Ford Media Center

FORD: DIRIGIR UM CARRO ESPORTIVO É MAIS EMOCIONANTE QUE BEIJAR, DANÇAR OU TORCER NO FUTEBOL

Dirigir um carro esportivo diariamente é uma das melhores maneiras de aumentar o bem-estar e a satisfação emocional. Essa é a conclusão do estudo promovido pela Ford na Europa que mediu momentos de picos de emoção em voluntários enquanto realizavam atividades como torcer pelo seu time de futebol, assistir a um episódio da série Game of Thrones, beijar a pessoa amada ou participar de uma aula intensa de dança. Nenhuma delas superou a emoção de ir ao trabalho diariamente em um carro esportivo. A única atividade mais emocionante foi andar de montanha-russa – veja o vídeo.

Para realizar a pesquisa a Ford trabalhou com neurocientistas e designers, usando tecnologias de vestir e um sistema de inteligência artificial desenvolvido pela empresa de tecnologia Sensum para medir as emoções através da corrente galvânica na pele e batimentos cardíacos. Também foi criado um carro especial em parceria com a Designworks – um Focus RS personalizado batizado de Ford Performance Buzz Car, com um sistema sofisticado de cerca de 200 mil LEDs na carroceria para refletir as emoções do motorista.

“A montanha-russa pode ser boa para produzir uma emoção rápida, mas não serve para levar você ao trabalho diariamente”, diz o Dr. Harry Witchel, professor líder de Fisiologia. “Esse estudo mostra que dirigir um carro de performance faz muito mais do que levar você do ponto A ao ponto B e pode ser importante para o bem- estar da sua rotina diária.” 

Os participantes do estudo que dirigiram o Mustang, o Ford Focus RS ou o Focus ST tiveram uma média de 2,1 momentos de intensa emoção durante seu trajeto típico diário, comparado com uma média de 3 momentos de pico ao andar de montanha-russa, 1,7 ao fazer compras no shopping, 1,5 ao assistir a Game of Thrones ou um jogo de futebol, e nenhum ao dançar salsa, jantar em um restaurante fino ou dar um beijo apaixonado.

Conhecendo o motorista

Especialistas do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford em Aachen, na Alemanha, já estudam como os veículos podem entender e responder melhor às emoções dos motoristas. Como parte do projeto ADAS&ME, da União Europeia, eles pesquisam como sistemas embarcados poderão um dia reconhecer nossas emoções – incluindo o nível de stress, distração e cansaço – para dar alertas, informações e até mesmo assumir o controle do carro em situações de emergência.

“Acreditamos que dirigir deve ser uma experiência agradável e emocional”, diz o Dr. Marcel Mathissen, cientista de pesquisa da Ford Europa. “O estudo desenvolvido pela Ford e seus parceiros sobre o estado do motorista nos ajuda a avançar para ter estradas mais seguras e, principalmente, uma direção mais saudável.”  

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com

CO2 Emission