Ford Media Center

Ford Mustang Mach-E Rally: O primeiro Mustang de sempre feito para viver no asfalto e divertir-se na terra

O mundo está prestes a testemunhar a potência e agilidade dos veículos elétricos de uma nova forma com o Ford Mustang Mach-E® Rally. 

Desvendado sem camuflagem, hoje e pela primeira vez no IAA Mobility, em Munique, após uma primeira apresentação global no Goodwood Festival of Speed, no início deste ano, o Mustang Mach-E Rally junta-se à família Mustang Mach-E e impulsiona os veículos elétricos numa direção diferente - o primeiro veículo elétrico da Ford inspirado nos ralis leva a liberdade e a diversão do Mustang até às estradas de terra. 

"Há apenas um ano, isto era apenas uma ideia e o que se vê hoje é um testemunho da paixão e da intensa criatividade da nossa equipa Model e", disse Donna Dickson, engenheira-chefe do Mustang Mach-E. "Sempre explorámos novas áreas de performance e a combinação de uma suspensão afinada para ralis, de um grupo propulsor elétrico com dois motores e de um estilo arrojado faz do Mustang Mach-E Rally um tipo diferente de veículo de performance que irá entusiasmar os clientes que procuram a sua próxima aventura.

O Mustang Mach-E Rally 1 é sinónimo de tecnologia de veículos elétricos aplicada a um espaço totalmente inexplorado, expandindo a família Mustang Mach-E. Esta máquina dispõe de uma versão aperfeiçoada do grupo propulsor do Mustang Mach-E GT, com uma configuração de dois motores que garante pelo menos 880 Nm de binário e 358 kW de potência. 2, 3 O Mustang Mach-E Rally integra uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 91 kWh (utilizáveis).

O veículo é suportado por uma suspensão exclusiva que foi elevada 20 milímetros em relação ao Mustang Mach-E GT e está equipada com molas especialmente afinadas, amortecedores MagneRide® 4 e discos de travão dianteiros de 385 milímetros com pinças da marca Brembo® pintadas de vermelho. 5

Quando a borracha entra em contacto com o piso solto, o Mustang Mach-E Rally está equipado com jantes reforçadas de liga leve de 19 polegadas, com capacidade desportiva e acabamento em branco brilhante, inspiradas na longa história dos veículos de ralis da Ford, e com pneus Michelin CrossClimate2 235/55 R19, que proporcionam maior aderência lateral e em superfícies soltas, em comparação com os do GT.

Para melhor enfrentar os pisos de terra solta que os clientes irão encontrar no caminho, a parte inferior do veículo possui uma proteção para os motores dianteiro e traseiro, uma película protetora no revestimento das portas e nas cavas das rodas para ajudar a reduzir as marcas na pintura e palas de lama estilizadas disponíveis no concessionário para reduzir a projeção de detritos. Está igualmente disponível um ponto de reboque integrado na parte dianteira, caso as aventuras fora de estrada se tornem demasiado agitadas.

O Mustang Mach-E Rally conta pela primeira vez com o modo de condução RallySport 6 da Ford, concebido para a condução fora de estrada e que adapta os sistemas de controlo eletrónico para permitir maiores derrapagens, uma resposta linear do acelerador para um melhor controlo e um amortecimento mais agressivo para um melhor comportamento em curvas exigentes. Como bónus, os condutores apreciarão a forma como este modo de condução, combinado com os novos pneus, permite que o Mustang Mach-E Rally se comporte na neve e noutras condições escorregadias em estrada. 

Para testar o Mustang Mach-E, a Ford desenvolveu uma pista de ralis totalmente nova no seu Centro de Testes de Michigan. O percurso foi especialmente concebido por veteranos do mundo do rallycross para simular exatamente o que o veículo poderá experimentar no mundo real. Os engenheiros e técnicos utilizaram então os protótipos do Mustang Mach-E Rally em testes de 800 quilómetros, simulando ensaios de durabilidade de rallycross para se certificarem de que o veículo estava à altura da intenção do seu design.

