Ford Media Center

FORD RANGER DISPUTA O RALLY DOS SERTÕES 2015 COM MOTOR V8 5.0 DO MUSTANG

  • Duas picapes Ford Ranger Dakar equipadas com motor V8 5.0 do Mustang, de 350 cv, são a grande novidade no Rally dos Sertões 2015
  • Os veículos da equipe X Rally Team foram preparados pela sul-africana NWM - Neil Woolridge Motorsports
  • Em 2014, o X Rally Team introduziu a Ford Ranger no Rally dos Sertões, usando dois protótipos também preparados pela NWM.

Duas picapes Ford Ranger Dakar equipadas com motor V8 5.0 do Mustang, de 350 cv, são a grande novidade no Rally dos Sertões 2015, que dá a largada neste sábado (1º de agosto). Os veículos da equipe X Rally Team, comandada pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, foram preparados pela sul-africana NWM - Neil Woolridge Motorsports.

Além de Cristian Baumgart e Beco Andreotti – uma das duplas mais longevas da história do rali brasileiro, juntos há mais de 15 anos –, a equipe terá Marcos Baumgart e Kleber Cincea no comando do outro veículo. Em 2014, o X Rally Team introduziu a Ford Ranger no Rally dos Sertões, usando dois protótipos também preparados pela NWM. Este ano, porém, os veículos trazem grandes atualizações em relação ao modelo da temporada passada.

"Logo após o Sertões do ano passado o time passou a trabalhar em diversas atualizações nos carros. É um trabalho feito em um ano inteiro de desenvolvimento", conta o navegador Kleber Cincea. O chefe dos mecânicos do X Rally Team, Edinho Evangelista, passou cinco meses com a NWM na África do Sul para conhecer todos os procedimentos de montagem, desmontagem e manutenção dos protótipos.

Os protótipos NWM Ford Ranger Dakar V8 4x4 ficaram quase 200 kg mais leves, resultado da revisão de todos os itens dos carros. A equipe trabalhou também na melhoria da distribuição de peso e rebaixamento do centro de gravidade. A distribuição de carga entre a dianteira e a traseira ficou exatamente em 50%, o que melhora a estabilidade, especialmente no caso de um veículo com tração 4x4.

O uso do motor 5.0 V8 do Ford Mustang foi uma das medidas que permitiram essa melhora na distribuição de peso e ganho de força. O motor é instalado atrás do eixo dianteiro, em uma porção mais central no carro, e recuado cerca de 20 centímetros comparado ao protótipo anterior.

As modificações feitas pela NWM incluíram também o sistema de escapamento, gerenciamento eletrônico, sistema de arrefecimento e diferenciais. Os freios da Brembo contam com refrigeração a ar na dianteira e a ar/água na traseira. As Ford Ranger Dakar V8 são equipadas com câmbio Sadev de seis marchas por acionamento sequencial e atingem velocidade máxima de 185 km/h. O tanque de combustível comporta 520 litros.

"Nossos carros já foram colocados à prova em vários ralis por todo o mundo. Na África do Sul nossas Ford Ranger são sem dúvida as melhores no campeonato local e são capazes de vencer o Rally dos Sertões deste ano. Para a NWM e o X Rally Team este é o nosso objetivo em 2015", diz Neil Woolridge, ex-piloto que hoje conduz a empresa com seu nome.

As novas máquinas foram apelidadas pela equipe de "Mario" e "Luigi". “A diferença é bem grande. O carro pede para você acelerar e é muito estável. Por outro lado, vai exigir mais do piloto para que se chegue ao limite. Temos tudo para fazer um Sertões ainda mais competitivo", diz Marcos. "É o curso natural. Nossos concorrentes também se atualizaram para este Sertões e não poderíamos ficar atrás. Tudo melhorou no nosso carro: a suspensão copia mais o terreno e o poder de frenagem também aumentou, entre várias outras coisas", completa Cristian.

A 23ª edição do Rally dos Sertões começa com o prólogo em Goiânia (GO) e percorrerá 2.875 quilômetros tendo como destino final a cidade de Foz do Iguaçu (PR). 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission