Ford Media Center

Digam “Olá” ao mais recente membro da família

Eis o novíssimo Ford Tourneo Courier

Viagens de fim de semana repletas de ação com os amigos e a família, espaço suficiente para os cães e para o equipamento desportivo - mais um kit para bricolage, trabalho ou viagens de carro. O nosso quotidiano non-stop necessita de um veículo que aguente tudo o que lhe é pedido.

Eis o novo Tourneo Courier. 1 Construído para a aventura e pronto para tudo, o veículo multiactividades reúne o estilo SUV e as mais adequadas características práticas num espaço urbano, permitindo acomodar cinco pessoas, com muito espaço na bagageira.

Já está a ser construído nas avançadas instalações de produção da Ford Otosan em Craiova, na Roménia, onde também se fabrica o Puma, o modelo da Ford mais vendido na Europa. 2

A excitante versão elétrica E-Tourneo Courier virá completar a gama, abrindo-se os respetivos livros de encomendas no decurso do corrente ano.

A completa equipa Tourneo

O Ford Tourneo Courier de cinco lugares completa a versátil família de veículos multi-actividades Tourneo de próxima geração da Ford, estando a partir de agora à venda em toda a Europa.

A Ford também propõe o Tourneo Connect de sete lugares e o Tourneo Custom de nove lugares, conjunto de propostas com espaço, praticidade e design excecionais, ideais para clientes com estilos de vida ativos e aventureiros.

Desenhado para se destacar

Os primeiros esboços captaram o carácter da Tourneo Courier. A pintura exclusiva em dois tons da desejável série Active, as jantes de liga leve maquinadas e o revestimento da carroçaria já faziam parte da visão.

As equipas de design da Ford aperfeiçoaram os detalhes desde os esboços até à chapa metálica. Uma grelha arrojada e vertical, com faróis integrados, realça a largura e a robustez do design arrojado.

A pintura Bursting Green, junto com a linha do tejadilho em branco contrastante, confere ao Tourneo Courier Active um carácter único. As linhas fortes com influências SUV envolvem um habitáculo espaçoso, dotado de grandes superfícies vidradas e com mais espaço do que nunca. 3

“Concebemos o Tourneo Courier para ajudar os clientes a tirar o máximo partido da vida, quer seja nos passeios em família e amigos ou para regressar a casa com os bancos traseiros rebatidos e as bicicletas na parte de trás, através de um design exterior que exprime esse carácter ‘no-nonsense’. O design inspirado num SUV é robusto por fora e espaçoso por dentro, proporcionando um parceiro resistente e ávido para os estilos de vida ocupados dos nossos clientes", afirmou Amko Leenarts, Diretor de Design da Ford Europa.

Um habitáculo para facilitar a vida

As experiências digitais no interior são alimentadas por um modem incorporado de série, 4 permitindo atualizações de software sem fios para múltiplos módulos. Entre as novas funções no habitáculo incluem-se:

  • O sistema de infotainment SYNC 4 coloca música, podcasts, navegação e muitas definições do veículo ao alcance de todos. 5 No Tourneo Courier, todas estas características podem ser controladas através de um ecrã tátil central de oito polegadas.
  • Um cluster digital substitui os tradicionais mostradores analógicos. Os condutores podem ver a velocidade, sinais de trânsito, alertas de navegação e outras informações do veículo em simultâneo, e configurar os ecrãs laterais de acordo com as suas preferências.
  • Uma base de carregamento sem fios, 6 entradas USB e espelhagem do telemóvel sem fios de série através das plataformas Android Auto e Apple CarPlay podem ajudar os ocupantes a manterem-se ligados. 7
  • Acabaram-se as ventosas para o para-brisas ou os suportes de ventilação. Os condutores que utilizam um telemóvel para navegação, música ou chamadas em modo mãos-livres podem fixá-lo na base de montagem para telemóveis incorporada, mantendo-o num local seguro mas visível.
  • Arrumações mais práticas ao longo do painel de instrumentos e nas portas permite acomodar snacks, garrafas de água, toalhetes, cabos de USB e recibos, ajudando a manter o interior mais arrumado e seguro.

Repleto de aspetos práticos

Um design otimizado da carroçaria significa que um interior da Tourneo Courier significativamente mais espaçoso e prático face ao modelo anterior, com mais espaço para os passageiros e para a bagagem. 3

Um design otimizado da carroçaria significa que um interior da Tourneo Courier significativamente mais espaçoso e prático face ao modelo anterior, com mais espaço para os passageiros e para a bagagem. 3

Com mais 44% de espaço na bagageira, 3 não há preocupações com gestão de bagagem. Uma porta traseira de grandes dimensões pode manter a chuva afastada enquanto as famílias enchem a bagageira ou calçam as galochas; um alarme volumétrico (opcional) ajuda a manter seguros a Tourneo Courier e o seu conteúdo.

Botas enlameadas? Na bagageira

Para manter a bagageira limpa - ou deixar espaço para os cães - os proprietários podem utilizar os novos compartimentos incorporados nos painéis laterais para guardar equipamentos sujos de lama ou objetos soltos. Com os bancos traseiros rebatidos, o Tourneo Courier oferece um espaço generoso para objetos de maiores dimensões, num total de 2.162 litros de espaço na bagageira. 3

Bancos espaçosos para cinco

Cada Tourneo Courier vem equipado com um banco traseiro de três lugares, com mais espaço para a cabeça e para os ombros do que o modelo que substitui. Os bancos são bipartidos 60/40 e podem ser rebatidos e virados para facilitar o transporte de objetos até aos 1,4 metros de comprimento. 3

Um toque interior inteligente

O Tourneo Courier Active foi concebido para se adequar às aventuras ao ar livre, até ao nível dos bancos. São parcialmente revestidos em tecido técnico macio, de fácil limpeza, que não é afetado por roupa molhada e que não é frio ao toque no inverno.

Acesso traseiro à prova de crianças

As portas laterais deslizantes de ampla abertura facilitam a entrada a bordo ou a colocação das crianças nos seus devidos lugares. Também ajudam a evitar danos ou amolgadelas acidentais noutros automóveis aquando da abertura da porta traseira, nomeadamente em espaços de estacionamento mais apertados.

Espaço na Bagageira 3

Modelo Anterior

Tourneo Courier

Incremento

Comprimento:
5 lugares (mm)

837

1,002

165

Comprimento:
2 lugares (mm)

1,264

1,429

165

Capacidade:
5 lugares (lts)

395 (708 até ao tejadilho)

570 (1.188 até ao tejadilho)

175 (480 até ao tejadilho)

Trend

A Tourneo Courier Trend oferece espaço, conetividade e um design ao estilo SUV num veículo prático e acessível para múltiplas atividades.

Titanium

A série premium Titanium acrescenta jantes de liga leve, detalhes cromados em redor da grelha e dos faróis e características de habitáculo melhoradas, para maior conforto.

Active

A popular série Active reforça o estilo aventureiro com revestimentos em preto, placas de proteção dianteiras e traseiras, jantes de liga leve exclusivas e acabamentos no habitáculo

Condução eficiente e agradável

ondução confiante, um motor Ford EcoBoost turbo a gasolina de resposta rápida e uma nova caixa de velocidades automática, de engrenagem rápida, tornam o Tourneo Courier fácil e confortável de conduzir em cidade ou em estrada aberta.

Tirando partido das características tecnológicas e das capacidades melhoradas oferecidas pela mais recente plataforma de veículos compactos da Ford, cada unidade Tourneo Courier vem equipada de série com uma vasta gama de sistemas avançados de assistência ao condutor, num garante de maior tranquilidade, incluindo: 8

  • Sistema de Manutenção na Faixa / Lane-Keeping System 9
  • Assistência de Pré-Colisão / Pre-Collision Assist
  • Assistência Inteligente à Velocidade / Intelligent Speed Assist
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito / Traffic Sign Recognition
  • ·Alerta ao Condutor / Driver Alert
  • Alerta de Direção Errada / Wrong Way Alert
  • Controlo de Velocidade de Cruzeiro / Cruise Control

Dependendo do nível de equipamento e dos opcionais, os clientes podem também tirar partido de: 8

  • Sistema de Informação de Ângulo Morto / Blind Spot Information System
  • Alerta de Tráfego Cruzado / Cross-Traffic Alert
  • Cruise Control Inteligente Adaptativo com Assistência à Mudança de Faixa / Intelligent Adaptive Cruise Control with Lane Change Assistance; inclui função Stop & Go para as versões com transmissão automática
  • Assistência em Intersecções / Intersection Assist 10

Para além das novas funcionalidades de assistência ao condutor, os sensores de estacionamento traseiros de série ajudam a facilitar a condução em cidade, 8 enquanto o círculo de viragem de 10,7 metros entre passeios e o comprimento total inferior a 4,4 metros melhoram a manobrabilidade e o acesso a espaços apertados.

Todas as versões do Tourneo Courier estão equipados com um mais evoluído motor a gasolina EcoBoost de 1,0 litros turbo, com 125 CV, num incremento de potência de 25% face ao modelo anterior. 1 11 O sistema Auto Start-Stop e o sistema Active Grille Shutter / Grelha de Abertura Ativa são de série para otimizar a eficiência energética.

Para além da caixa manual de seis velocidades, os clientes também podem agora optar por uma nova caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades. Os conjuntos de engrenagens duplas do sistema permitem passagens de caixa rápidas e reativas, sem perda de binário, e melhoram a eficiência a baixa velocidade em comparação com a caixa manual.

# # #

1 Ford Tourneo Courier: Emissões de CO2: 150-167 g/km (homologação WLTP); Consumos de combustível: 6,6-7,3 l/100 km (homologação WLTP).

A autonomia de condução oficialmente homologada, a eficiência de consumos de combustível e as emissões de CO2 do Ford E-Tourneo Courier serão publicadas mais perto da data de comercialização. De acordo com o Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (WLTP). A autonomia indicada (valor alvo de acordo com WLTP) pode ser alcançado com uma bateria totalmente carregada, dependendo da versão em causa e da configuração da bateria. A autonomia real pode variar decorrente de múltiplos fatores (ex: condições meteorológicas, estilo de condução, perfil do percurso, estado do veículo, idade e estado da bateria de iões de lítio).

Os valores declarados WLTP de consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redações. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes

2 Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia, Suíça, Turquia.

3 Carga e capacidade de carga limitados pelo peso e sua distribuição

4 O FordPass Connect, a App FordPass e o Connected Service complementar são necessários para as funcionalidades remotas (consulte os Termos do FordPass para obter mais informações). O serviço e as características do Connected Service dependem da disponibilidade de uma rede compatível. A evolução da tecnologia/redes de telemóveis/capacidade do veículo pode limitar a funcionalidade e impedir o funcionamento das características concectadas. O Connected Service não inclui o hotspot Wi-Fi.

5 Não conduza se estiver distraído ou a utilizar equipamentos de operação manual. Sempre que possível recorra a sistemas de operação vocal. Algumas funções poderão ficar bloqueadas quando o veículo estiver em circulação. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telefones.

6 A disponibilidade de carregamento sem fios Qi pode não ser compatível com todos os telemóveis

7 Requer telefone com serviço de dados ativo e software compatível. O SYNC 4 não controla produtos de terceiros durante a sua utilização. Os terceiros são os únicos responsáveis pela sua respetiva funcionalidade.

8 As tecnologias de apoio à condução são suplementares e não se sobrepõem à necessária atenção do condutor, discernimento e necessidade de controlo do veículo. Não substituem uma condução segura. Consulte o Manual do Proprietário para mais detalhes e informações.

9 O Lane-Keeping System / Sistema de Manutenção de Faixa não controla a direção. As funções de assistência ao condutor são suplementares e não substituem a atenção, o discernimento e a necessidade de controlo do veículo por parte do condutor. Não substitui uma condução segura. Para mais informações e limitações, consulte o Manual do Proprietário.

10 As funções de assistência ao condutor são suplementares e não substituem a atenção, o discernimento e a necessidade de controlo do veículo por parte do condutor. O Intersection Assist / Assistência nas Interseções não detetam todos os veículos, peões ou ciclistas nas interseções. Não substitui uma condução segura. Para mais informações e limitações, consulte o Manual do Proprietário.

11 Valores de potência e binário alcançadas com combustíveis premium de acordo com a norma SAE J1349®. Os resultados poderão variar.

Para informações adicionais a este conteúdo, por favor contacte

Peter Watt - pwatt3@ford.com - +44 7393 764837

Susana Viñuela - imprens4@ford.com  

CO2 Emission