- O Novo Ford EcoSport é o utilitário esportivo compacto líder em economia de combustível no ranking do INMETRO/CONPET
- O SUV oferece o menor consumo entre os carros de mesma cilindrada, com padrão A de eficiência
- O EcoSport 1.6 faz 7,0/8,4 km/l com etanol e 10,2/12,2 km/l com gasolina, respectivamente em cidade e estrada
O Novo Ford EcoSport é o utilitário esportivo compacto líder em economia de combustível em suas duas opções de motores – 1.6 e 2.0 Flex – no ranking do INMETRO/CONPET atualizado com veículos ano 2014. O SUV global da Ford oferece o menor consumo entre os carros de mesma cilindrada, com padrão A de eficiência nas versões 1.6 e 2.0 Automático.
Formado por 32 modelos de sete marcas, esse segmento chama a atenção por ter quase metade dos participantes (15 veículos) classificados com padrão de consumo C, D ou E, o que evidencia o avanço do SUV de nova geração da Ford.
O refinamento dos conjuntos de motor e transmissão e o projeto apurado de carroceria, com otimização do peso e da eficiência aerodinâmica, são fatores que contribuem para isso. A direção elétrica é outro diferencial que, além de tornar as respostas mais precisas e agradáveis, ajuda a economizar combustível.
O EcoSport 1.6 faz 7,0/8,4 km/l com etanol e 10,2/12,2 km/l com gasolina, respectivamente em cidade e estrada. Seu motor da família Sigma, com 16 válvulas, tem bloco, cabeçote e cárter de alumínio para redução adicional de peso.
Dupla embreagem
O Novo EcoSport 2.0 Automático vem com transmissão sequencial PowerShift, a única da categoria com seis marchas e sistema de dupla embreagem. Junto com o motor Duratec 2.0 16V de alumínio, que gera 147/141 cv com etanol e gasolina, ela é responsável pela eficiência que garante padrão A de economia. O modelo faz 6,7/8,0 km/l com etanol e 9,7/11,8 km/l com gasolina, na cidade e estrada – consumo menor que o de concorrentes com motor 1.6 e câmbio manual.
“Tradicionalmente, os veículos automáticos têm um consumo de combustível bem maior que os manuais. Este era um preço que se pagava pelo conforto”, diz Celso Ribeiro, gerente de Engenharia de Energia Veicular da Ford. “A transmissão PowerShift mudou isso no EcoSport. Combinando a evolução das seis marchas e o sistema de dupla embreagem, ela resultou em uma aplicação mais econômica que a versão manual, com uma calibração apurada que privilegia a eficiência e realiza as trocas no momento ideal."
Fora de estrada
Na categoria fora de estrada, o EcoSport 4WD também tem o motor 2.0 Flex mais econômico, classificado com padrão A. Seu consumo é de 6,2/7,4 km/l com etanol e 9,1/10,9 km/l com gasolina, respectivamente em cidade e estrada. Essa categoria conta com 45 modelos de nove marcas, sendo que a maioria (28) está enquadrada nos padrões de consumo C, D ou E.
Nesse caso, a eficiência do motor do EcoSport se junta ao sistema de tração inteligente 4WD, que distribui a tração no eixo dianteiro e traseiro de acordo com as solicitações de rodagem para garantir uma rodagem segura com máximo aproveitamento de energia.