Ford Media Center

Ford apresenta o E-Tourneo Courier 100% elétrico: os melhores padrões de elegância, espaço e versatilidade num formato compacto

 

·       O novo E-Tourneo Courier assinala o próximo marco importante na missão da Ford para atingir, até 2035, o estatuto de emissões zero em toda sua gama de veículos comercializados na Europa

 

·       A concepção de raiz e 100% elétrica maximiza o espaço e o carácter prático de um veículo compacto, citadino e com cinco lugares, ideal para múltiplas atividades, dotado de um visual distinto, de inspiração SUV

 

·       A experiência de propriedade de um VE (Veículo Elétrico) é facilitada pela total conectividade do E-Tourneo Courier, pelas experiências digitais avançadas e pelas atualizações de funcionalidades over-the-air

 

·       O E-Tourneo Courier 100% elétrico estará disponível a partir do final de 2024. O Tourneo Courier com motor EcoBoost a gasolina pode ser encomendado a partir do final deste verão, para entregas aos clientes ainda este ano

 

A Ford desvendou hoje o novo E-Tourneo Courier em Copenhaga, na Dinamarca, no âmbito do evento “Bring On Tomorrow Live”, de apresentação da nova e intransigente mentalidade elétrica da Ford.

 

Concebido para a aventura e pronto para todo o serviço, o E-Tourneo Courier é um veículo multiatividades de cinco lugares com um design distinto, de inspiração SUV, oferecendo um generoso espaço para passageiros e respetiva bagagem num formato compacto e compatível com os ambientes urbanos.

 

O mais recente reforço da versátil família Ford Tourneo apresenta um refinado grupo propulsor 100% elétrico, complementado por uma extensa gama de experiências digitais e recursos conectados para tornar mais atraente e acessível a experiência de propriedade de um VE, com convenientes atualizações over-the-air para melhorar o produto ao longo do tempo.

 

“Produtos novos e empolgantes como o E-Tourneo Courier são o futuro da Ford na Europa: um futuro elétrico, descontraído e alimentado por uma constante necessidade de aventura. O nosso novo veículo multi-atividades 100% elétrico é a mais recente demonstração do nosso esforço global, orçado em vários milhares de milhões de dólares, para aumentar a produção de veículos elétricos, oferecendo veículos conectados e imprescindíveis para os nossos clientes”, declarou Martin Sander, Diretor Geral da Ford Model e, na Europa.

 

O E-Tourneo Courier é um dos 10 veículos 100% elétricos que a Ford se comprometeu a disponibilizar na Europa até 2024, uma vez que tem como objectivo de alcançar, até 2035, emissões zero em todos os veículos novos à venda na região. Até 2026, a companhia vai investir 50 mil milhões de dólares a nível mundial para atingir a meta de mais de 2 milhões de veículos 100% elétricos até ao final desse ano.

 

O modelo 100% elétrico chegará em 2024 aos clientes de toda a Europa. 1 Segue-se ao Tourneo Courier 1 com motor a gasolina EcoBoost, versão que pode já ser encomendada a partir deste verão, com as primeiras entregas a decorrer antes do final de 2023.

 

Concebido para a aventura

 

O E-Tourneo Courier foi desenvolvido de raiz para proporcionar uma concepção espaçosa e prática num formato acessível e compacto. As projeções curtas e as linhas direitas e simples reforçam a largura e a robustez do visual do exterior, enquanto a extremidade dianteira, exclusiva da versão elétrica, apresenta uma barra de luzes de aspeto futurista, a toda a largura, e uma grelha cromada em forma de diamante com a assinatura Ford.

 

“Concebemos o E-Tourneo Courier para ajudar os clientes a aproveitar ao máximo as suas vidas, seja para atividades em família ou com amigos, ou para as deslocações de e para casa, com os bancos traseiros rebatidos, com bicicletas na bagageira, desfrutando do design exterior que exprime todo esse caráter prático", declarou Amko Leenarts, Diretor de Design da Ford, na Europa. “O design inspirado num SUV é robusto por fora e espaçoso por dentro, enquanto os modernos detalhes típicos dos VE adicionam exclusividade e anunciam, claramente, que o E-Tourneo Courier é parte integrante da revolução elétrica da Ford.”

 

O veículo multi-atividades e 100% elétrico foi desenvolvido para transportar confortavelmente cinco adultos e respetiva bagagem, com um carácter prático optimizado através de um banco traseiro com rebatimento assimétrico (60-40) e mais de 44% de espaço na bagageira face à anterior geração Tourneo Courier. 2 Os ocupantes beneficiam, também, de melhor espaço ao nível dos ombros e cabeça, bem como de uma gama de convenientes opções de arrumação, incluindo uma consola central configurável, um compartimento de arrumação oculto e uma bagageira dianteira com 44 litros de capacidade.

 

As experiências digitais a bordo centram-se no sofisticado painel de instrumentos digiboard, que inclui um painel de instrumentos totalmente digital e o sistema de infotainment SYNC 4 controlado a partir do grande touchscreen de 12 polegadas. 3 O habitáculo integralmente conectado inclui a integração wireless com Android Auto e Apple CarPlay, 4 bem como uma base para carregamento de telemóvel 5 para manter a conectividade em movimento. As atualizações over-the-air melhoram a funcionalidade ao longo do tempo sem necessidade de recorrer a um concessionário.

 

O E-Tourneo Courier está disponível com uma gama de elegantes versões, incluindo a requintada versão Active com cor de tejadilho de contraste, abas dos guarda-lamas, barras de tejadilho e bancos revestidos a tecidos exclusivos.

 

Nova experiência 100% elétrica

 

As deslocações 100% elétricas, suaves e refinadas, são possíveis graças ao motor elétrico de 100 kW (136 CV) integrado no E-Tourneo Courier, cujo rendimento se torna ainda mais eficaz através de um modo de condução One-Pedal Drive, selecionável com um só pedal. 6 A mais completa gama de avançados sistemas de assistência ao condutor da sua classe, 7 contribuem igualmente para facilitar a condução diária e as deslocações mais longas, sendo oferecida aos condutores a seleção de um dos modos de condução Normal, Eco e Slippery.

 

O veículo oferece opções de carregamento de 11 kW AC e 100 kW DC, e a gestão do carregamento é simplificada através da solução integral de carregamento doméstico da Ford, da útil e prática app e a capacidade de programação, de forma a beneficiar de tarifas de energia mais baixas, quando disponíveis. Normalmente, um carregamento noturno em AC, de 10 a 100% da capacidade, demora entre 5 e 7 horas. 8 O software da Ford e a BlueOval Charge Network – uma das maiores infraestruturas na Europa; com previsão para incluir 500.000 carregadores até 2024 – facilitam igualmente o carregamento público. Num carregador rápido do tipo DC, os clientes podem adicionar 87 km de autonomia em apenas 10 minutos, e carregar de 10 a 80% em menos de 35 minutos sempre que necessitarem de um carregamento rápido fora de casa. 8

 

A produção do E-Tourneo Courier em Craiova, na Roménia, irá arrancar no segundo semestre de 2024, juntamente com o crossover Puma, o modelo de passageiros Ford mais vendido na Europa, para o qual está prevista uma variante EV até 2024.

 

O novo Tourneo Courier com motor a gasolina EcoBoost 1.0 de 125 cv entra na linha de produção no final de 2023. 1

 

Informações adicionais sobre a toda a gama de produtos na Ficha Informativa, em anexo.

 

# # #

 

1 Os valores oficiais de homologação de autonomia e de consumo de energia serão publicados mais perto da data de comercialização. De acordo com o ciclo de condução Worldwide Harmonizes Light Vehicles Test Procedure (WLTP). A autonomia indicada (valor de acordo com WLTP) pode ser alcançada com a bateria completamente carregada, dependendo da variante do modelo e configuração da bateria. A autonomia real pode variar de acordom com diversos fatores (ex.: condições atmosféricas, estilo de condução, perfil do percurso, condição do veículo, idade e estado de conservação da bateria de iões de lítio).

 

Os valores oficialmente homologados da eficiência do combustível e das emissões de CO2 serão publicados mais perto da data de venda. Os valores WLTP de consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica declarados são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redações. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes.

2 A capacidade de carga é limitada pelo peso e pela distribuição do peso.

 

3 Não conduza se estiver distraído. Sempre que possível recorra a sistemas de operação vocal; não manuseie equipamentos enquanto conduz. Algumas funções poderão ficar bloqueadas quando o veículo estiver em circulação. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telefones.

4 Requer telefone com serviço de dados ativo e software compatível. O SYNC 4 não controla produtos de terceiros durante a sua utilização. Os terceiros são os únicos responsáveis pela sua respetiva funcionalidade.

 

5 O carregamento wireless Qi opcional pode não ser compatível com todos os telefones.

 

6 O sistema One-Pedal Drive é um assistente adicional de condução. Não substitui a atenção e capacidade de julgamento, ou a necessidade de aplicação dos travões parte do condutor. Consultar o manual de proprietário para limitações dos sistemas.

 

7 As funções de assistência ao condutor são complementares e não substituem a atenção, a capacidade de julgamento e a necessidade de controlo do veículo por parte do condutor. Não se sobrepõe a uma condução segura. Consultar o manual de proprietário para limitações dos sistemas.

8 Tempo de carga com base em simulações de engenharia informática do fabricante. A velocidade de carga diminui à medida que a bateria atinge a capacidade total. Os seus resultados podem variar com base nas horas de pico de carga e no estado de carga da bateria.

 

Os valores WLTP de consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica declarados são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redações. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes.

 

# # #

A Ford Motor Company (NYSE: F) é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, empenhada em ajudar a construir um mundo melhor, onde toda e qualquer pessoa tenha liberdade de movimentos e ir em busca dos seus sonhos. O plano Ford+ da companhia, para crescimento e criação de valor, combina os atuais pontos fortes, novas capacidades e relações sempre próximas com os clientes, de modo a enriquecer as experiências e aprofundar a lealdade desses mesmos clientes. A Ford desenvolve e disponibiliza no mercado ‘trucks’, SUVs, furgões comerciais e automóveis de passageiros e também veículos de luxo Lincoln, direcionados a todos os utilizadores, para além de serviços conectados. A companhia fá-lo através de três segmentos de negócio centrados no cliente: Ford Blue, desenvolvendo veículos icónicos a gás e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores, juntamente com software incorporado que define experiências digitais excecionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando os clientes profissionais a transformar e a expandir os seus negócios com veículos e serviços adaptados às suas necessidades. Além disso, a Ford busca soluções de mobilidade através da Ford Next e garante serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 174.000 pessoas em todo o mundo. Informações adicionais sobre a Companhia, os seus produtos e serviços disponíveis no portal corporate.ford.com.

Ford, marca americana global incorporada no tecido europeu há mais de 100 anos, está empenhada na liberdade de movimentos que anda de mãos dadas com o cuidado para com o planeta e entre os seus indivíduos. O plano Ford+ da companhia, em conjunto com as unidades de negócio Model e, Ford Pro e Ford Blue, está a fazer acelerar a sua transformação europeia rumo a um futuro totalmente elétrico e neutro em carbono, até 2035. A companhia está a avançar através de arrojados novos Veículos Elétricos, cada um deles projetado com os condutores europeus em mente, e inovando com serviços que se destinam a ajudar as pessoas a conectarem-se, as comunidades a crescer e as empresas a prosperar. Comercializando e prestando serviços de manutenção a veículos Ford em 50 mercados europeus individuais, as suas operações incluem, também, a Ford Motor Credit Company, a Ford Customer Service Division (Divisão de Apoio e Serviço ao Cliente) e 14 instalações fabris (oito instalações detidas na integra e seis instalações em regime de joint-ventures não consolidadas), juntando-se quatro centros com sede em Colónia (Alemanha), Valência (Espanha) e nas nossas joint-ventures de Craiova (Roménia) e Kocaeli (Turquia). A Ford emprega cerca de 34.000 funcionários no conjunto das suas instalações inteiramente detidas e nas joint-ventures consolidadas, e cerca de 56.000 pessoas integradas nas empresas não consolidadas, de toda a Europa. Informações adicionais sobre a companhia, os seus produtos e Ford Credit disponíveis no portal corporate.ford.com.

Contactos

                        Peter Watt                           Susana Viñuela

                        Ford Europa                        Ford Lusitana

                        pwatt3@ford.com                imprens4@ford.com

CO2 Emission