Ford Media Center

Ford Performance anuncia equipa global de pilotos oficiais do Mustang GT3

  • A Ford Performance alargou para nove elementos a sua formação de pilotos de fábrica, no âmbito dos seus programas globais de competição na classe GT3
  • Ben Barker, Chris Mies, Dennis Olsen, Andy Priaulx e Frédéric Vervisch juntam-se a Joey Hand, Dirk Müller, Harry Tincknell e Mike Rockenfeller
  • Para além do empenho oficial no campeonato IMSA, conduzido pela Ford Multimatic Motorsports, os pilotos de fábrica dos modelos de competição irão apoiar os programas de clientes do Mustang GT3 em todo o mundo, abrangendo as disciplinas IMSA GTD e GT World Challenge Europe e o Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC)
  • Mies e Vervisch já conduziram o novo carro de competição no Daytona International Speedway, em preparação para as “Rolex 24 at Daytona”, do próximo mês, onde irão completar as formações da equipa Ford Multimatic Motorsports, com Mies a juntar-se a Tincknell e Rockenfeller no Mustang GT3 #64 e Vervisch aos comandos do Mustang GT3 #65, com Hand e Müller.

DEARBORN, Michigan (EUA), 18 de dezembro de 2023 Ben Barker, Chris Mies, Dennis Olsen, Andy Priaulx e Frédéric Vervisch juntam-se aos pilotos já anunciados Joey Hand, Dirk Müller, Harry Tincknell e Mike Rockenfeller na equipa Ford Performance Mustang GT3 para a temporada de resistência de 2024.

Mies e Vervisch conduziram no passado sábado o novo carro de competição no Daytona International Speedway, em preparação para a “Rolex 24 at Daytona” (vulgo “24 Horas de Daytona”), prova que terá lugar em janeiro de 2024 e onde irão completar as formações da equipa Ford Multimatic Motorsports, com Mies a juntar-se a Tincknell e a Rockenfeller no Mustang GT3 #64 e Vervisch a conduzir o Mustang GT3 #65, dividindo-o com Hand e Müller.

Daytona irá marcar a estreia oficial do novo Ford Mustang GT3 nas competições de resistência, modelo que assume o protagonismo numa altura em que a icónica insígnia “Mustang” celebra o seu 60º aniversário. A partir de Daytona, o Mustang irá competir em seis dos sete continentes do planeta, em circuitos lendários como Le Mans e Interlagos.

“Este ano é muito importante e especial para o Mustang, com a celebração do seu 60º aniversário, pelo que decidimos introduzir o modelo em competição a nível mundial”, afirmou Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Para levar um ícone como o Mustang para a competição, precisámos de uma formação com os melhores e mais experientes pilotos de GT, e os nossos nove pilotos oficiais constituem essa equipa de sonho."

“Juntamente com os nossos parceiros da Multimatic Motorsports e as nossas primeiras equipas de competição formadas por clientes – a Proton Competition e a Dinamic GT – estamos preparados para enfrentar os melhores do mundo nos circuitos mais emblemáticos. Estou ansioso pelo arranque em Daytona, já em janeiro.”

O grupo de nove pilotos oficias dos modelos GT3 da Ford irá contribuir com a sua experiência e conhecimentos em corridas de resistência nos vários programas Mustang GT3 de todo o mundo. Com equipas preparadas para participar no Campeonato WeatherTech SportsCar (IMSA), no GT World Challenge Europe (GTWCE), no Campeonato Mundo FIA de Resistência (WEC) e com planos para integrar outras provas no final de 2024, os pilotos oficias estão disponíveis para todas as equipas clientes da Ford, grupo que, à data, já inclui a Proton Competition e a Dinamic GT, situação sujeita à calendarização. As formações completas de pilotos para estes programas serão anunciadas pelas equipas clientes no próximo ano.