O Mustang Mach-E Rally também se destaca pelo seu spoiler traseiro que se inspira no do Focus® RS, com detalhes contrastantes exclusivos, incluindo molduras superiores e inferiores da carroçaria, um difusor dianteiro exclusivo, tejadilho em aço pintado de preto e ainda o painel frontal distinto e intencional que inclui faróis de nevoeiro inspirados nos ralis. Cada Mustang Mach-E Rally vem equipado de série com duas faixas de corrida que complementam a paleta de cores arrojadas. Pode ser encomendado em Azul Grabber, Preto Shadow, Verde Eruption e Amarelo Grabber, com o Branco Star ou o novo Cinzento Glaciar disponíveis como opções de custo adicional.

No interior, encontra-se uma combinação de conforto, funcionalidade e estilo que complementa as icónicas jantes brancas. Estão disponíveis detalhes em branco brilhante no tablier, nos raios inferiores do volante e costuras contrastantes nas portas. Os condutores irão sentar-se nos bancos desportivos de design distinto da Ford, com encostos em branco brilhante e a inscrição "Mach-E Rally" gravada na sua superfície.  

"O Mustang Mach-E Rally coloca a paixão de décadas da Ford pelos campeonatos de ralis em todo o mundo nas mãos dos nossos clientes", referiu Jim Farley, Chief Executive Officer da Ford. "Leva o Mustang onde ele nunca esteve antes - às estradas de gravilha e de terra batida. Inspirado por verdadeiros entusiastas da condução, oferece uma experiência como nunca antes vista para um puro prazer de condução.

O Mustang Mach-E Rally estará disponível para encomenda no início de 2024 e as entregas iniciar-se-ão pouco tempo depois.

# # #

1 Autonomia oficial homologada será publicada mais perto da data de lançamento.

2 Calculado através da performance máxima dos motores elétricos com a potência máxima da bateria. Os seus resultados podem variar.

3 A potência e o binário máximos são atributos independentes e podem não ser atingidos simultaneamente.

4 MagneRide® é uma marca registada do Grupo BWI.

5 Brembo é uma marca registada da Brembo S.p.A

6 As funções de assistência ao condutor são suplementares e não substituem a atenção, o discernimento e a necessidade de controlo do veículo por parte do condutor.

Ford, marca americana global incorporada no tecido europeu há mais de 100 anos, está empenhada na liberdade de movimentos que anda de mãos dadas com o cuidado para com o planeta e entre os seus indivíduos. O plano Ford+ da companhia, em conjunto com as unidades de negócio Model e, Ford Pro e Ford Blue, está a fazer acelerar a sua transformação europeia rumo a um futuro totalmente elétrico e neutro em carbono, até 2035. A companhia está a avançar através de arrojados novos Veículos Elétricos, cada um deles projetado com os condutores europeus em mente, e inovando com serviços que se destinam a ajudar as pessoas a conectarem-se, as comunidades a crescer e as empresas a prosperar. Comercializando e prestando serviços de manutenção a veículos Ford em 50 mercados europeus individuais, as suas operações incluem, também, a Ford Motor Credit Company, a Ford Customer Service Division (Divisão de Apoio e Serviço ao Cliente) e 14 instalações fabris (oito instalações detidas na integra e seis instalações em regime de joint-ventures não consolidadas), juntando-se quatro centros com sede em Colónia (Alemanha), Valência (Espanha) e nas nossas joint-ventures de Craiova (Roménia) e Kocaeli (Turquia). A Ford emprega cerca de 34.000 funcionários no conjunto das suas instalações inteiramente detidas e nas joint-ventures consolidadas, e cerca de 56.000 pessoas integradas nas empresas não consolidadas, de toda a Europa. Informações adicionais sobre a companhia, os seus produtos e Ford Credit disponíveis no portal corporate.ford.com.

Contactos:

 

Stefan Tinnemann
Ford Europa
stinnema@ford.com

 

Susana Viñuela
Ford Lusitana 
imprens4@ford.com

CO2 Emission