Ford Media Center

FORD: PROGRAMA INCENTIVA OS EMPREGADOS A PARAR DE FUMAR E CUIDAR DA SAÚDE

  • A Ford aproveitou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, para reforçar a campanha desenvolvida internamente para incentivar seus empregados a deixar de fumar
  • A iniciativa inclui a divulgação dos males provocados pelo tabagismo, reuniões de apoio, acompanhamento médico e a prescrição de medicamentos que ajudam a superar o vício

A Ford aproveitou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, para reforçar a campanha desenvolvida internamente para incentivar seus empregados a deixar de fumar. A iniciativa inclui a divulgação dos males provocados pelo tabagismo, reuniões de apoio, acompanhamento médico e a prescrição de medicamentos que ajudam a superar o vício. Desde então, centenas de empregados pararam de fumar com suporte do programa, que tem como meta a zero dependência.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o cigarro mata mais de 5 milhões de pessoas por ano – é a principal causa de morte evitável no mundo. Além de câncer e enfisema, também contribui para a hipertensão arterial. “A exposição ao fumo tem sido associada ao risco aumentado de problemas de saúde, principalmente doenças do coração e câncer de pulmão entre fumantes e não fumantes adultos. E estudos mostram que o local de trabalho é a principal fonte de exposição ao fumo para adultos, uma vez que a pessoa fica a maior parte do seu dia no trabalho”, explica Fernanda Ramos, gerente de Saúde e Relações Trabalhistas da Ford América do Sul.

O trabalho de conscientização e apoio realizado pela empresa ao longo dos anos serviu como preparação para o lançamento do programa “Ambientes livres de fumo” que atingiu 100% das fábricas do Brasil e Argentina e tem como principal objetivo contribuir para a redução e possível eliminação do hábito de fumar. “A fumaça que sai dos cigarros é ainda mais tóxica que a tragada pelos fumantes e não há sistema de ventilação capaz de evitá-la. Pessoas que trabalham onde é permitido fumar podem respirar o equivalente a dez cigarros por dia, o que aumenta em cerca de duas vezes o risco de infarto e em seis vezes o de câncer de pulmão. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda a proibição total do fumo em recintos coletivos”, completa a executiva.

Saúde como prioridade

Nas reuniões de conscientização e apoio realizadas dentro do programa da Ford, ex-fumantes são convidados a dar seu depoimento para os colegas que ainda continuam a fumar. Há muitos casos de empregados que fumaram durante anos, tentaram parar várias vezes sem sucesso e aceitaram o desafio de iniciar uma nova vida sem tabaco. Com o apoio do programa, conseguiram se livrar do vício, aumentando a qualidade de vida, respirando melhor e voltando a sentir o sabor dos alimentos, entre outros benefícios relatados.

A campanha contra o fumo faz parte do programa conhecido como Viva Bem, que a Ford criou para promover a qualidade de vida e hábitos saudáveis entre seus empregados. Entre outros temas, ele inclui também campanhas de cuidado e prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e incentivo à alimentação equilibrada, perda de peso e prática de exercícios físicos.

“O objetivo do programa é reforçar o conceito da saúde como uma prioridade para a nossa população, hoje formada por cerca de 11.000 empregados. Mas têm um benefício maior, quando se considera que esses cuidados são levados também para as suas famílias”, completa Fernanda Ramos.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission