Ford Media Center

DESIGN, TECNOLOGIA E SEGURANÇA: VÍDEO MOSTRA A EVOLUÇÃO DO FORD NEW FIESTA 2018

  • A Ford promoveu um encontro com startups voltadas à área de mobilidade para incentivar a troca de experiências e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas compartilhadas 
  • Futuramente, elas poderão ser incorporadas aos seus veículos, visando a facilitar os deslocamentos e a vida dos consumidores

A Ford promoveu um encontro com startups voltadas à área de mobilidade para incentivar a troca de experiências e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas compartilhadas que futuramente poderão ser incorporadas aos seus veículos, visando a facilitar os deslocamentos e a vida dos consumidores.

A iniciativa pioneira, chamada Ford Startup Matchmaking Day, foi realizada na sede da empresa em São Bernardo do Campo, SP, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas), e reuniu 13 startups que apresentaram diferentes propostas, desde sistemas de gestão para seguradoras e frotas, entregas porta a porta e serviços de apoio e segurança, até a compra e venda de veículos online.

“O grande diferencial deste evento foi abrir as portas para a inovação externa, gerando novas oportunidades de aprimoramento e aplicação, dentro do nosso negócio, de soluções que já foram desenvolvidas”, afirma Luciano Driemeier, gerente de Estratégia do Produto da Ford América do Sul.

O evento contou com as startups: Nexer e Órbita Engenharia, de Belo Horizonte, e Trackage, de Uberaba (MG); DriveOn, de Florianópolis (SC); Moov e Nós na Escola, do Rio de Janeiro (RJ); Moonlog, Nearbee, Cobli e Ubra, de São Paulo, e Juros Baixos, de Jundiaí (SP); Bip Carros, de Curitiba (PR); e Sowx, de Nova Hamburgo (RS).

A solução apresentada pela Nexer, por exemplo, conta com um aplicativo que permite acompanhar as condições do carro em tempo real e identifica o melhor momento para a manutenção. A ferramenta também envia alertas de falhas, é capaz de localizar o veículo e ajudar no controle de despesas, como consumo de combustível.

“Nós desenvolvemos um assistente automotivo digital que oferece mais segurança e economia no uso e manutenção do veículo”, explica Danilo Mattos, CEO da Nexer. O sistema é compatível com carros produzidos a partir de 2010, quando a indústria padronizou o uso do chamado conector OBD (On-Board Diagnostic), através do qual é feito o acesso às informações do veículo.

“O aplicativo é baixado pelo celular e permite rastrear o automóvel em tempo real. O cliente também pode escolher um distribuidor para acompanhar remotamente o funcionamento e a manutenção do seu carro, já que o dispositivo é capaz de detectar até 10 mil falhas nos sistemas do automóvel”, detalha  Mattos.

A startup Moov apresentou uma solução para gestão de frotas que usa uma plataforma inteligente para coletar dados em tempo real e gerar relatórios analíticos. “Uma de suas vantagens, por exemplo, é a possibilidade de reduzir os custos de transporte de funcionários”, explica João Zecchin, CEO da empresa. Outro negócio gerado pela startup é o transporte de passageiros em ônibus executivos, com agendamento e pagamento feito por meio de aplicativo. “O passageiro escolhe a rota, o horário e o ponto onde vai embarcar”, explica.

“Esta é uma iniciativa muito importante da Ford, pois pemite o contato com startups inovadoras do setor automotivo. Desse contato podem surgir projetos promissores para novos produtos, serviços e processos”, diz Renato Fonseca, assessor da diretoria técnica do Sebrae-SP. 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission