Ford Media Center

Traje do Sono desenvolvido pela Ford mostra que dirigir cansado é tão perigoso quanto alcoolizado

Todo mundo sabe que é perigoso beber e dirigir. Mas estudos mostram que os riscos de guiar cansado também são muito altos. De acordo com uma pesquisa feita pela Comissão Europeia, a fadiga é a principal causa em até 20% dos acidentes de trânsito. De acordo com especialistas, permanecer acordado por períodos superiores a 18 horas pode prejudicar as habilidades do motorista da mesma forma que exceder o limite de consumo de bebidas.

A Ford desenvolveu um traje do sono que permite aos usuários experimentar os efeitos que o cansaço pode causar (veja o vídeo). Afinal, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre os jovens com idade entre 15 e 29 anos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Outro dado alarmante é que cerca de 1,25 milhão de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito no mundo todo.

“Quem dirige cansado corre o risco de guiar como um zumbi, tornando-se um perigo para si mesmo, para os passageiros e todos que estiverem ao redor”, afirma o Dr. Gundolf Meyer-Hentschel, CEO do Instituto Meyer-Hentschel, na Alemanha, que desenvolveu o traje do sono a pedido da Ford. “Os jovens muitas vezes se submetem à privação intencional do sono, forçando-se a ficar acordados para atender às demandas de uma vida social agitada, longas horas de trabalho e de estudo”, completa Meyer-Hentschel.

O traje conta com óculos especiais que simulam exaustão extrema, incluindo pequenos cochilos – uma resposta incontrolável ao cansaço. Os cochilos podem fazer com que os motoristas dirijam às cegas por 10 segundos ou mais, mesmo que seus olhos ainda estejam abertos, tempo suficiente para percorrer centenas de metros. E é possível que eles nem se lembrem disso.

Os óculos, conectados a um aplicativo de smartphone, podem ser configurados para simular o desligamento do cérebro, de modo que o condutor não veja nada à sua frente por meio segundo e, posteriormente, por períodos cada vez mais longos, até 10 segundos. Usado em conjunto com um boné, um colete e pesos nos braços e tornozelos, totalizando peso adicional de mais de 18 quilos, o efeito geral demonstra o grau de limitação dos motoristas cansados.

O objetivo do traje do sono é conscientizar as pessoas sobre os perigos de dirigir cansado. Nos Estados Unidos, por exemplo, a maioria dos acidentes originados por exaustão ao volante é causada por motoristas com menos de 25 anos.

Normalmente, muitas pessoas pedem para um familiar ou amigo que não bebeu em uma festa para assumir o controle do carro, mas não se preocupam em saber se ele está cansado depois de ficar acordado a noite toda. É sempre bom ficar atento e seguir as recomendações do Dr. Gundolf Meyer-Hentschel caso se sinta cansado ao dirigir:

• Pare o veículo assim que estiver em um local seguro;

• Tome uma bebida com cafeína e cochile por 20 minutos;

• Acorde revigorado e pronto para pegar a estrada novamente. Se o sono não tiver passado, encontre outra maneira de voltar para casa ou chegar ao seu destino.

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission