- A Ford vai iniciar a produção do EcoSport na Romênia para atender o mercado europeu, onde o segmento de utilitários esportivos tem mostrado uma tendência de forte crescimento
- O veículo será montado na fábrica de Craiova, a sexta do mundo a fabricar a nova geração global do EcoSport, desenvolvida no Brasil
A Ford vai iniciar a produção do EcoSport na Romênia para atender o mercado europeu, onde o segmento de utilitários esportivos tem mostrado uma tendência de forte crescimento. O veículo será montado na fábrica de Craiova, a sexta do mundo a fabricar a nova geração global do EcoSport, desenvolvida no Brasil.
O EcoSport já é produzido hoje na Rússia e também nas unidades em Camaçari, na Bahia, na Índia, China e Tailândia para atender mais de 100 mercados mundiais. Na Romênia, a Ford está investindo 200 milhões de euros para a modernização de suas instalações.
"As vendas do EcoSport cresceram cerca de 30% este ano e, com a perspectiva de avanço contínuo do segmento de utilitários esportivos compactos, este é o momento certo de mover a produção do EcoSport para a Europa, aproveitando a excelente estrutura que temos em Craiova, além da Rússia", disse Jim Farley, presidente da Ford Europa.
Segmento em expansão
Os utilitários esportivos são o segmento de maior crescimento no mercado europeu. No ano passado, suas vendas tiveram um aumento de 23%, enquanto a indústria total avançou 10%. Já o segmento de SUVs compactos, do qual o EcoSport faz parte, cresceu 44%. A estimativa da Ford é que a categoria chegue a um total de 1,5 milhão de veículos por ano até 2017 – um aumento de 35% sobre 2015.
Desde que assumiu as operações da fábrica de Craiova em 2008, a Ford já investiu mais de 1 bilhão de euros na unidade, onde são produzidos o modelo multiuso B-MAX e o motor EcoBoost 1.0. Também desenvolveu negociações com as autoridades e sindicatos romenos para aumentar a competitividade global da manufatura local.
A Ford anunciou o lançamento de cinco novos utilitários esportivos e crossovers na Europa nos próximos três anos, começando com o novo Edge. A marca espera vender este ano, pela primeira vez, mais de 200.000 SUVs na Europa, um crescimento de mais de 30% comparado a 2015.