Ford Media Center

Ford transforma experiência de descoberta, aquisição e posse de veículos elétricos para máxima conveniência dos clientes

  • A Ford está elevar as experiências dos clientes a novos níveis, integrando processos que vão desde a descoberta até à manutenção, para uma simplicidade perfeita, iniciando o processo com veículos elétricos
  • Jornada digitalmente acessível para a posse e mais além, desenvolvida para ajudar uma nova e mais evoluída geração de consumidores de veículos a desfrutar de aceder com um simples clique a produtos de ponta
  • A companhia apresenta esta visão aos concessionários que irão ajudar a torná-la realidade, num evento especial “Bring On Tomorrow Live”, onde também desvenda o novo E-Tourneo Courier elétrico

COLÓNIA, Alemanha, 15 de maio de 2023 – A Ford desvendou hoje uma nova visão que visa tornar a descoberta, a testagem, a compra e a posse dos seus produtos não apenas mais simples, como também mais satisfatória, num processo iniciado com os novos Veículos Elétricos (VE) da Ford.

Em parceria com os seus parceiros de retalho de toda a Europa, a companhia está a reimaginar, na totalidade, a jornada do cliente em termos da posse de veículos elétricos, com acessos online e pontos de contato disponíveis a cada passo do percurso.

A nova abordagem introduz stands de vendas online e testdrives virtuais que permitem explorar produtos e serviços a partir do conforto de um sofá ou num qualquer intervalo de 10 minutos entre reuniões. As grandes decisões tornar-se-ão mais fáceis de tomar, com preços transparentes e sem surpresas. Os clientes poderão, também, personalizar a entrega dos veículos, aceder ao seu carregamento e organizar a recolha e entrega com apenas alguns cliques nos seus smartphones.

A Ford sublinhou hoje a sua nova estratégia inovadora no evento “Bring On Tomorrow Live”, realizado em Copenhaga, na Dinamarca, junto dos seus parceiros de retalho europeus, fundamentais para proporcionar experiências de próxima geração aos clientes. A companhia está a preparar a entrega de 10 novos modelos elétricos na Europa, até 2024, incluindo o novo veículo multi atividades E-Tourneo Courier 1, hoje apresentado Copenhaga.

"Estamos no caminho certo para nos tornarmos numa marca de automóveis de passageiros elétricos até 2030, contando com uma gama única e abrangente de veículos entretanto introduzida e inspirada por um entendimento de que os clientes de veículos elétricos vêem o mundo de forma diferente", disse Martin Sander, Diretor Geral da Ford Model e, Europa. "Temos como visão tornar mais fácil e atrativa do que nunca o processo de descoberta, compra e posse do veículo elétrico certo para os nossos clientes, seja na mudança para um elétrico pela primeira vez, ou já sendo um proprietário experiente."

Ao tornar mais fácil para um maior número de clientes a transição para a realidade elétrica, a nova experiência do cliente Ford irá apoiar os compromissos da companhia de alcançar a neutralidade carbónica das suas operações, logística e fornecedores diretos na Europa até 2035, e pela construção de um futuro de transporte mais sustentável, inclusivo e equitativo.

Mudar as expetativas

A nova geração de consumidores assuma toda uma nova atitude em relação à compra de automóveis, inspirada em experiências de compra online e tão progressiva como os veículos que querem possuir. Pesquisas demonstram que 91% dos clientes preferem fazer uma compra online se o processo for perfeito. 2

A Ford irá permitir que os clientes se desloquem, sem esforço, entre pontos de contato digitais e do mundo real, como melhor lhes convier. Isso pode significar concluir compras inteiras em apenas alguns cliques, usando os canais online e os salões de vendas oficiais da Ford, visitando concessionários e Ford Stores para obter informações e atualizações de especialistas em produtos, ou uma combinação de ambos.

No início deste ano, ma experiência virtual inovadora com o novo Ford Explorer 100% elétrico 1 elevou os testdrives para uma era digital. Os clientes também poderão aceder online para agendar testdrives do mundo real de acordo com as ocupadas agendas quando o aventureiro crossover chegar aos salões de vendas no final do presente ano. Os veículos podem ser-lhes entregues, com carga para um mínimo de 150 km.

As pesquisas também demonstram que 77% dos compradores de viaturas preferem preços fixos, 2 para que saibam, antecipadamente, quanto e o que irão pagar. É por isso que a Ford já está a recuperar um processo do passado junto dos clientes holandeses, com preços transparentes. A companhia planeia implementar o "modelo de agência" em toda a Europa, garantindo que os clientes obtêm preços consistentes, quer a compra se faça online ou nas instalações de um concessionário à sua escolha.

A Ford também está a lidar com o fator mais frustrante para os compradores de viaturas, de acordo com o New Car Buyers Survey: a incerteza sobre quando o seu novo carro irá chegar. Uma comunicação clara, uma visibilidade online do estado do seu pedido e a capacidade de reservar slots de entregas online irão ajudar os clientes a planear tudo com antecedência e adequar os timings em função das suas agendas.

