- A Ford comemorou a produção de 10 milhões de veículos equipados com o sistema de conectividade SYNC, disponível em centenas de países
- A tecnologia está disponível no Brasil com comando de voz em português nos modelos New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge.
- O equipamento atingiu 5 milhões de unidades após cinco anos no mercado e levou apenas mais um ano para dobrar esse volume.
A Ford comemorou a produção de 10 milhões de veículos equipados com o sistema de conectividade SYNC, disponível em centenas de países. A tecnologia, lançada há seis anos nos Estados Unidos, já está disponível no Brasil com comando de voz em português nos modelos New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge.
"O SYNC é mais que uma inovação tecnológica, ele mudou a forma como nós nos vemos como empresa", disse Jim Farley, vice-presidente global de Marketing, Vendas e Serviços da Ford, na abertura do Salão Internacional de Los Angeles, durante a Connected Car Expo.
O SYNC ajudou a Ford a pensar e agir como uma empresa de tecnologia. "Ele mudou para sempre a forma como nós vemos o nosso negócio e como respondemos aos nossos consumidores. Ele incorpora a essência da marca – ir além para transformar ideias inovadoras em produtos acessíveis e valiosos para milhões de pessoas."
Evolução
O Novo EcoSport está entre os primeiros veículos na Europa a oferecer o Ford SYNC com AppLink. O sistema permite ao motorista acessar aplicativos por comando de voz ao dirigir.
Quando a Ford começou a desenvolver o SYNC, os times de engenharia perceberam que os celulares e dispositivos digitais estavam se tornando uma parte cada vez mais importante da vida das pessoas. Assim, criaram uma arquitetura baseada em protocolos abertos, como USB e Bluetooth, para permitir a conexão com praticamente qualquer dispositivo digital de música e comunicação.
A própria evolução de vendas do SYNC é uma prova dessa rapidez. O equipamento atingiu 5 milhões de unidades após cinco anos no mercado e levou apenas mais um ano para dobrar esse volume.
"Nós literalmente transformamos o carro em uma plataforma para os desenvolvedores de aplicativos, que trabalham conosco para criar novos recursos na velocidade que os consumidores esperam", disse Farley. "Com mais de 1 bilhão de smartphones agora em operação no mundo, esperamos que a conectividade móvel continue a ser um elemento fundamental da nossa estratégia de ir mais longe."
A meta da Ford é transformar o veículo conectado em um veículo inteligente. "Na Ford, estamos focados em como a conectividade pode gerar sistemas inteligentes que permitam uma direção mais eficiente. No veículo, isso significa a habilidade de receber mais informações, de mais fontes, para auxiliar o motorista", disse Doug VanDagens, diretor global de Soluções de Serviços Conectados da Ford.
A conectividade em nuvem, sensores embarcados e o acesso a dados são elementos chaves para criar esse tipo de experiência em veículos inteligentes. Outros avanços, como o processamento de linguagem natural e o aprendizado de máquinas, podem ajudar o Ford SYNC a oferecer uma interação mais natural entre o carro e o motorista e uma experiência de direção mais personalizada e conveniente.