Ford Media Center

FORD PROMOVE WORKSHOP DE ROBÓTICA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMAÇARI

A Ford realizou nesta terça, 5 de junho, na unidade do SESI Camaçari (BA), localizada na Casa do Trabalho, um workshop de Robótica para 25 professores da rede municipal de ensino. O treinamento faz parte do Programa Ford de Educação para Jovens, promovido pelo Ford Fund – braço filantrópico da Ford Motor Company – e realizado em parceria com o SESI e as Secretarias de Educação do estado e do município.

Participaram do evento professores de Ciências, Informática e Matemática do Ensino Fundamental II, que aprenderam com o professor da Rede Sesi de Educação, Tiago Maciel, formado pela Lego Education, como utilizar a metodologia Lego Robótica em suas disciplinas.  “Ao aliar a robótica ao projeto de ensino, os professores transformam a aprendizagem em algo motivador e tornam mais acessíveis os princípios de ciência e tecnologia”, afirmou Tiago Maciel.

O uso da robótica também incentiva o aluno a verbalizar seus conhecimentos e experiências e a desenvolver a capacidade de argumentação, o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos e programas para controle de mecanismos. Promove também a integração de conceitos de áreas como matemática, física, eletrônica, mecânica e arquitetura, além do envolvimento ativo do aluno na formulação de hipóteses, pesquisa e exploração de ideias. Outro ponto importante é que a Metodologia Lego Robótica ajuda os alunos a desenvolverem habilidades e competências voltadas para o trabalho em equipe, liderança, solução criativa de problemas, pensamento crítico, gerenciamento de tempo e comunicação.

Ediney Bastos, professor de matemática, da Escola Darci Ribeiro, em Barra do Jacuípe, acredita que essa metodologia é um recurso didático que estimula o aluno a pensar de uma forma lúdica. “O jogo estimula que eles façam isso de uma forma bem descontraída e voluntária. De uma forma indireta eles colocam em prática o raciocínio lógico, a tomada de decisão, a visão geométrica e tridimensional das peças, o que às vezes, apenas utilizando figuras desenhadas no quadro, eles não associam tão facilmente”, disse ele.

 “Esperamos despertar nos estudantes também o interesse por inovação, ciência e tecnologia, ampliando assim suas perspectivas profissionais”, explica Roberta Madke, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford América do Sul. Criado em outubro de 2015, o Programa Ford de Educação para Jovens visa promover a capacitação comportamental e técnica de alunos da rede municipal de ensino para o mercado de trabalho. Em três edições, já beneficiou 300 estudantes entre 17 e 24 anos. Neste ano, o programa inovou ao oferecer o curso piloto de Robótica, com carga horária de 160 horas, para 25 alunos do Ensino Fundamental II, com idades de 14 a 16 anos. O curso foi encerrado com o Torneio de Robótica Ford, realizado no dia 4 de maio no Shopping Boulevard Camaçari.

Ford Motor Company Fund

O Ford Motor Company Fund é o braço filantrópico da Ford Motor Company. Estabelecido em 1949, o Ford Fund investe em programas de transformação que aceleram a inovação, capacitam pessoas, promovem mobilidade social e melhoram a prosperidade das comunidades. O Ford Fund trabalha com organizações locais e globais para criar oportunidades em educação, incentivar a direção segura, recrutar empregados voluntários e melhorar a vida em comunidade. Os principais programas do Ford Fund incluem o Ford Blue Oval Scholars, o Ford College Community Challenge, Ford Driving Dreams, Ford Driving Skills for Life, Ford Next Generation Learning e o Ford Volunteer Corps. Para mais informações, acesse o site http://community.ford.com, ou curta nossas páginas no Facebook @FordFund e Twitter @FordFund

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission