Ford Media Center

Ford revela a nova geração da autocaravana Nugget - mais inteligente, mais versátil e agora preparada para eletrificar as aventuras

  • A nova geração Transit Custom Nugget utiliza a mais recente tecnologia da Ford, com conetividade, experiência de condução e motores melhorados - incluindo a opção PHEV
  • A nova Nugget da Ford combina novas características avançadas do veículo com um interior de caravana premium para proporcionar férias mais agradáveis - e eletrificadas
  • A nova e versátil Nugget mantém a popular configuração de autocaravana "multi-zona" desenvolvida com o conversor líder Westfalia

DUNTON (Reino Unido), 24 de agosto de 2023 – A Ford está a revelar a totalmente nova geração da sua popular caravana Transit Custom Nugget, que combina as mais recentes características do veículo e do interior para proporcionar aventuras mais agradáveis em estrada. Pela primeira vez, os clientes da Nugget poderão selecionar um evoluído grupo propulsor eletrificado, um novo e flexível modelo híbrido plug-in (PHEV).

A nova autocaravana Nugget foi desenvolvida em parceria com o conversor de autocaravanas líder Westfalia e apresenta a popular configuração interior única "multi-zona" que continua a distinguir a Nugget dos seus concorrentes.

A nova geração Nugget beneficia da nova plataforma de veículos da Ford, lançada este ano para a família Transit e Tourneo Custom1, líder de mercado, que introduz novas e avançadas características de design, conetividade e tecnologias de condução. No espaço interior, os clientes beneficiarão de novos acabamentos de qualidade superior, funcionalidade melhorada e energia proveniente de uma útil opção de teto solar para tornar as escapadelas mais fáceis e agradáveis.

"A Nugget tem como objetivo ajudar os proprietários a descobrir novos lugares - e com o conforto extra, a conetividade e a opção PHEV do novo modelo, podem ir mais longe do que nunca. Os clientes dizem-nos que usam as suas Nugget como veículos familiares, para levar os amigos e as suas bicicletas até ao próximo trilho, ou como um plano de reforma mais emocionante, por isso concebemos a nossa mais recente Nugget para conseguir fazer tudo isto," disse Hans Schep, Diretor Geral, Ford Pro, Europa.

A nova geração da Transit Custom Nugget será lançada por fases, começando com a série Nugget Titanium com tejadilho basculante e motor EcoBlue de 170 cv associado a uma transmissão automática de oito velocidades.2,3 Outros modelos, incluindo a opção PHEV, serão introduzidos depois.

Plataforma integralmente nova torna a viagem num prazer

As viagens de automóvel significam muitas vezes longos dias a percorrer centenas de quilómetros e a nova geração da Nugget beneficia da tecnologia melhorada, da experiência de condução e do design dos mais recentes modelos líderes de mercado Transit e Tourneo Custom.

A Ford inspirou-se fortemente no design luxuoso do habitáculo da nova Tourneo Custom, incorporando níveis superiores de qualidade de manufatura e de materiais para aumentar significativamente o conforto dos ocupantes.

A facilidade de circulação no habitáculo já é uma das principais razões de compra para muitos clientes da Nugget. Um novo design do painel de instrumentos e um piso plano facilitam o acesso ao interior da cabina e a passagem dos dois bancos dianteiros para a área de estar; um airbag de passageiro montado no tejadilho ajuda a otimizar a disposição do painel de instrumentos. Um piso mais baixo e um degrau lateral integrado facilitam também o carregamento ou a subida e descida, apoiados pelas portas laterais deslizantes e pelas aberturas da porta traseira da bagageira, líderes na sua classe.

Numa estreia para a Nugget, a Ford está a introduzir um grupo propulsor PHEV, partilhando tecnologia com o Ford Kuga Plug-In Hybrid3,4 - o PHEV mais vendido na Europa em 2021 e 2022.5 A nova Nugget utiliza um motor a gasolina de ciclo Atkinson de 2,5 litros, uma bateria de 11,8 kWh (capacidade utilizável) e um motor elétrico para proporcionar uma potência combinada de 232 cv e capacidade de condução exclusivamente elétrica.

Um chassis totalmente novo com suspensão traseira independente melhora o refinamento e o comportamento, enquanto os modelos com tração integral estarão disponíveis para satisfazer os clientes que utilizam as suas autocaravanas para aceder a áreas selvagens para a prática de desportos ao ar livre ou que simplesmente pretendem mais confiança ao sair dos parques de estacionamento dos festivais.

O habitáculo elegante inclui um painel de instrumentos totalmente digital e um grande ecrã tátil de 13 polegadas; encontrar um destino, manter-se entretido e em contacto é simples com o mais recente software SYNC 4 da Ford.6 As funcionalidades de navegação, áudio e comunicação conectadas do sistema podem ser controladas através do ecrã tátil ou do controlo de voz natural, e a integração sem fios dos telemóveis Android Auto e Apple Carplay são de série.7

Foi dada especial atenção para que a nova Nugget seja segura e fácil de conduzir, mesmo para condutores apenas habituados a automóveis mais pequenos. Para além de uma posição de condução semelhante à de um automóvel e da nova opção de transmissão automática de oito velocidades, a Nugget inclui um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor. 8 O Cruise Control adaptativo Inteligente com assistente de manutenção no centro da faixa de rodagem ajuda a reduzir a fadiga em longas viagens em autoestrada ou no trânsito de para-arranca, enquanto o Assistente de Travagem em marcha-atrás e um sistema de câmara de 360 graus apoiam os condutores nas manobras em espaços apertados.

Melhorar um conceito único de autocaravana

A Ford e a Westfalia aumentaram significativamente o nível de qualidade e as características ergonómicas do novo modelo, redesenhando completamente o habitáculo em torno da popular disposição com zonas separadas para cozinhar, estar e dormir. Este design interior único significa que, mesmo com duas camas de casal montadas, os entusiastas do campismo podem deslocar-se pelo habitáculo, cozinhar ou entrar e sair do veículo sem se incomodarem uns aos outros.

A área de estar da Transit Custom Nugget é um local seguro e confortável para viajar e converte-se facilmente numa área de refeições e de dormir quando estacionada. Para além da arrumação otimizada e dos materiais de alta qualidade, a Ford também incluiu características como:

  • Bancos ergonómicos rotativos e aquecidos para o condutor e passageiro dianteiro
  • Banco traseiro de três lugares exclusivo - com função de aquecimento opcional - para que cinco ocupantes possam viajar com conforto
  • Novas colunas áudio e portas USB-C de série para os passageiros do banco traseiro

Uma disposição otimizada em forma de L da cozinha torna as tarefas de cozinhar mais agradáveis. Uma nova e prática gaveta frigorífica facilita o acesso ao conteúdo e é suficientemente grande para transportar garrafas na vertical. Combinado com a nova placa de fogão e lava-loiça integrados - agora com água quente de série - o design da superfície organizada oferece mais 20% de espaço dedicado à bancada. Os trincos com fecho amortecido e as pegas de abertura fácil protegem os dedos das crianças e reduzem o ruído durante a condução.

A nova Nugget apresenta melhorias de design importantes em relação ao modelo anterior, incluindo uma secção de colchão rebatível para aumentar o espaço para a cabeça na cozinha, enquanto a cama superior continua no seu lugar, bem como um banco traseiro montado numa calha com novos controlos para um ajuste mais fácil, apenas com uma mão. Uma saída de duche com água quente/fria montada na traseira é agora de série, com uma tenda de privacidade opcional na porta traseira. A experiência de campismo é ainda melhorada por características totalmente novas, incluindo:

  • Teto basculante com novo tecido auto dobrável para simplificar a descida
  • Novos locais de arrumação integrados para a mesa e as cadeiras exteriores de série
  • Práticas cortinas opacas de enrolar substituem as cortinas para maior privacidade e operação mais simples

Para além das alterações ao equipamento de campismo, a nova Nugget também oferece funcionalidades de alta tecnologia para melhorar a conetividade em viagem e o conforto depois de estacionado. O carregamento sem fios e um modem 5G de série mantêm todos entretidos e conectados sem se preocuparem com a falta de bateria ou de dados do telemóvel. Uma opção de teto solar ajuda a alimentar as funcionalidades interiores ou a recarregar a bateria de lazer e, em condições meteorológicas ideais, pode gerar mais energia do que a utilizada pelas funcionalidades integradas.

Um ecrã tátil a cores de 7 polegadas na área de estar permite verificar e controlar facilmente o aquecimento, os níveis de água, o nível da bateria e a iluminação da nova Nugget. As novas funcionalidades incluem:

  • Controlo da nova e sofisticada iluminação interior LED, incluindo iluminação ambiente de cores personalizáveis
  • Função de inclinómetro para ajudar a nivelar em terrenos irregulares
  • Aplicação com Bluetooth para transformar um smartphone num controlo remoto para as funcionalidades do habitáculo

A novíssima Transit Custom Nugget dá continuidade à parceria de longa data da Ford com o conversor líder Westfalia, a qual coloca a empresa numa posição ideal para tirar partido da forte procura no mercado europeu por autocaravanas da categoria de uma tonelada.

# # #

1 Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia, Suíça, Turquia

2 Ford Transit Custom Nugget EcoBlue com emissões de CO2 homologadas de 234-266 g/km WLTP e consumo de combustível homologado de 8,9-10,1 l/100 km WLTP. As gamas de emissões de CO2 e de consumo de combustível podem variar consoante as versões do veículo oferecidas pelos mercados individuais. Os valores de consumo de combustível e de emissões de CO2 oficialmente homologados para a Ford Transit Custom Nugget Plug-In Hybrid serão publicados mais perto da data de venda.

3 Os valores WLTP de consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica declarados são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redações. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes.

4 Ford Kuga Plug-In Hybrid – Emissões homologadas de CO2: 21 - 30 g/km; Consumos homologados: 0,9 - 1,3 l/100 km (homologação WLTP). Autonomia de condução exclusivamente elétrica 57-67 km WLTP. As gamas de emissões de CO2 e de eficiência de combustível podem variar consoante as variantes do veículo oferecidas pelos mercados individuais.

5 Dados fornecidos pela JATO Dynamics e pela IHS Markit.

6 Não conduza se estiver distraído. Sempre que possível recorra a sistemas de operação vocal. Algumas funções poderão ficar bloqueadas quando o veículo estiver em circulação. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telefones.

7 Requer telefone com serviço de dados ativo e software compatível. O SYNC 4 não controla produtos de terceiros durante a sua utilização. Os terceiros são os únicos responsáveis pela sua respetiva funcionalidade.

8 As tecnologias de apoio à condução são suplementares e não se sobrepõem à necessária atenção do condutor, discernimento e necessidade de controlo do veículo. Não substituem uma condução segura. Consulte o Manual do Proprietário para mais detalhes e informações.

9 O carregamento sem fios Qi pode não ser compatível com todos os telemóveis.

10 O FordPass Connect, a aplicação FordPass e o complementar Connected Service são necessários para as funcionalidades remotas (consulte os Termos do FordPass para mais informações). Os serviços e funcionalidades conectados dependem da disponibilidade de uma rede compatível. A evolução da tecnologia/redes móveis/capacidade do veículo pode limitar a funcionalidade e impedir o funcionamento das funcionalidades conectadas. Os serviços conectados excluem o hotspot Wi-Fi.

# # #

A Ford Motor Company (NYSE: F) é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, empenhada em ajudar a construir um mundo melhor, onde toda e qualquer pessoa tenha liberdade de movimentos e ir em busca dos seus sonhos. O plano Ford+ da companhia, para crescimento e criação de valor, combina os atuais pontos fortes, novas capacidades e relações sempre próximas com os clientes, de modo a enriquecer as experiências e aprofundar a lealdade desses mesmos clientes. A Ford desenvolve e disponibiliza no mercado ‘trucks’, SUVs, furgões comerciais e automóveis de passageiros e também veículos de luxo Lincoln, direcionados a todos os utilizadores, para além de serviços conectados. A companhia fá-lo através de três segmentos de negócio centrados no cliente: Ford Blue, desenvolvendo veículos icónicos a gás e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores, juntamente com software incorporado que define experiências digitais excecionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando os clientes profissionais a transformar e a expandir os seus negócios com veículos e serviços adaptados às suas necessidades. Além disso, a Ford busca soluções de mobilidade através da Ford Next e garante serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 173.000 pessoas em todo o mundo. Informações adicionais sobre a Companhia, os seus produtos e serviços disponíveis no portal corporate.ford.com.

 

Ford, marca americana global incorporada no tecido europeu há mais de 100 anos, está empenhada na liberdade de movimentos que anda de mãos dadas com o cuidado para com o planeta e entre os seus indivíduos. O plano Ford+ da companhia, em conjunto com as unidades de negócio Model e, Ford Pro e Ford Blue, está a fazer acelerar a sua transformação europeia rumo a um futuro totalmente elétrico e neutro em carbono, até 2035. A companhia está a avançar através de arrojados novos Veículos Elétricos, cada um deles projetado com os condutores europeus em mente, e inovando com serviços que se destinam a ajudar as pessoas a conectarem-se, as comunidades a crescer e as empresas a prosperar. Comercializando e prestando serviços de manutenção a veículos Ford em 50 mercados europeus individuais, as suas operações incluem, também, a Ford Motor Credit Company, a Ford Customer Service Division (Divisão de Apoio e Serviço ao Cliente) e 14 instalações fabris (oito instalações detidas na integra e seis instalações em regime de joint-ventures não consolidadas), juntando-se quatro centros com sede em Colónia (Alemanha), Valência (Espanha) e nas nossas joint-ventures de Craiova (Roménia) e Kocaeli (Turquia). A Ford emprega cerca de 34.000 funcionários no conjunto das suas instalações inteiramente detidas e nas joint-ventures consolidadas, e cerca de 56.000 pessoas integradas nas empresas não consolidadas, de toda a Europa. Informações adicionais sobre a companhia, os seus produtos e Ford Credit disponíveis no portal corporate.ford.com.

Contacto

Susana Viñuela

Ford Lusitana

imprens4@ford.com

 

Peter Watt

Ford Pro Europa

pwatt3@ford.com

CO2 Emission