O mesmo acontecerá com a opção de aconselhamento por parte dos especialistas dos seus concessionários, certificados pela Ford, sobre as questões principais aquando da entrega dos seus veículos. Isso tornará mais fácil aos condutores a saída para a estrada, com a máxima confiança, sejam eles já experientes proprietários de veículos elétricos ou recém-convertidos a essa realidade, independentemente se saem do parque da concessão ou da sua garagem. Os clientes poderão organizar a entrega da viatura, opção que interessa a 69% dos compradores de automóveis mais jovens. 3

Todo e qualquer novo veículo virá carregado com os mais recentes pacotes de software disponíveis, que podem ser melhorados com atualizações over-the-air. Os condutores irão desfrutar das mais recentes tecnologias da Ford, como seja o sistema BlueCruise que permite a condução do tipo “hands-off, eye-on” (“mãos fora do volante, olhos na estrada”), no que é o primeiro serviço deste tipo aprovado na Europa, 4 entre outros sistemas que podem integrar funcionalidades sem fios para smartphones. 5

A nova experiência do cliente Ford foi concebida para continuar a facilitar a vida aos proprietários, mesmo após a compra. O apoio contínuo inclui o acesso a uma das maiores redes de carregamento da Europa, atualmente com mais de 450.000 carregadores, prevendo-se o seu aumento para 500.000 unidades até 2024, soluções de carregamento em casa, bem como recolhas e entregas para assistência que podem ser agendadas online, com opções ultrarrápidas e ultraconvenientes.

"A Ford tem como compromisso tratar os clientes como uma família. Isso significa entender o que eles precisam da nossa parte para os ajudar a desfrutar as suas melhores vidas e, em seguida, fazer todos os esforços para que isso aconteça", afirmou Sander. "A nossa rede de parceiros de retalho em toda a Europa é fundamental para transformar a experiência de compra e propriedade da Ford, assentando nas relações e reputações formadas ao longo de décadas e apoiadas por uma nova geração de ferramentas digitais e uma visão de futuro."

# # #

1 Valores de autonomia e de consumos de energia oficiais homologados serão publicados mais perto da data de lançamento no mercado.

2 https://www.capgemini.com/wp-content/uploads/2020/11/Automotive-Agency-Sales-Model_POV_Capgemini-Invent.pdf

3 Accenture – The Future of Automotive Sales, 2020 (O Futuro das Vendas do Setor Automóvel, 2020).

4 Ford BlueCruise é uma funcionalidade de condução em modo mãos-livres em autoestrada. Apenas deverá retirar as mãos do volante quando estiver numa Hands-Free Blue Zone. Observe sempre a estrada e esteja preparado para retomar o controlo do veículo. Não substitui uma condução segura. Consulte o Manual do Proprietário para obter detalhes e limitações. [O BlueCruise Prep Kit contém o hardware necessário para esta funcionalidade.] Requer uma assinatura BlueCruise adquirida para cobrir a utilização de dados, atualizações regulares de mapas e melhorias de recursos. Para usar o BlueCruise precisará de ativar seu Mustang Mach-E através da app FordPass. Aprovado para utilização apenas na Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales).

5 Requer telefone com serviço de dados ativo e software compatível. O SYNC 4/4A/Move não controla produtos de terceiros durante a sua utilização. Os terceiros são os únicos responsáveis pela sua respetiva funcionalidade.

# # #

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company (NYSE: F) é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, empenhada em ajudar a construir um mundo melhor, onde toda e qualquer pessoa tenha liberdade de movimentos e ir em busca dos seus sonhos. O plano Ford+ da companhia, para crescimento e criação de valor, combina os atuais pontos fortes, novas capacidades e relações sempre próximas com os clientes, de modo a enriquecer as experiências e aprofundar a lealdade desses mesmos clientes. A Ford desenvolve e disponibiliza no mercado ‘trucks’, SUVs, furgões comerciais e automóveis de passageiros e também veículos de luxo Lincoln, direcionados a todos os utilizadores, para além de serviços conectados. A companhia fá-lo através de três segmentos de negócio centrados no cliente: Ford Blue, desenvolvendo veículos icónicos a gás e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores, juntamente com software incorporado que define experiências digitais excecionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando os clientes profissionais a transformar e a expandir os seus negócios com veículos e serviços adaptados às suas necessidades. Além disso, a Ford busca soluções de mobilidade através da Ford Next e garante serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 174.000 pessoas em todo o mundo. Informações adicionais sobre a Companhia, os seus produtos e serviços disponíveis no portal corporate.ford.com.

 

Ford, marca americana global incorporada no tecido europeu há mais de 100 anos, está empenhada na liberdade de movimentos que anda de mãos dadas com o cuidado para com o planeta e entre os seus indivíduos. O plano Ford+ da companhia, em conjunto com as unidades de negócio Model e, Ford Pro e Ford Blue, está a fazer acelerar a sua transformação europeia rumo a um futuro totalmente elétrico e neutro em carbono, até 2035. A companhia está a avançar através de arrojados novos Veículos Elétricos, cada um deles projetado com os condutores europeus em mente, e inovando com serviços que se destinam a ajudar as pessoas a conectarem-se, as comunidades a crescer e as empresas a prosperar. Comercializando e prestando serviços de manutenção a veículos Ford em 50 mercados europeus individuais, as suas operações incluem, também, a Ford Motor Credit Company, a Ford Customer Service Division (Divisão de Apoio e Serviço ao Cliente) e 14 instalações fabris (oito instalações detidas na integra e seis instalações em regime de joint-ventures não consolidadas), juntando-se quatro centros com sede em Colónia (Alemanha), Valência (Espanha) e nas nossas joint-ventures de Craiova (Roménia) e Kocaeli (Turquia). A Ford emprega cerca de 34.000 funcionários no conjunto das suas instalações inteiramente detidas e nas joint-ventures consolidadas, e cerca de 56.000 pessoas integradas nas empresas não consolidadas, de toda a Europa. Informações adicionais sobre a companhia, os seus produtos e Ford Credit disponíveis no portal corporate.ford.com.

Contactos:

Stefan Tinnemann

Ford Europa

stinnema@ford.com

 

Susana Viñuela

Ford Lusitana 

imprens4@ford.com

CO2 Emission