- A comemoração dos 100 anos de operação da Ford na Argentina e 95 anos no Brasil foi destaque nas mensagens de William Clay Ford Jr.
- Em encontro com os empregados na linha de montagem da fábrica de Pacheco, na Argentina, o executivo lembrou a posição de destaque da região no início da expansão internacional dos negócios da empresa
- A operação da Argentina foi fundada em 31 de dezembro de 1913, como segunda filial da marca fora da América do Norte, depois da criação da Ford Inglaterra
A comemoração dos 100 anos de operação da Ford na Argentina e 95 anos no Brasil foi destaque nas mensagens de William Clay Ford Júnior, em sua visita recente aos dois países. Bill Ford, como é chamado o presidente do Conselho Mundial da empresa, ressaltou o pioneirismo da Ford na América do Sul. "Estamos comemorando esses marcos não só para honrar nosso passado, mas também para inspirar nosso futuro", afirmou.
Em encontro com os empregados na linha de montagem da fábrica de Pacheco, próxima de Buenos Aires, o executivo lembrou a posição de destaque da região no início da expansão internacional dos negócios da empresa.
Dois dias antes em Camaçari, falando para 5 mil empregados da fábrica brasileira, também enfatizou: “O Brasil desempenha um papel importante na nossa história e conquistamos muitos marcos aqui", disse, lembrando que a Ford foi a primeira marca automotiva a se instalar no país, em 24 de abril de 1919, com a venda do Modelo T.
100 anos na Argentina
A operação da Argentina foi fundada em 31 de dezembro de 1913, como segunda filial da marca fora da América do Norte, depois da criação da Ford Inglaterra. Nesse período, introduziu uma série de inovações que marcaram o desenvolvimento da indústria automotiva sul-americana.
A Ford já vendeu quase 3 milhões de veículos na Argentina, onde conta com uma rede de serviços pós-venda altamente treinada. Seus 4.300 empregados na fábrica de Pacheco têm um tempo médio de serviço de 18 anos.
Atualmente, as linhas Fiesta, EcoSport, Ranger e Focus são exemplos de carros globais oferecidos no mercado argentino que incorporam níveis de tecnologia e equipamentos inéditos no mercado. Em 2011, a Ford iniciou um ciclo de investimentos de US$471 milhões para a produção das novas gerações da Ranger e do Focus e inauguração de uma nova fábrica de motores.
Nesses 100 anos de presença ininterrupta no país, a Ford criou um vínculo forte com os argentinos, com veículos inovadores e investimentos que criaram empregos de qualidade. Incentivou também o desenvolvimento de uma cadeia de valor e desenvolvimento sustentável de longo prazo com seus programas de educação.
"Queremos que nossos produtos sirvam os clientes e à sociedade criando valor para todos", acrescentou Bill Ford.