Ford Media Center

FORD ASSINA ACORDO COM A PUC-RIO PARA PESQUISA NA ÁREA DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

  • O objetivo é criar projetos de Design e Engenharia com inovação focada nas pessoas, de forma a antecipar suas necessidades e melhorar sua satisfação
  • A pesquisa da Ford com a PUC-Rio busca desenvolver métodos para captar e quantificar essas impressões para uso das equipes de Design e Engenharia durante a concepção e desenvolvimento do produto

A Ford firmou um acordo com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, para o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa voltados à Experiência do Usuário. O objetivo é criar projetos de Design e Engenharia com inovação focada nas pessoas, de forma a antecipar suas necessidades e melhorar sua satisfação. Marcio Alfonso, diretor de Engenharia Veicular e Engenharia Avançada da Ford América do Sul, e José Ricardo Bergman, vice-reitor acadêmico da PUC-Rio, assinaram o acordo na sede da universidade.

“Este é um trabalho inovador na indústria automotiva no Brasil e faz parte de um projeto maior da Ford, que criou uma área de Experiência do Usuário dentro da sua estrutura global. Ele muda o foco da inovação na engenharia, que tradicionalmente é voltada para o produto, e concentra o estudo nas necessidades do usuário”, diz Marcio Alfonso. “A PUC-Rio está na vanguarda desses estudos e conta com especialistas e laboratórios equipados com tecnologia de ponta para dar suporte às pesquisas que vamos desenvolver.”

A experiência do usuário, segundo a norma da área (ISO 9241/210), inclui as emoções, crenças, preferências, percepções, reações físicas e psicológicas, comportamentos e ações que ocorrem antes, durante e após o uso de um produto. Ou seja, é de natureza subjetiva e a pesquisa da Ford com a PUC-Rio busca desenvolver métodos para captar e quantificar essas impressões para uso das equipes de Design e Engenharia durante a concepção e desenvolvimento do produto.

“Por mais que os produtos sejam globais, eles têm suas nuances para atender os costumes e demandas de cada mercado. Na Índia, por exemplo, as pessoas preferem carros com mais espaço no banco traseiro e altura do teto, por conta da indumentária local”, explica Rodrigo Leite, designer da área de Experiência do Usuário da Ford. “Essa pesquisa vai nos ajudar a ‘pensar fora da caixa’ nos projetos de engenharia e aprofundar o estudo sobre o que o usuário quer para criar tecnologias, serviços e produtos customizados.”

Pesquisa avançada

A PUC-Rio conta com recursos avançados em seus laboratórios de simulação de realidade virtual, ergonomia, design social, ecodesign e moda. Entre outros equipamentos, dispõe do “Eye Tracking”, que rastreia o movimento dos olhos para detectar o que prende a atenção das pessoas.

A universidade mantém acordos de pesquisa com empresas de diferentes áreas, como joias, mobiliário, webdesign, petróleo. A inclusão do setor automotivo, representado pela Ford, contribui para a formação de um centro de excelência voltado ao desenvolvimento de conhecimento e formação de especialistas.

“O design tem várias áreas, cada uma com um conhecimento específico adaptado ao seu tipo de produto. O cruzamento entre elas permite o acesso a esses conhecimentos e também ajuda a criar um profissional versátil, preparado para diferentes visões de projeto”, explica Cláudio Magalhães, diretor do Departamento de Design da PUC-Rio. “Como a PUC tem ênfase na pesquisa, a parceria com a Ford na área de Design traz também muitas oportunidades de envolvimento com outros departamentos da universidade, como as Engenharias e o Instituto Tecnológico da Universidade.”

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission