veículo, idade e condições da bateria de iões de lítio).

3 Ford Ranger Raptor 3.0 biturbo V6 EcoBoost – Emissões de CO2: 315 g/km; Consumos: desde 13,8 l/100 km (homologação WLTP). Os consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica WLTP declarados são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redações. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes.

4 As tecnologias de apoio à condução são suplementares e não se sobrepõem à necessária atenção do condutor, discernimento e necessidade de controlo do veículo. Não se sobrepõem a uma condução segura. Consulte o Manual do Proprietário para obter mais detalhes e informação sobre limitações.

5 Não conduza se estiver distraído ou quando utiliza dispositivos portáveis. Sempre que possível recorra a sistemas de operação vocal. Algumas funções poderão ficar bloqueadas quando o veículo estiver em circulação. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telefones.

# # #

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company (NYSE: F) é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, empenhada em ajudar a construir um mundo melhor, onde toda e qualquer pessoa tenha liberdade de movimentos e ir em busca dos seus sonhos. O plano Ford+ da companhia, para crescimento e criação de valor, combina os atuais pontos fortes, novas capacidades e relações sempre próximas com os clientes, de modo a enriquecer as experiências e aprofundar a lealdade desses mesmos clientes. A Ford projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma ampla gama de veículos conectados e cada vez mais eletrificados, de passageiros e comerciais: trucks, SUVs, furgões e automóveis Ford e veículos de luxo Lincoln. A companhia tem como objetivo alcançar posições de liderança no domínio da eletrificação, serviços para veículos conectados e soluções de mobilidade, aqui incluindo-se tecnologias de condução autónoma, também assegurando serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega aproximadamente 183.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e sobre a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 41.000 trabalhadores nas suas instalações e ‘joint-ventures’ consolidadas e aproximadamente 55.000 quando incluídas as empresas não consolidadas. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 14 instalações fabris (10 detidas integralmente e 4 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram enviados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911. 

 

Contactos:



Jay Ward

Ford of Europe

jward35@ford.com

 

Susana Viñuela
Ford Lusitana
imprens4@ford.com

CO2 Emission