O piloto britânico Ben Barker, oferece a sua ampla experiência em corridas de resistência à Ford Performance e aos seus programas de clientes em todo o mundo. Competindo regularmente no WEC e no GTWCE, conta no seu palmarés com quatro vitórias na classe nas 12 Horas de Bathurst, entre outros resultados.

O piloto alemão Christopher Mies é bicampeão do ADAC GT Masters e venceu por duas vezes as 12 Horas de Bathurst e as 24 Horas de Nürburgring.

Dennis Olsen, natural da Noruega, venceu diversos campeonatos de karts em criança, antes de passar para as corridas de monolugares e depois para as corridas de GT. Conta com uma vasta experiência, tendo participado no DTM nos últimos dois anos. Também tem no seu currículo uma vitória no Campeonato Intercontinental GT Challenge.

Andy Priaulx é mais conhecido pela sua conquista de três Campeonatos do Mundo FIA de Carros de Turismo, mas também integra a família Ford e Multimatic Motorsports desde 2016, quando foi contratado para competir ao lado de Tincknell, no Ford GT, no WEC. Desde que o programa GT terminou em 2019, Priaulx tem estado envolvido com a Multimatic, trabalhando numa série de projetos especiais. O britânico Irá funcionar como um "verdadeiro especialista" e será um pilar de conhecimento nesta equipa oficial, transmitindo a sua vasta experiência aos pilotos mais jovens.

O piloto belga Frédéric Vervisch regista várias vitórias desde o início da sua carreira. Já venceu por duas as 24 Horas de Nürburgring, tendo, na Fórmula 3, conquistado igualmente diversos campeonatos.

Informações adicionais a este conteúdo disponível em Ford Mustang GT3.

# # #

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company (NYSE: F) é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, empenhada em ajudar a construir um mundo melhor, onde toda e qualquer pessoa tenha liberdade de movimentos e ir em busca dos seus sonhos. O plano Ford+ da companhia, para crescimento e criação de valor, combina os atuais pontos fortes, novas capacidades e relações sempre próximas com os clientes, de modo a enriquecer as experiências e aprofundar a lealdade desses mesmos clientes. A Ford desenvolve e disponibiliza no mercado ‘trucks’, SUVs, furgões comerciais e automóveis de passageiros e também veículos de luxo Lincoln, direcionados a todos os utilizadores, para além de serviços conectados. A companhia fá-lo através de três segmentos de negócio centrados no cliente: Ford Blue, desenvolvendo veículos icónicos a gás e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores, juntamente com software incorporado que define experiências digitais excecionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando os clientes profissionais a transformar e a expandir os seus negócios com veículos e serviços adaptados às suas necessidades. Além disso, a Ford busca soluções de mobilidade através da Ford Next e garante serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Informações adicionais sobre a Companhia, os seus produtos e serviços disponíveis no portal corporate.ford.com.

Sobre a Ford Performance

A Ford Performance encontra-se sediada em Dearborn, Michigan. É responsável pelas principais operações de competição da Ford a nível mundial, incluindo NASCAR, IMSA, SRO British GT, Campeonato do Mundo FIA de Ralis, Supercars Championship, World of Outlaws, Ultra4, SCORE-International, FIA Rally-Raid, Formula Drift, NHRA, Rebelle Rally, Thailand Super Series, estando mais recentemente envolvida na Fórmula 1 com os RedBull Ford Powertrains. A Ford Performance possui também uma frota, em constante evolução, de demonstradores da performance elétrica destinada a mostrar os limites da tecnologia de eletrificação. Para além disso, esta entidade também supervisiona o desenvolvimento dos motores de competição da Ford, bem como os programas de proximidade com todos os Clubes Ford e entusiastas da Ford. Para mais informações sobre as atividades da Ford Racing, visite Performance.Ford.com ou @FordPerformance no Facebook, Instagram, Threads, Twitter, TikTok e YouTube.

Contactos

Jay Ward

Ford Performance Motorsport Communications

jward35@ford.com

Susana Viñuela 

Ford Lusitana 

imprens4@ford.com

CO2 Emission