Ford Media Center

Ford SuperVan 4.2 corre até às nuvens com padrões de potência e aerodinâmica elétrica refinados na 101ª edição da Rampa Internacional de Pikes Peak

  • A Ford Performance vai participar na lendária Rampa Internacional de Pikes Peak (Pikes Peak International Hill Climb) com a SuperVan 4.2 100%, um veículo de demostração 100% elétrico, criado a partir da SuperVan 4, para uma competitividade ideal em competições de montanha.
  • Os veículos Ford participam em Pikes Peak desde o primeiro evento em 1916, em que um Modelo T acelerou na subida da montanha.
  • Na edição de 2023, o ícone do desporto automóvel Romain Dumas, estará aos comandos da SuperVan 4.2.
  • A Rampa Internacional de Pikes Peak desenrola-se ao longo de 156 curvas num percurso que corresponde a uma diferença de 1.440 m entre a linha de partida e a meta, situada a 4.302 m acima do nível do mar.

PIKES PEAK, Colorado (EUA), 18 de junho, 2023 A Ford Performance está a preparar a sua participação na 101ª edição da Rampa Internacional de Pikes Peak (oficialmente denominada The Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb brought to you by Gran Turismo), com a inscrição de um veículo verdadeiramente eletrizante: uma novíssima e melhorada SuperVan 4.2. Grandemente aguardado, este evento irá espelhar o refinado design inovador desta unidade de demonstração, as suas tecnologias avançadas e as caraterísticas únicas que otimizam o seu desempenho na desafiante rampa.

Com uma história que remonta a participação de um Model T na corrida inaugural de 1916, os veículos Ford têm sempre deixado as suas marcas na icónica Rampa Internacional de Pikes Peak. Para este ano, a lenda dos desportos motorizados Romain Dumas vai sentar-se ao volante da SuperVan 4.2, na que será a sua oitava participação no evento. A sua vasta experiência e capacidades excecionais fazem deste piloto a escolha perfeita para dar continuidade à rica tradição da Ford na mais famosa corrida de montanha da América.

A Ford Performance e os especialistas da STARD - Advanced Research and Development uniram forças, mais uma vez, para criar a SuperVan 4.2, proposta especificamente concebida para conquistar a montanha americana e mostrar os limites extremos da potência elétrica. À medida que a indústria automóvel avança para um futuro eletrificado, a SuperVan 4.2 assume um papel central, demonstrando o imenso potencial dos veículos elétricos nos desportos motorizados. Com a sua aerodinâmica redesenhada e um grupo propulsor específico para competição em rampas, a SuperVan 4.2 está a postos para eletrificar a lendária Rampa Internacional de Pikes Peak.

“Em conjunto com os nossos parceiros da STARD, desenvolvemos a E-Transit SuperVan 4.2 criando uma máquina verdadeiramente competitiva, focada em chegar, rapidamente, ao topo da montanha ", referiu Mark Rushbrook, Diretor Global, Ford Performance Motorsports. "A Rampa de Pikes Peak é a ocasião perfeita para demonstrar a tecnologia para veículos elétricos da Ford e trazer luz à Performance VE.”

Versão refinada da SuperVan 4, a SuperVan 4.2 foi submetida a uma total reconfiguração em termos aerodinâmicos, especificamente concebida para atravessar o ar a grande altitude na atmosfera de Pikes Peak, face ao aumento das forças descendentes, superior a 1.995 kg a 242 km/h. As principais funcionalidades da aerodinâmica incluem um spoiler traseiro em fibra de carbono e um splitter dianteiro, ambos de baixo peso, soluções que ajudam a SuperVan 4.2 a manter-se estável no sinuoso percurso de montanha. O chassis da SuperVan 4.2 também sofreu uma redução de peso para melhoria do equilíbrio geral e proporcionar agilidade nas curvas deste percurso de montanha.

Foram também implementadas melhorias no grupo propulsor. Fruto da diminuição, de quatro para três unidades, do número de motores STARD UHP de 6 fases e pela utilização de bolsas de células Ultra High Performance Li-Polymer NMC da STARD (polímero de lítio de ultraelevado desempenho / Níquel Cobalto Manganês) o furgão alcança uma relação peso/potência ideal, mantendo o seu sistema de tração integral com um motor à frente e dois atrás. Com mais de 1.050 kW (1.400 CV) de potência de descarga combinada à sua disposição, a SuperVan 4.2 pode libertar todo o seu potencial, tirando partido do novo desempenho da regeneração de 600 kW da sua bateria, para uma utilização otimizada da energia.

“As equipas da Ford Performance e da STARD têm trabalhado arduamente na otimização da SuperVan 4.2 para a Rampa de Pikes Peak”, afirmou Mike Norton, Supervisor do Programa WRC e Regulamentos e Homologações de Desportos Motorizados, Ford Performance. "Da aerodinâmica ao grupo propulsor elétrico revisto, acredito que o trabalho desenvolvido vai fazer valer a pena estar atento aos nossos tempos de subida da rampa.”

No que respeita ao chassis, a Ford Performance e a STARD dotaram a SuperVan 4.2 de um sistema de travagem renovado, com discos de travão em cerâmica de carbono, jantes forjadas em magnésio, pneus de competição Pirelli P Zero™, veios de transmissão melhorados, um para-brisas em perspex (acrílico exturdido) e um interior de competição minimalista, que abdica de qualquer elemento não obrigatório, para que a SuperVan 4.2 alcance o melhor tempo possível na montanha.

A Rampa Internacional de Pikes Peak irá realizar-se no próximo domingo, dia 25 de junho. Informações adicionais sobre o evento disponíveis em https://ppihc.org/. A não perder a transmissão direta da prova na plataforma YouTube.

# # #

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company (NYSE: F) é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, empenhada em ajudar a construir um mundo melhor, onde toda e qualquer pessoa tenha liberdade de movimentos e ir em busca dos seus sonhos. O plano Ford+ da companhia, para crescimento e criação de valor, combina os atuais pontos fortes, novas capacidades e relações sempre próximas com os clientes, de modo a enriquecer as experiências e aprofundar a lealdade desses mesmos clientes. A Ford desenvolve e disponibiliza no mercado ‘trucks’, SUVs, furgões comerciais e automóveis de passageiros e também veículos de luxo Lincoln, direcionados a todos os utilizadores, para além de serviços conectados. A companhia fá-lo através de três segmentos de negócio centrados no cliente: Ford Blue, desenvolvendo veículos icónicos a gás e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores, juntamente com software incorporado que define experiências digitais excecionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando os clientes profissionais a transformar e a expandir os seus negócios com veículos e serviços adaptados às suas necessidades. Além disso, a Ford busca soluções de mobilidade através da Ford Next e garante serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 173.000 pessoas em todo o mundo. Informações adicionais sobre a Companhia, os seus produtos e serviços disponíveis no portal corporate.ford.com.

 

Sobre a Ford Performance

O programa de competição da Ford faz parte da organização Ford Performance, baseada em Dearborn, Michigan. É responsável pelas principais participações em competições a nível mundial, incluindo NASCAR (Cup Series, Xfinity Series, Craftsman Truck Series), IMSA Michelin Pilot Challenge, FIA World Rally Championship, Virgin Australia Supercars, Formula Drift, NHRA Funny Car, Off-Road Desert Racing e Sportsman Drag Racing. Além disso, a organização também supervisiona o desenvolvimento dos motores de competição da Ford, bem como os programas de divulgação com todos os Clubes Ford e entusiastas da Ford. Para mais informações sobre as atividades de competição da Ford, visite www.fordperformance.com, www.facebook/FordPerformance, Ford Performance no Instagram e @FordPerformance no Twitter.

 

Sobre a STARD

A STARD (Stohl Advanced Research and Development e parte da Stohl Group GmbH), fundada pelo CEO, Michael Sakowicz, é uma empresa especialista em investigação e desenvolvimento que desenvolve tecnologias avançadas, para o automóvel e para o desporto automóvel, parte da Stohl Group GmbH, fundada em 2002 pelo proprietário e antigo Campeão do Mundo de Ralis. Durante mais de uma década, a STARD tem centrado as suas atividades de investigação e desenvolvimento em sistemas e componentes completos de motores elétricos para o desporto automóvel, aplicações de alto desempenho e desenvolvimento de veículos completos. Atualmente a STARD está entre os pioneiros em todas as soluções de alta qualidade para os desportos motorizados elétricos, incluindo os sistemas de baterias certificadas pela FIA, os grupos motopropulsores e os veículos chave na mão. Mais informações disponíveis em www.stard.at.

 

Sobre a Pikes Peak International Hill Climb

 A Pikes Peak International Hill Climb (Rampa Internacional de Pikes Peak) disputou-se pela primeira vez em 1916 e é a segunda competição mais antiga da América. O evento, onde se participa apenas por convite, frequentemente referido como “The Race to the Clouds” (“Corrida para as Nuvens”) é realizado anualmente no último domingo de junho, em Pikes Peak - America's Mountain, perto de Colorado Springs, no Estado do Colorado, EUA. O famoso percurso de 12,42 milhas (cerca de 19,90 km) compõe-se de 156 curvas, ostenta um ganho de elevação de 1.440 metros e atinge uma linha de chegada a 4.302 metros de altitude acima do nível do mar. As seis categorias da PPIHC apresentam uma grande variedade de veículos, de ‘Time Attack’, com base em viaturas de produção em série, até protótipos ‘Open Wheel’ e modelos de última geração da classe ‘Unlimited’.

Contacto:

Susana Viñuela

Ford Lusitana

imprens4@ford.com

CO2 Emission